quinta-feira, 10 de abril de 2014

Saúde pública


Morte de jovem reascende discussões sobre prevenção ao suicídio 
Um jovem de 28 anos cometeu suicídio na manhã de domingo em Uruguaiana. O jovem foi encontrado morto pelos familiares, em sua residência. Ele não apresentava distúrbios comportamentais, tampo sinais depressão. No mês de janeiro, o irmão da vítima, Emerson, também havia morrido em decorrência de um acidente de trânsito. Ricardo Molina completaria 29 anos no mês de agosto. 
Os números de pessoas que tiram a própria vida vêm aumentando nos últimos anos no país, principalmente entre as populações masculina, jovem e recém adulta. O país é hoje o 10º no mundo onde mais acontecem casos de suicídio, é o que aponta o pesquisador Neury Botega, professor do departamento de psiquiatria da UNICAMP. 
A questão, hoje tratada como um problema grave de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), originou um programa de prevenção ao suicídio, no qual medidas de combate a esse problema são apresentadas. As maiores taxas apontadas são dos países da ex União Soviética e da Escandinávia, onde os índices diminuíram após a adoção do programa da OMS. Outros países, assim como Brasil, apresentam taxas crescentes de suicídio, são os casos da Coréia do Norte e do Japão. No Brasil, 26 pessoas tiram a própria vida diariamente, e, segundo Botega, esse número tende a ser maior, devido a muitos casos de suicídios que não são relatados no óbito. 
Em Uruguaiana, os números recentes mostram que as vítimas têm em grande maioria menos de 30 anos.

0 comentários: