sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Inaugurada galeria do Instituto Penal

Quase uma década depois
Um acidente fatal, que tirou a vida de um apenado em 2005, vítima de um choque elétrico fez com que a galeria do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) fosse interditada naquele mesmo ano, inicialmente até a realização de uma reforma elétrica. A reforma elétrica foi realizada no início de 2011, mas em seu término foi detectada a necessidade de uma reforma geral na galeria, o que levou oito anos para acontecer. As obras iniciaram em maio e a reinauguração das 13 selas que formam a galeria garante espaço para 74 presos, o que deve ajudar a diminuir a superlotação da Penitenciária Modulada, para onde foram levados apenados que cumpriam pena em regime semiaberto após o incêndio no prédio que servia como anexo do IPU, em janeiro de 2012. De acordo com o diretor da PMEU, Alcino Martins, hoje há aproximadamente 70 apenados que pertencem ao Instituto, mas cumprem pena na Modulada, cuja finalidade é manter somente presos em regime fechado.
Diversas autoridades estiveram presente na cerimônia de inauguração, entre elas o juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC), Ricardo Petry Andrade, o promotor da VEC, Vitassir Ferrareze e o delegado regional da Susepe, Nelson Rahmeier. O superintendente de Serviços Penitenciários do Estado também foi representado. Agentes de outras cidades da região, o administrador da Penitenciária Modulada e o administrador do IPU, Lucas Rafael Mezomo, que destacou a importância da galeria.
De acordo com o juiz da VEC Ricardo Petry Andrade, a partir da próxima semana os cerca de 70 presos em regime semiaberto que estão na Penitenciária serão trazidos para o Instituto Penal.
Em breve deverá ser inaugurada a biblioteca do Instituto, que está sendo construída através do Conselho da Comunidade na Execução Penal.


0 comentários: