terça-feira, 3 de junho de 2014

Legislativo destaca a importância do povo negro na história do município


A importância do negro na formação da sociedade uruguaianense foi destaque na Câmara de Vereadores, durante o espaço de tribuna livre, na última terça-feira, 27/5. A trajetória dos negros no município e região foi apresentada pelo historiador Dagoberto Alvim Clos, por proposição do vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves, o “Dudu do Samba” (PMDB).
Alvim destacou que o município foi pioneiro na libertação dos escravos no país; quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, foi registrada na Casa Legislativa a alforria dos escravos em Uruguaiana. ele lembrou ainda a ligação dos negros nos principais momentos históricos vividos em Uruguaiana e inscritos no brasão do município: Guerra dos Farrapos, Retomada de Uruguaiana, libertação dos escravos e Rio Uruguai; e a influência e contribuição na realização do maior evento local, o Carnaval Fora de Época.
Políticas Públicas de Igualdade Racial
Carla Marques, presidente da Comissão de Políticas Públicas de Igualdade Racial (COEPPIR) no município apresentou o trabalho do órgão. Ela destacou a ausência de políticas públicas visando a igualdade no município e apontou a Comissão como órgão de efetivação de ações em prol da causa.
Os parlamentares ainda aprovaram, por unanimidade, o encaminhamento de indicação ao Executivo, visando a criação do Gabinete de Promoção à Igualdade Racial, aprovada por unanimidade pelos vereadores.

0 comentários: