terça-feira, 5 de agosto de 2014

Plano de Aviação Regional: Uruguaiana poderá perder recursos

O secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, anunciou nesta quinta-feira (31) as definições sobre a concepção dos três aeroportos prioritários contemplados no Plano de Aviação Regional do Governo Federal para o Rio Grande do Sul. O secretário apresentou o projeto básico do aeroporto de Rio Grande, que terá novo pátio com mais de 23 mil metros quadrados e capacidade para operar oito aeronaves simultaneamente. A planta do novo terminal de Rio Grande foi apresentada como exemplo pela grandiosidade da obra, porém outros dois aeroportos – Passo Fundo e Santa Rosa – também estão contemplados na primeira etapa do Plano.
Para o secretário João Victor, a região Sul do Estado terá um salto em termos de logística. “Sem dúvida, Rio Grande sai na frente pelos avanços apresentados no projeto básico do novo aeroporto”, afirmou. 
As próximas etapas para estes terminais são a orçamentação num prazo de 60 dias e o processo de licitação por Regime Diferenciado de Contratação (RDC) com prazo estimado de mais 30 dias após a publicação do edital.
O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, do Governo Federal, prevê investimentosde R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais brasileiros, conforme informações da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Destes, 15 aeroportos estão no Rio Grande do Sul: Alegrete, Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Gramado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santo Ângelo, São Borja e Uruguaiana. 
Das 15 prefeituras, apenas três não apresentaram projeto ainda, entre elas, Uruguaiana. O município poderá perder os recursos pela falta de projetos.

0 comentários: