A abertura da Copa do Mundo, dia 12 de junho, com o jogo Brasil x Croácia, vai coincidir com o Dia dos Namorados e deve afetar as vendas do comércio. Os ramos que tradicionalmente têm melhores vendas na data são lojas de departamentos, perfumarias, livrarias, óticas, floriculturas, restaurantes e casas de espetáculo, terão faturamento menor este ano, conforme os indicativos.
Entre os presentes preferidos pelos namorados – e pelos casados, que também costumam presentear nesse dia – estão telefones celulares, roupas, livros, CD’s e DVD’s, chocolates, bijuterias, flores e joias, estas entre os consumidores de maior renda.
O problema com a coincidência de datas não está apenas no fato de que a imensa maioria da população ficará em frente à televisão na tarde do jogo, avançando pelo período da noite, sem vontade de ir às lojas. Deve-se computar também o comprometimento de renda de parcela dos consumidores com os gastos típicos da época de Copa do Mundo. Entre esses estão despesas com a reunião de amigos, eventual deslocamento para outras cidades para assistir aos jogos e, nesta Copa – para quem teve a sorte de conseguir – o valor dos ingressos.
Todos esses fatores influenciam não só a decisão de compra, mas a oportunidade dela ocorrer. Além disso, outras variáveis econômicas conjunturais apontam para restrições. Se o Dia das Mães, a data comemorativa imediatamente anterior, servir como referência veremos que o crescimento das vendas, de 2,9%, foi inferior ao verificado em 2013.
Outra observação interessante é que os efeitos da Copa do Mundo não se encerram com o jogo de estreia do Brasil. Como a Copa vai se estender até o dia 13 de julho, muitos consumidores vão comprometer parte significativa da sua renda disponível com os jogos. O fato é que os empresários do comércio varejista terão de realizar um esforço adicional de marketing visando melhorar as vendas do Dia dos Namorados. Entre as estratégias possíveis estão a redução nas margens de lucro, melhores negociações com fornecedores, melhores condições de vendas, qualidade aprimorada do atendimento, facilidades de pagamento e a produção de peças publicitárias que despertem o interesse do consumidor. É importante a destacar o comportamento recente dos cartões de pagamento. As vendas por cartões de débito apresentam crescimento maior do que os cartões de crédito, conforme documento do Banco Central divulgado em abril. O crescimento dos cartões de débito foi de 23,4% em relação a 2012, enquanto os cartões de crédito só aumentaram 14,7%. O pagamento por meio do débito automático demonstra a opção do consumidor em não assumir dívidas.
É mais um fator a fazer com que, no Dia dos Namorados, o consumidor seja tentado a escolher um presente de menor valor, consequentemente, diminuindo o ticket médio de vendas. Para o comércio resta o consolo de saber que no próximo ano não haverá Copa do Mundo e torcer, como todos os brasileiros, pela vitória da nossa seleção.
0 comentários:
Postar um comentário