quinta-feira, 10 de abril de 2014

Gerador da Modulada volta a operar

O gerador de energia elétrica da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) acaba de voltar a funcionar após cerca de um ano aguardando a troca de uma peça. O conserto ocorreu através do Conselho da Comunidade na Execução Penal. De acordo com o presidente, Nelson Vaz Garcia, a peça que estava estragada, uma placa de gerador custa R$ 3,6 mil e foi adquirida através de uma doação da Justiça Federal. “Conversamos com o juiz federal Guilherme Beltrami sobre a necessidade de reativar esse gerador; e ele prontamente nos conseguiu essa doação”, conta ele.
No último 14 de março, agentes penitenciários e apenados passaram a noite sem energia elétrica e, consequentemente sem água, pois a caixa d’agua da casa prisional depende de energia para trabalhar. De acordo com o diretor da Modulada, Alcino Martins, o fato ocorreu após a queda de um raio, que atingiu o sistema de energia. A concessionária de energia foi acionada e, inclusive o responsável pela empresa em Uruguaiana foi contatado, mas disse que o conserto não seria feito pela empresa. A energia somente foi restabelecida no dia seguinte, após o conserto feito com a mão de obra de apenados.
Atualmente a Penitenciária tem um custo de cerca de R$ 15 mil junto à concessionária de energia, mensalmente.

Carro
Um veículo Fiat Uno também foi repassado à Penitenciária através do Conselho da Comunidade. Conforme Nelson Garcia, o carro foi doado ao Conselho pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e destinado à casa prisional com a finalidade de facilitar a vinda dos agentes à cidade para assuntos administrativos.
Até o momento, cada vez que era necessário o deslocamento de um agente, era preciso utilizar uma viatura, de grande porte e maior custo de manutenção. “Essas viaturas acabam precisando de manutenção mais rapidamente em razão disso, até pelo próprio estado do brete de acesso à Modulada”, ressalta Garcia. Com o carro de pequeno porte, o problema deverá ser minimizado.

0 comentários: