segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

COLUNA DO MAGRÃO

Depois de uma parada para a saída e entrada de ano, a coluna está de volta, trazendo o carnaval para a mídia local. Aliás, entra ano e sai ano, e não conseguimos fazer com que o carnaval seja algo de domínio público. O apego das pessoas que fazem carnaval, que compoem o carnaval, que estão no carnaval, é tão grande que provoca ciume. O carnaval, a exemplo de outros anos, começa o ano sem ter o que falar. As coisas que acontecem no carnaval não são mais de domínio nem da própria agremiação. Tem muita gente fazendo parte do carnaval e não sabe o que acontece dentro da sua escola. Esse comportamento é útil em um primeiro momento, afinal de contas, o carnaval usa a surpresa para causar impacto com o seu enredo. Esse jeito de cada um faz a sua parte, é também uma forma que a escola tem de garantir seus segredos. Faz também com que todos trabalhem da mesma forma para a escola, um cuida o outro. Neguinho da Beija-Flor está na cidade, e não se fala nisso. Será que este silêncio com a presença do maior nome do carnaval brasileiro faz parte deste nosso jeitinho de ser, carnavalescamente? A propósito, o Neguinho estará na nova Arena da Cova, que até agora tornou todos os eventos feitos nela, algo menor do que é ela própria. Encher a Arena da Capadoce até agora não foi possível. Esperamos que em 2014 os eventos carnavalescos sejam EVENTOS, aliás tem-se pouco anúncio de shows pré-carnavalescos em nossos ensaios. As grandes figuras do samba brasileiro, na verdade, nunca pararam o trânsito nem fizeram chover no nosso carnaval. Os eventos protagonizados por eles, por si, e por tratar de festividades da escola, foram os grandes motivadores de um público considerável. Só o nome dos artistas importados do Rio de Janeiro, ou de onde quer que venham, não são o suficiente para mexer com a comunidade local. Tudo indica que repetiremos este caminho já trilhado. A Cova está aí com seu terceiro ‘’showzaço’’ em nível nacional e ninguém tá aí pra isso, ninguém tá dando bola. 

Até agora não se tem notícia nenhuma da pretensão verde de definir os critérios de availiação. Nosso carnaval é técnico ou comparativo? O Rouxinol já teria protocolado esse intento, ano passado, até agora nada. E afinal de contas, o carnaval de Uruguaiana é julgado técnicamente ou comparativamente?.

Quem tá botando fogo no nosso carnaval são os bombeiros. Nas escolas se comenta que os bombeiros vão se ‘’encarnar’’ nesse carnaval, a nova legislação exige um montão de atitudes preventivas. Um trabalho a mais para as escolas, que aliás sempre colocaram os bombeiros no samba. Quando eles não conseguem cumprir as exigências, colocam os bombeiros contra a opinião pública, tipo: ‘’os bombeiros tão atrapalhando o carnaval!’’. Fala-se que este ano a fiscalização será rigorosa. Não será permitido, por exemplo, um extintor de incêndio para todos os carros que entram na avenida. É esperar e ver.

0 comentários: