sábado, 8 de julho de 2017

Schirmer apresenta diagnóstico da segurança pública a prefeitos


O secretário da Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer, participou do 37º Congresso de Municípios do RS, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre. Sua participação teve por objetivo apresentar um diagnóstico do cenário atual da segurança pública no Brasil e Rio Grande do Sul e as ações da SSP no combate à criminalidade.
Schirmer exibiu dados da criminalidade que apontam que o Rio Grande do Sul está em 19º lugar em número de homicídios, 21º em número de estupros e 6º lugar em número de roubo em comparação com outras unidades da Federação. Como alternativas para melhorar os indicadores, o Secretário destacou a importância da integração entre as esferas federais, estaduais e municipais. “Introduzimos na SSP uma visão diferente da tradicional, onde Exército, Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal trabalham juntas no combate à criminalidade”, disse.
Para ele, se os desafios precisam ser enfrentados de forma sistêmica, desde a prevenção, até a ressocialização do preso. “Hoje, 69% dos criminosos reincidem porque, infelizmente, não encontram um espaço de trabalho. Mesmo que coloquemos mais policiais nas ruas, se não trabalharmos a recuperação do apenado, não construiremos um Brasil mais seguro”, lembrou.
SIM/RS
O secretário também apresentou para os gestores presentes, o Sistema de Segurança Integrada entre Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). Lançado em abril, o sistema já conta com a adesão de 15 municípios e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que representa cerca de 23% da população do Estado.
Até o momento, Uruguaiana ainda não aderiu ao novo projeto. Recentemente, o vereador José Clemente Corrêa (PSDB) sugeriu a adesão através de um projeto de indicação, aprovado pelo plenário da Câmara, e também tratou do tema em reunião com o prefeito Ronnie Mello (PP). De acordo com ele, Mello informou que foi um requerimento à SSP sobre o tema já foi encaminhado.

0 comentários: