segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Projetos do Executivo retornam à Câmara depois do recesso

O Executivo está trabalhando nos projetos de aumento na contribuição de iluminação pública e da taxa de lixo, rejeitados pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária da Casa realizada em dezembro.
De acordo com Christian Bonilha, assessor do prefeito Luiz Augusto Schneider, os projetos deverão ser protocolados na Câmara novamente somente após o retorno do recesso parlamentar. Atualmente, algumas adequações estão sendo feitas, como um menor aumento na taxa de contribuição da iluminação para famílias de menor renda mensal. O aumento desta taxa, de 3% para até 6% da conta de energia, deverá ocorrer a partir de vários fatores, um deles é o local da residência e, a renda também deverá ser levada em conta.
Já o projeto que prevê o aumento da taxa de lixo altera a forma como é calculado o valor a ser pago. Atualmente, o calculo é feito considerando a localização do imóvel e, com o projeto o tamanho também passaria a ser analisado. Para o Executivo, a medida aumenta sim a taxa, mas somente de prédios comerciais e equilibra uma situação que vem prejudicando o município. Prédios gigantes e que tem alta produção de lixo, como o hipermercado Big, paga praticamente a mesma coisa que uma residência. E o valor recolhido não cobre os custos com coleta, tratamento e destinação final do lixo. O projeto prevê ainda a isenção dos imóveis com menos de 57 metros quadrados.

0 comentários: