segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Painel - Ed. 2235

Protecionismo I
Tramita na Câmara de Vereadores o projeto do novo Plano Diretor. Nas audiências prévias ao projeto, a CDL defendia o banimento de grandes empreendimentos comerciais do centro da cidade. Com essa “solução”, estariam protegidos os empregos gerados pelo comércio, ou estariam protegidas a incompetência empresarial?

Protecionismo II
É algo similar ao que se quer aplicar às multinacionais que exploram os negócios de free shops. Destas empresas, fala-se em exigir 10 anos de CNPJ no endereço do free shop. Ou é protecionismo, por medo da concorrência, ou é esquema pra valorizar a venda de empresa. De bobo, só o finado loló.

Ministério Público
O Ministério Público Estadual segue em recesso até o próximo dia 21. Até lá, o funcionamento do Órgão acontece somente em regime de plantão. Já o Poder Judiciário volta a atuar normalmente a partir de segunda-feira, 6/1.

A nova quadra

Já está em andamento a obra de abertura de uma quadra na Rua João Manoel, entre Íris Valls e Eustáquio Ormazabal. O objetivo, segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider é valorizar a vista que se tem do Rio Uruguai a partir daquele local.

Pescadores
Até 30 de janeiro a Secretaria de Meio Ambiente está realizando cadastro das redes dos pescadores profissionais de Uruguaiana, na sede da Secretaria, das 8h às 18h, sem intervalo do meio dia. 

Casa Popular
Seguem abertas as inscrições para para os programas habitacionais no Conjunto Salvador Faraco (357 casas), localizado no bairro Cabo Luiz Quevedo, e da União das Vilas, que terá 1,2 mil unidades habitacionais.

Comando
O major Joni Alvin de Oliveira, que por tanto tempo comandou o 1ª Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (Bpaf) está de partida. No próximo dia 15, Alvin assume o comando da Brigada Militar em Alegrete. Ele deixará para trás policiais que o consideram como um dos melhores comandantes que já passaram por Uruguaiana e admiradores nos mais variados seguimentos da cidade. 

Recesso parlamentar I
Passado as festas de final de ano, a Câmara de Vereadores, cujo recesso parlamentar segue até março, deverá realizar a audiência pública para tratar do Plano Diretor, antes da retomada das atividades normais.

Recesso parlamentar II
Além disso, a expectativa é de que ocorram cerca de cinco sessões extraordinárias até o retorno. Em dezembro, os vereadores se reuniram para votar nove projetos de autoria do Executivo, entre eles o de reajuste da contribuição de iluminação pública e aumento da taxa de lixo, ambos rejeitados.

Engano
O Corpo de Bombeiros é o principal alvo dos trotes em Uruguaiana. São muitos e de todos os tipos. Ontem, por exemplo, o caminhão saiu em atendimento a uma ocorrência em uma “lujinha” no centro da cidade, onde populares diziam ter avistado fumaça. Chegando ao local, eles descobriram que se tratava de um produto de dedetização. Onde há fumaça, nem sempre há fogo.

Setran
A Secretaria de Segurança e Trânsito (Setran) está em novo endereço, na antiga refinaria de petróleo, que recentemente foi Universidade do Trabalho e acabou sendo fechada por falta de recursos.

Niver
Ainda no último dezembro, a bióloga Maria Isabel de Oliveira Figueiredo esteve de “cumple anos”, e brindou ao lado do amado, Augusto.

Será?
Está apertando o cerco ao mau atendimento do Pronto Socorro. As falhas não são de hoje, e são graves. Faltar não é nada perto de atender bêbado, como já apontaram várias denúncias. Felice não venceu a força da corporação. Cravo vencerá?

Artesanato
Os prudutos artesanais confeccionados por apenados da Penitenciária Modulada terão uma sala para exposição e comercialização na Casa do Artesão. A data ainda não está definida, mas deve iniciar ainda neste mês.

Advogados
Recentemente, um advogado foi condenado a pagar indenização a um cliente, por não o manter informado sobre o processo em tramite na Justiça, no qual era parte. Se essa moda pega em Uruguaiana, vamos ter muitos operadores do Direito penhorando bens para pagar indenização.

Festivais I
O circuito gaúcho de festivais já começa no próximo dia 10/1 em Rosário do Sul, com a Gauderiada da Canção Gaúcha. Até agora já estão agendados 25 festivais. A Califórnia encerra o certame, como sempre.

Festivais II
Tem gaúcho que não vai a “gauderiada” de jeito nenhum. Jamais andaria em festival de gaudério, malandro, vadio, pândego, folgado.


Nota Fiscal Eletrônica
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana implantou a Nota Fiscal Eletrônica. Informações estão disponíveis na Secretaria Municipal da Fazenda, no antigo Fórum.

0 comentários: