
Schirmer exibiu dados da criminalidade que apontam que o Rio Grande do Sul está em 19º lugar em número de homicídios, 21º em número de estupros e 6º lugar em número de roubo em comparação com outras unidades da Federação. Como alternativas para melhorar os indicadores, o Secretário destacou a importância da integração entre as esferas federais, estaduais e municipais. “Introduzimos na SSP uma visão diferente da tradicional, onde Exército, Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal trabalham juntas no combate à criminalidade”, disse.
Para ele, se os desafios precisam ser enfrentados de forma sistêmica, desde a prevenção, até a ressocialização do preso. “Hoje, 69% dos criminosos reincidem porque, infelizmente, não encontram um espaço de trabalho. Mesmo que coloquemos mais policiais nas ruas, se não trabalharmos a recuperação do apenado, não construiremos um Brasil mais seguro”, lembrou.
SIM/RS
O secretário também apresentou para os gestores presentes, o Sistema de Segurança Integrada entre Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). Lançado em abril, o sistema já conta com a adesão de 15 municípios e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que representa cerca de 23% da população do Estado.
Até o momento, Uruguaiana ainda não aderiu ao novo projeto. Recentemente, o vereador José Clemente Corrêa (PSDB) sugeriu a adesão através de um projeto de indicação, aprovado pelo plenário da Câmara, e também tratou do tema em reunião com o prefeito Ronnie Mello (PP). De acordo com ele, Mello informou que foi um requerimento à SSP sobre o tema já foi encaminhado.
0 comentários:
Postar um comentário