quarta-feira, 13 de abril de 2011

Governo do RS instala Câmara Temática Pacto Gaúcho pela Educação

O Governo do RS instalou a Câmara Temática Pacto Gaúcho pela Educação na última quarta-feira (06/04). Estiveram presentes o secretário da Educação e professor do Centro Universitário Metodista, do IPA, Dr. Jose Clovis de Azevedo, o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (CDES), Marcelo Danéris, o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov, e os conselheiros do CDES-RS. As instituições comunitárias de ensino superior foram representadas pelo o presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) reitor da Univates, Ney José Lazzari.
O encontro inicial teve como tema as prioridades da área como a necessidade de qualificação de professores(as) de todas as redes e níveis de ensino, a prioridade na melhoria da qualidade da educação infantil e o incentivo ao ensino técnico, que atualmente, conta apenas com 30 mil estudantes.
O presidente da Comung salientou a importância do aumento de bolsas para alunos(as) do ensino superior para incentivar a formação dos professores(as). Em relação à qualificação de docentes, o Comung pretende oferecer em conjunto diversos cursos de atualização como mestrados, especializações e cursos de educação continuada de menor duração. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizará um diagnóstico de diversos índices que nortearão a discussão acerca dos temas relativos à Educação.
Na reunião também foi proposta a constituição da Rede de Colaboração Horizontal, entre instituições de Ensino Superior, federais e comunitárias, Institutos Federais, Uergs e o Estado para a capacitação e formação de profissionais da Educação, jovens e trabalhadores(as). A proposta será levada ao ministro Fernando Haddad nesta quinta-feira (07/04), para que os institutos e universidades federais integrem a parceria. O objetivo é que em 45 dias a rede possa estar formada.
Estão previstas reuniões mensais e a conclusão de trabalho da câmara temática está marcada para julho, com entrega de carta contendo propostas para melhoria na Educação gaúcha e sua implementação como política pública no Estado ao governador Tarso Genro.
A Comung integra 15 instituições comunitárias de ensino superior, representando mais de 50% dos universitários gaúchos.

0 comentários: