quarta-feira, 13 de abril de 2011

A celebração e os sabores da Páscoa

Estamos a oito dias da "Semana Santa", uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa recorda os últimos acontecimentos da vida terrestre de Jesus de Nazaré. Ela tem inicio no Domingo de Ramos (festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém) e término no Domingo de Páscoa, uma das datas móveis de nosso calendário, vinda logo após a Quaresma (período de quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo) e culminando na Vigília Pascal (celebração mais importante do calendário litúrgico cristão). É o dia santo mais importante da religião cristã.

Cada dia da Semana Santa apresenta um fato a ser recordado e atualizado
Domingo de Ramos: abre solenemente a Semana Santa, com a entrada de Jesus em Jerusalém, recebido como rei, aclamado como Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino de Deus da vida.

Segunda a quarta-feira Santa: durante esses dias, Jesus e os discípulos preparam-se para celebrar a Páscoa, festa principal dos judeus. Porém, Jesus sabia muito bem que eram os últimos dias de sua vida. A páscoa judaica converte-se na Páscoa de Jesus - sua passagem da morte para a vida.

Quinta-feira Santa: nesta noite Jesus é preso e interrogado. É relembrada especialmente a Última Ceia, também lava-pés, Instituição da Eucaristia - Fazei isto em memória de mim, do Sacerdócio e do Mandamento novo.

Sexta-feira Santa: neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência de carne. Não se celebra missa ou qualquer sacramento. A celebração central deste dia é a partir das 15 horas.

Sábado Santo: é a passagem misteriosa da morte para a Ressurreição, é o "descanso" do Senhor. A terra, grávida de Cristo, está para dar à luz o Senhor ressuscitado, como primícias da nova criação.

Domingo de Páscoa: É o dia da Ressurreição de Jesus. A páscoa é o mistério unificador de toda a fé cristã, sendo assim, a festa principal da Igreja. A vitória plena e definitiva de Cristo sobre a morte e todos os males.

A origem dos ovos de páscoa
Alguns estudos apontam que no século XVII antes de Cristo, os chineses já presenteavam parentes e amigos com ovos cuidadosamente pintados à mão, costume também praticado por persas e egípcio.
Na Europa, ovos cozidos eram decorados e distribuídos em rituais para celebrar o início da primavera, mesmo período em que a Páscoa é celebrada. Esta coincidência de tempo e simbolismo, que relacionam o ovo à vida, associaram o costume europeu à festa cristã da Páscoa.
Foi há uns 200 anos que o doce em forma de ovo surgiu na cristã Inglaterra para celebrar a Páscoa, embalado em papel celofane e recheado de surpresas. Hoje eles continuam aparecendo uma vez por ano, hipnotizando crianças e adultos pelas cores e até mesmo pelo aroma.
Segundo informações culturais regionais, com influência da igreja católica sobre os capixabas pregando a abstinência de carne na quaresma, as classes mais baixas faziam uma fritada de mariscos para comer, enquanto os mais ricos se alimentavam de bacalhau. Com o tempo, ambos se misturaram e foram parar na mesma receita gerando a torta que ganhou o palmito para dar consistência à massa.

DATA DA PÁSCOA PARA OS PRÓXIMOS ANOS:
2012 - 08/04
2013 - 31/03
2014 - 20/04
2015 - 05/04
2016 - 27/03
2017 - 16/04
2018 - 01/04
2019 - 21/04
2020 - 12/04
2021 - 04/04
2022 - 17/04
2023 - 09/04
2024 - 31/03

0 comentários: