terça-feira, 5 de novembro de 2013

GPFis participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Mobilizar a população, em especial jovens e crianças, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia. Este é o principal objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em 2013, o evento, que chegou a sua décima edição, aconteceu entre os dias 21 e 27 de outubro e teve como tema Ciência, Saúde e Esporte. O Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) integrou-se à SNCT 2013 com atividades no dia 24 de outubro.
As atividades da SNCT, que são abertas a participação da população, aconteceram em todo o país, sob a promoção de universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, centros, museus e diversas outras entidades.
O GPFis desenvolveu ações em duas escolas públicas de Uruguaiana – Escola Estadual Hermeto José Pinto Bermudez e Escola Estadual Doutor Roberval Beheregaray. As atividades promovidas pelo GPFis nas instituições de ensino também fazem parte do Programa Novos Talentos - aprovado pelo Grupo de Pesquisa junto à CAPES, em 2013 - e têm como intuito divulgar a ciência. As ações contaram com a participação de 14 membros do GPFis e dois membros do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada - ambos compostos por acadêmicos de graduação dos cursos de Farmácia e Fisioterapia e de Pós-Graduação em Bioquímica da UNIPAMPA - e foram direcionadas a cerca de 180 alunos das escolas participantes. Durante a realização das iniciativas, o Grupo relacionou o tema central da SNCT com a Fisiologia e esclareceu o papel da ciência e do cientista na sociedade, a fim de desmistificar algumas percepções que, principalmente, as crianças têm sobre essa profissão. A programação de atividades do GPFis prevê novas iniciativas direcionadas a alunos de escolas da cidade de Uruguaiana. Dessa vez, as ações acontecerão entre os dias 4 e 8 de novembro – durante a Semana de Divulgação da Fisiologia (denominada PhUn Week – Physiology Undertanding Week), no Instituto Estadual Romaguera Corrêa e na Escola Marechal Cândido Rondon.

0 comentários: