quarta-feira, 13 de abril de 2011

Novo Ford Cargo – Design destaca-se pela modernidade e padrão global Ford

O primeiro olhar para um caminhão é, naturalmente, para sua cabine. Por ser uma compra racional, a robustez e a funcionalidade são padrões exigidos. Nestes três requisitos, o Novo Ford Cargo impressiona por oferecer um caminhão moderno.
A cabine do Novo Cargo 2012 exibe formas limpas, robustas e funcionais, que trazem para o segmento de caminhões o novo conceito global de design Kinetic da Ford. Seu desenho foi desenvolvido no Estúdio de Design da Ford em Camaçari, na Bahia, um dos cinco centros mundiais de criação de veículos da marca no mundo, com a aplicação das ferramentas e softwares mais avançados. O projeto teve como ponto de partida pesquisas e clínicas com os clientes.
“O motorista passa muitas horas dentro de um caminhão. Por isso ele precisa um ambiente funcional e agradável, com instrumentos que passem todas as informações de forma clara e intuitiva”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford na América do Sul.
O desenho de caminhões tem um foco muito forte na parte funcional por ser uma ferramenta de trabalho. Porém, é cada vez mais aceito o estilo como atributo para os frotistas e donos de caminhões. “É uma forma de transmitir a modernidade e o sucesso do seu negócio”, diz o designer da Ford.
A proposta do Novo Cargo foi apresentar um produto inovador. Além da força e robustez, que é tradição da marca, ele tem também um design atraente e moderno que permite um diferencial no mercado. “Transmite orgulho pelo design”, garante Ramos.

Linhas em movimento
Os especialistas da Ford aplicaram a linguagem conhecida como “energia em movimento” do design Kinetic da marca. Ou seja, busca transmitir uma sensação de movimento mesmo com o veículo parado, um estilo já usado no segmento de automóveis.
Pelas dimensões amplas e o formato da cabine, esse efeito foi maximizado pelo trabalho nas linhas da frontal do veículo. Foram criadas propostas em computadores e transformadas em modelos em argila (modelação clay) para uma visão real do produto. Em cada proposta foram pesquisados clientes em potencial.

Sempre atual
Um dos pontos de referência do Novo Ford Cargo é seu efeito visual belo, moderno e duradouro. A sua forma evitou rebuscamento, modismos ou detalhes excessivos, para manter-se sempre atual nos próximos anos.
Ele exibe grade dianteira trapezoidal avançando no para-choque, faróis redondos duplos com máscara preta e o logotipo oval estampado no centro. Os defletores de ar na parte frontal, acima dos faróis, formam um fluxo de ar nas laterais da cabine que ajuda a manter as portas limpas.
A oferta de cores modernas contribui para valorizar as formas e volumes da carroceria. Ela apresentada as tonalidades sólidas branco Ártico e vermelho Bari, as perolizadas cinza Camburi, azul Maresias e vermelho escuro Icaraí, e a metálica prata Geada.

0 comentários: