quinta-feira, 10 de abril de 2014

Seminário de Faixa de Fronteira


Na última sexta-feira, 4/4, e sábado, 5/4, a Câmara de Vereadores sediou o 6º Seminário de Faixa de Fronteira, proposto pelo vereador Rafael Alves (SDD) e organizado pela Força Sindicato do Rio Grande do Sul.O evento contou com a presença de autoridades políticas de Uruguaiana, como o secretário de Governo do município, Fernando César Alves, que representou o prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider; o secretário de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, Jorge Prestes Lopes; os vereadores Marcelo Lemos (PDT) e Jussara Osório (PSDB). E autoridades de fora, como o deputado Cassiá Carpes (SDD), o vereador de Porto Alegre e presidente licenciado da Força Sindical RS, Cláudio Janta, o presidente em exercício, Marcelo Avencurt Furtado e os prefeitos de Quaraí, Ricardo Gadret e de São Borja, Farelo Almeida.
O tema do painel 1, debatido ainda na manhã de sexta-feira, foi Estradas de Acesso à Fronteira: duplicação da BR 290, melhorias na BR 472, a Ponte do Ibicuí, que liga Uruguaiana à Itaqui e o modal Aeroviário. O vereador Rafael Alves coordenou o modulo, no qual palestraram o deputado estadual Cassiá Carpes e o coordenador do GEAD Infraestrutura, Ivan Feloniuk.Saúde na Fronteira – hospitais, postos de saúde e procedimentos, foi o tema do painel 2, que teve a coordenação do presidente do Sindicato dos profissionais de enfermagem, técnicos, duchistas, massagistas e empregados em hospitais e casas de saúde do RS (Sindisaúde), Renato Corrêa e a participação, como palestrantes, do diretor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, João Cleber Teodoro, o diretor da Santa Casa de Caridade, administrador Geovane Cravo e o diretor do Sindicato Médico do RS (Simers), Edson Prado Machado.
O painel 3 tratou sobre Trabalhadores no Transporte, foi coordenado pelo presidente do Sindimercosul, Jorge Frizzo e teve como palestrantes Ivan Feloniuk e o vice-presidente do Sindimercosul, Antônio Cesar da Silva Fresshinguelli.O prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret coordenou o painel 4, com o tema Desenvolvimento na Faixa de Fronteira, que teve novamente Ivan Feloniuk como palestrante.
Durante o sábado, mais dois painéis foram abordados. O primeiro deles, coordenado por Marcelo Furtado, da Força Sindical, teve como tema o Comércio na Fronteira. Os palestrantes foram o presidente em exercício da Federação Internacional de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços da Força Sindical no Rio Grande do Sul (Fetracos) Dionísio Mazzui e Jorge Prestes Lopes.Por fim, o seminário abordou o tema Mudanças Climáticas na América Latina. Este painel teve a coordenação do secretário de Meio Ambiente da Força Sindical RS, Lélio Luzardi Falcão e contou com palestra do secretário adjunto, Rubem Hahn.

0 comentários: