Agora, é oficial. A unidade própria do Programa Farmácia Popular em Uruguaiana está fechando. Conforme a secretaria municipal de Saúde, Thais Aramburu, o aviso do fechamento chegou há poucos dias. “Na quinta-feira, 22/6, recebemos um ofício do Ministério da Saúde informando sobre o anúncio”, disse.
Ainda, segundo Aramburu, uma data para o fechamento não foi definida pela Secretaria. Contudo, quem passou durante essa semana em frente à sede da Farmácia, na Rua Duque de Caxias, pode perceber um cartaz informativo que dizia o seguinte: “Tendo em vista o cancelamento do Programa Farmácia Popular do Brasil pelo Governo Federal, encerraremos nossas atividades no dia 30/6/17”.
Há alguns meses a unidade do Programa não recebia nenhuma verba federal para custear a manutenção e funcionamento. “O Ministério desde abril não manda repasses para a nossa Unidade”, frisou. Após o fechamento, a medicação disponível na Farmácia Popular será destinada para a Farmácia Básica Municipal que fica no prédio da Antiga Estação Férrea. “A medicação da Popular vai ser dada na Farmácia Básica. Além disso, vamos fortalecer o estoque de medicamentos da farmácia do município, ressaltou”.
A orientação para as pessoas que buscam medicamentos na Unidade que está fechando é buscar a medicação nas farmácias privadas que têm os cartazes “Aqui Tem Farmácia Popular”. Geralmente, elas trabalham com menos variedade de medicamentos do que as unidades próprias. Ou ainda, ir até a farmácia do município.
Karine Ruviaro
0 comentários:
Postar um comentário