sexta-feira, 16 de maio de 2014

Empilhados, livros ocupam calçada em frente à escola no RS

Uma grande quantidade de livros foi fotografada espalhada pela calçada da rua General Caldwell, no bairro Azenha, em Porto Alegre, na última segunda-feira. O material pertencia à biblioteca da Escola Estadual Ensino Fundamental Duque de Caxias e o aparente descaso no momento de descartar os exemplares gerou polêmica nas redes sociais.
Compartilhada por cerca de 120 pessoas no Facebook até a tarde desta terça-feira, a imagem virou alvo de comentários e críticas, assim como a escola. Procurada pelo Terra, a instituição, representada por Rosemary Rech, vice-diretora do turno da tarde, afirmou que os livros vistos na rua estavam com ortografia ultrapassada e que muitos deles eram didáticos e “consumíveis”, nos quais os alunos escreveram e desenharam. “Fizemos uma grande limpeza porque estava muito cheia a biblioteca. Havia coisas de até 15 anos atrás”, explicou.
Gestora do Conselho Regional de Biblioteconomia, Clarice Arende informou que as bibliotecas costumam ter uma política de coleção, mas descartam livros em algumas circunstâncias: obras que têm ortografia antiga, exemplares muito rasgados e sem possibilidade de conserto, livros que não são de interesse de alunos e professores da escola, entre outras situações. Ainda assim, Clarice disse que deve-se procurar fazer o descarte da melhor forma possível, como doar para locais que reciclam papel, por exemplo, para reaproveitar o material. “É dinheiro público, tem que tomar cuidado”, finalizou.
Após a polêmica, a escola negou que os exemplares tenham sido jogados com descuido pelo chão e explicou que o material foi posto ali para ser recolhido por uma carroça e levado para reciclagem. Rosemary afirmou ainda que a carga foi dividida em duas viagens. A foto dos livros espalhados, segundo ela, foi feita exatamente neste intervalo entre os carregamentos, gerando um mal-entendido sobre a situação.

0 comentários: