segunda-feira, 14 de julho de 2014

Prefeitura assina convênio com Associação de Catadores de Lixo


Na tarde desta sexta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, o prefeito Schneider firmou convênio entre o município, a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan) e a secretaria de Economia Solidária e Micro e Pequena Empresa (Sesampe), para implantação do programa Coleta Seletiva Solidária.
Uruguaiana é o terceiro município do Estado a implantar o programa – atualmente ele já está sendo desenvolvido em Cruz Alta e Gravataí –, que traz várias ações, como treinamento dos catadores e atividades de conscientização da população geral, através de várias medidas, inclusive partindo dos próprios catadores. Integra este projeto também o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que está em construção em área próxima ao lixão, e que beneficiará diretamente cerca de 400 pessoas.
As negociações para implantação da Coleta Seletiva Solidária começaram por iniciativa do próprio prefeito, Luiz Augusto Schneider, em 2013. Na ocasião, Schneider se reuniu com o deputado estadual Jurandir Maciel (PT) e com Daniela Metello, assessora do departamento de diálogos sociais da secretaria geral da Presidência da República a fim de discutir o tema. A partir desta reunião, o projeto foi elaborado, podendo ser colocado em prática imediatamente.
De acordo com o Prefeito, nos próximos dias os catadores passarão por um seminário de treinamento, para que eles mesmos possam explicar à comunidade em geral, a importância de separar os resíduos. Ainda conforme ele, os catadores passarão a trabalhar no prédio do Irga, onde foi montado um espaço com os equipamentos necessários, a fim de atendê-los até que o Centro de Triagem seja concluído.

0 comentários: