terça-feira, 5 de agosto de 2014

Tamiflu vencido não está vencido


Embora a informação impressa nas embalagens do medicamento Oseltamivir 75mg (Tamiflu), que estão sendo disponibilizados pela secretaria de Saúde indique que o prazo de validade do produto já expirou, ele pode ser consumido normalmente.A informação é do Ministério da Saúde, que garante que o produto está dentro do prazo.
De acordo com o Ofício Circular emitido pelo Ministério em 20 de novembro de 2013, o prazo de validade foi estendido até 30 de novembro de 2014.
A situação ocorreu porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinada para validade dos medicamentos o prazo máximo de dois anos, porém, o medicamento é importado e, de acordo com o laboratório alemão Roche, fabricante do Tamiflu, o prazo de validade do produto é de sete anos a contar da data de fabricação.
Considerando esta informação, entre outros fatores, como garantir o abastecimento deste medicamento na Rede Pública de Saúde, o Ministério da Saúde solicitou que o fabricante peticionasse junto à Anvisa, a ampliação do prazo de validade dos lotes que já estavam sob posse do Ministério. De acordo com a posição da Anvisa, os lotes que já estavam armazenados no Ministério da Saúde tiveram a validade ampliada para cinco anos a partir da data de fabricação.
À época em que fora emitido, o documento informando sobre o novo prazo de validade foi amplamente divulgação. Tal divulgação ocorreu novamente nesta quinta-feira, 1/8.

0 comentários: