segunda-feira, 14 de julho de 2014

Michels considera escala de plantão 24 por 72h um absurdo

“Não é eficiente para ninguém esses plantões de 24 horas, ninguém ganha com isso”, afirmou o secretário de segurança Airton Michels no último encontro realizado com os diretores da Ugeirm no dia 7 de julho. Os plantonistas das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) postulam o fim da escala de 24 por 72 horas, que sobrecarrega o cotidiano dos servidores. A exemplo do que foi feito em outras cidades do interior, mudar para escala de 12 horas conferiria mais agilidade e reduziria a sobrecarga dos policiais, uma vez que o plantão da DPPA está exaustivo.
A Ugeirm encaminhou a pauta à SSP/RS e vai cobrar uma definição da Chefia de Polícia na próxima reunião, que já está agendada para o dia 27 de julho. Melhorar as condições de trabalho dos policiais para um plantão mais humano permite atendimento de melhor qualidade à população. Já existe portaria que autoriza o plantão de 12 horas, mas nas cidades de Cruz Alta, Erechim e Bento Gonçalves a escola continua 24 por 72 horas. Os agentes estão sujeitos a excessos de trabalho e até dificuldade em se ausentar da delegacia para almoçar e jantar. O desgaste causa problemas de saúde, devido ao longo tempo de estresse e tensão que os policiais são submetidos. A falta de efetivo nas delegacias também aumenta o problema. 
A Ugeirm vai encaminhar novamente o pedido de alteração na escala das delegacias que tem plantão permanente para Chefia de Polícia. O PL 217/05 alterou dispositivos da lei 8.178/86 e possibilita a redução dos plantões policiais para 12 horas por opção do chefe imediato.

0 comentários: