quarta-feira, 4 de junho de 2014

Parlamentares cortejam universidade de Foz do Iguaçú


Parlamentares uruguaianenses mantiveram uma reunião com o reitor da Universidade Federal da Integração (Unila), professor doutor Josué Modesto dos Passos Sobrinho. Marcelo Lemos (PDT), articulador do encontro, Gilberto Risso (PMDB) e Josefina Soares (PP), encontraram-se com o representante, com o objetivo de discutir a possibilidade de implantação de um campus da instituição no município.
Na oportunidade, os vereadores explicaram ao reitor a semelhança entre Uruguaiana e a cidade sede da Universidade, Foz do Iguaçu (PR): as maiores localizadas na faixa de fronteira, e por onde circulam um número expressivo de turistas. Também foi entregue um estudo socioeconômico sobre a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, mostrando a importância de haver um campus da Universidade na região. Uma visita, ainda para este ano, do vice-reitor da Unila, professor mestre Nielsen de Paula Pires à Uruguaiana.
Criada em 2007 a Universidade Federal da Integração Latino-Americana iniciou suas atividades em 2010 com o objetivo de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul). A instituição conta hoje com 16 cursos na área de graduação e quatro na área de pós-graduação. “Um campus da Unila em Uruguaiana suprimiria uma lacuna histórica em pesquisa e desenvolvimento no ensino superior, e beneficiaria de maneira significativa os laços entre Brasil, Argentina e Uruguai contribuindo para o desenvolvimento desta região, conhecida como coração do Mercosul, com essa reunião estamos dando o primeiro passo desta grandiosa luta e, quem sabe um dia, teremos outra universidade federal em Uruguaiana”, ressaltou Lemos.

0 comentários: