sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Secretaria tenta novo convênio para garantir eutanásia à cães doentes

A Secretaria da Saúde tenta firmar novo contrato para a realização de Eutanásia em cães vítimas de leishmaniose. Segundo a secretária Saionara Silveira, o processo está sendo realizado pelos acadêmicos da PUC e em função do término do curso, um novo contrato deve ser firmado. 
Cerca de 20 cães são submetidos á Eutanásia por mês em Uruguaiana, um número considerado pequeno em relação ao percentual de cães infectados.
De acordo com o veterinário da Secretaria de Saúde, responsável pelo setor de Vigilância ao Meio Ambiente, Ricardo Vieles, 80% dos exames feitos no município apresentam resultados positivos. Diante do número reduzido de Eutanásias feitas pela Secretaria de Saúde através da PUC, as pessoas buscam o serviço particular. No hospital veterinário da PUC, o procedimento custa R$ 50, enquanto que nas veterinárias, o serviço chega a custar R$ 250. Além disso, nem todas oferecem o serviço por considerarem a existência da cura. 
Os ONG’s que trabalham em defesa dos animais criticam o método de controle da doença adotado em todo o País pelo Ministério da Saúde. Para eles, a Leishmaniose pode ser controlada se o cão for submetido a tratamento continuo. Eles defendem a idéia de que o cão é a vítima e não o transmissor da doença.

0 comentários: