Na semana passada, o Setor de Alta Complexidade em Cardiologia do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana voltou a contar com um médico exclusivo para atender a demanda de pacientes que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS) para a resolução de seus problemas cardíacos. Os procedimentos devem cobrir as necessidades da região de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
O objetivo é colocar em dia a fila de espera existente até o momento. Para que isso ocorra, a Santa Casa investiu no processo, cumprindo assim, o contrato de prestação de serviços assinado entre a instituição e o Governo do Estado. Além da contratação do médico cardiovascular Ricardo Riet Vargas Langenegger, a administração do Hospital buscou em Santa Maria uma anestesista com alta reputação no desempenho de sua profissão, a médica Aline Valdameri. Além dela, para cumprir a carga horária da demanda de atendimentos do setor, deverão ainda ser contratadas outras duas médicas anestesistas.
Atendimentos como revascularização do miocárdio, trocas de válvulas e implantes de marcapasso estão sendo desenvolvidos desde a semana passada no bloco cirúrgico do Hospital. “Todos os procedimentos estão sendo desenvolvidos com 100% de alcance dos objetivos propostos”, disse Langenegger. Ao todo, até agora, foram realizados cinco procedimentos: duas revascularizações de miocárdio; uma troca válvula aórtica e duas revascularizações.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a Santa Casa sempre manteve o atendimento no Setor de Cardiologia, por meio do trabalho do médico Fábio Marcanth da Motta. Diariamente, ele realiza exames de cateterismo em pacientes de vários municípios da região.
Karine Ruviaro
0 comentários:
Postar um comentário