quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Concluída licitação de compra de casas para os flagelados


A licitação para a compra de casas do tipo volante, que serão cedidas a famílias atingidas pela cheia do Rio Uruguai, foi concluída. O secretário Administração, Roberto Pinheiro, informou o prefeito Luiz Augusto Schneider na noite de sexta-feira, 8/8.
A vencedora é a empresa Participa Equipamentos e Serviços Eireli, de Goiânia (GO), que deve entregar as 57 casas no prazo de 40 dias. As moradias medem 2,5 metros x 5 metros, são de madeira pinus machimbrada e possuem dois cômodos, duas janelas e uma porta. Cada uma terá o custo de R$ 2,6 mil. A empresa trará as casas até Uruguaiana, onde fará a montagem. Posteriormente, a Prefeitura as entregará às famílias que comprovadamente perderam suas casas na enchente.
Elton da Rocha, secretário de Ação Social e Habitação, lembra que elas serão destinadas às famílias cadastradas na Secretaria, que comprovadamente tiveram suas residências destruídas. “Temos famílias que ainda estão morando em barracas. São essas, as com necessidade mais extrema, que serão contempladas”, disse ele. 
As moradias atenderão parcialmente as necessidades, uma vez que, de acordo com a Defesa Civil do município, há 200 famílias que perderam a casa.
Cessão
O município estuda medidas definitivas para solucionar o problema da cheia, razão pela qual as moradias não serão doadas à comunidade, mas sim emprestadas, através de um termo de cessão de uso. Entre as soluções estudadas está a criação de um projeto nos moldes do programa Minha Casa, Minha Vida, para atender a população ribeirinha.

0 comentários: