terça-feira, 5 de novembro de 2013

Quatro reprovados atendem em Uruguaiana

Um grupo de 48 profissionais que já atua no Mais Médicos foi reprovado no Revalida, exame federal para reconhecer o diploma de medicina obtido no exterior. Eles estão entre os 681 selecionados para a primeira rodada do programa, criado pelo governo federal para enviar médicos para atuar na atenção básica prioritariamente no interior do país.
No total, 1.440 candidatos formados no exterior não passaram para a segunda fase do Revalida. Desses, apenas os 48 que fazem parte do Mais Médicos poderão exercer a medicina, já que o programa não exige o reconhecimento do diploma de fora do Brasil.
Essa é a principal polêmica envolvendo o programa.Os reprovados podem também exercer a profissão caso consigam validar o diploma em universidade com processo próprio de revalidação.
Dos médicos representados, quatro foram mandados para Uruguaiana. Eles trabalham nos postos de saúde da cidade, e preferiram não se manifestar sobre o tema. São eles Adriana Vanessa Schonwald (foto), no posto 3 (Cidade Nova); Francieli Moreira Gonçalves, no posto 7 (União das Vilas); Raphael Weise Alves, no posto 14 (Tabajara Brites; e Gabrihel Weise Alves, no posto 19 (João Paulo II).
Ontem, outros dez médicos do Programa foram nomeados para atender no município, entre eles, três cubanos.
Resposta às manifestações de junho, o Mais Médicos é identificado por marqueteiros do PT como carro-chefe para a campanha de reeleição de Dilma Rousseff e para a provável candidatura do ministro Alexandre Padilha (Saúde) ao governo paulista.
Para Desiré Callegari, primeiro-secretário do CFM (Conselho Federal de Medicina), a atuação dos reprovados no programa é “preocupante”.
Ele afirma que o exame é uma “medida mínima dos conhecimentos” de medicina. “Vamos ter dois tipos de médico atendendo no Brasil: um qualificado e outro que nem sequer passou numa prova de conhecimentos básicos.”
Médicos reprovados ouvidos pela Folha, porém, criticam as exigências do Revalida e usam a experiência no programa para atestar sua capacidade e defender mudanças no exame.
Apenas um dos profissionais que fazem parte do Mais Médicos foi aprovado na primeira fase do Revalida.
Com informações do jornal Folha de São Paulo.

0 comentários: