sábado, 19 de agosto de 2017

Meia Maratona chega a 22ª edição


Neste domingo, 20/8, ocorre a 22ª edição da Meia Maratona Internacional de Uruguaiana e a 11ª edição da Rústica Internacional de Uruguaiana. As corridas são promovidas pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (ACORU) em parceria com a Prefeitura Municipal. A largada ocorre as 8h na sede da ACORU, que fica no Ginásio Municipal de Uruguaiana. A Meia que tem como distância os 21 km e é destinada ao público juvenil e adulto. Já a rústica tem percurso de 10 km. Para os iniciantes tem a modalidade de 3 km. Ainda há opções de 1.400 metros para o público infantil (12 a 14 anos) e iniciantes. Para o público mirim (9 a 11 anos) terá corrida de 1000 metros, e para o público pré-mirim (6 a 8 anos) tem corrida de 300 metros.
Neste ano foi contratada uma assessoria que realizou o cadastramento e inscrição dos atletas somente pela internet e a apuração será totalmente informatizada com o uso de chip a ser colocado no tênis do atleta.
Histórico
A Meia Maratona Internacional de Uruguaiana teve início em 1985, dois anos após a fundação da Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru).  A primeira edição foi realizada em parceria com o Club Libreño de Atletismo, da cidade irmã Paso de Los Libres, Província de Corrientes, República Argentina.
A partir disso, houve mais seis edições da Meia Maratona até o ano de 1995 quando, por dificuldades financeiras, foi suspensa, permanecendo fora do circuito nacional de corridas de rua durante oito anos.
Em 2003, o projeto foi retomado e apesar dos obstáculos (ter ficado fora do circuito, distância das grandes cidades) a 8ª Meia Maratona Internacional de Uruguaiana foi realizada com relativo sucesso. 
A 9ª Meia aconteceu no ano seguinte e já houve um grande crescimento tanto em público participante como em interesse geral. 
A 10ª edição, em 1º de maio de 2005, dobrou o número de inscritos da 8ª, (de 81 para 165 atletas), incluindo a participação de safenados, deficientes físicos e cadeirantes.  Vieram a Uruguaiana corredores de 22 cidades do Rio Grande do Sul e de outros Estados (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal).  Os atletas estrangeiros também se fizeram presentes, registrando-se a participação de atletas de duas cidades uruguaias e dez argentinas, num total de vinte estrangeiros. 
A 11ª Meia Maratona, realizada em 07 de maio de 2006, contou com 200 inscritos e a 12ª realizada em 06 de maio de 2007 teve 211 inscritos.
A partir de 2004, foi fixada a data para a realização da prova como sendo o primeiro domingo do mês de maio.  Em 2015, na 20ª Meia Maratona, a data passou para o 2º domingo de agosto.

0 comentários: