sábado, 29 de abril de 2017

Encontro reunirá colecionadores de revistas em quadrinhos

Neste final de semana, 29 e 30/4, integrantes de um fã clube de um dos personagens mais antigos das revistas em quadrinhos que circulam no mundo estarão reunidos em Uruguaiana. É que no município ocorrerá o “IV Encontro Regional do Clube Tex e Zagor Brasil”, um encontro de colecionadores do Clube Tex e Zagor Brasil, além de outros personagens de Bonelli.
O evento acontece no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, das 14h às 19h e tem entrada gratuita. Na oportunidade, haverá compra, venda e troca entre os colecionadores, vários bate papos e rodas de conversas abertas ao público, além de alguns sorteios surpresas e uma grande rifa.
O uruguaianense Marcelo da Rosa Tajes, colecionador com mais de cinco mil títulos de revistas em quadrinhos, é um dos realizadores do evento. O Encontro conta com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além de outros parceiros.
Mas quem foi Bonelli?
Nascido em Milão, na Itália, Giovanni Luigi Bonelli (também conhecido com os abreviados “Gianluigi Bonelli” ou “G. L. Bonelli”) foi um roteirista incansável, considerado o patriarca dos quadrinhos italianos, criador do personagem Tex Willer.
Seu contato com quadrinhos acontece com Lotario Vecchi (o patriarca), quando dirige uma série de títulos para a Saev, de Milão, entre 1937 e 1939. Tornou-se o roteirista mais importante da revista semanal católica “Il Vittorioso”.
Em 1940, G. L. comprou os direitos da revista “L’Audace”, lançando as bases da Editrice Audace (Editora Audaz, atual Sergio Bonelli Editore). A partir de 1940, quando montou a pequena editora, e até 1945, criou vários personagens e gibis, além de colaborar com outra editora, a do seu amigo Giovanni de Leo, de Gênova. Durante a Segunda Guerra, a Editrice Audace passou a ser dirigida por Tea Bonelli, pessoa gentil e decidida, cuja administração acertada permitiu a Gianluigi dedicar-se inteiramente às suas funções de roteirista. Em 1948, junto com o artista Galep, criou “Tex”, baseado em Tom Mix e nas aventuras de cowboys que consistiam sua dieta na juventude.  Bonelli escreveu a quase totalidade dos roteiros das aventuras de Tex publicadas até a segunda metade da década de 1980, inclusive o livro “Il massacro di Goldena”, em 1956.
No início dos anos 80, seu filho, o editor Sergio Bonelli, se deu conta que o pai não conseguia mais escrever sozinho todas as histórias de “Tex”. E o próprio Sergio, cada vez mais absorvido pelo cotidiano da Editora que crescia dia a dia, não poderia se dedicar aos roteiros. A saída foi começar a procurar alguém em condições de elaborar as histórias. A atenção do editor voltou-se para o autor das histórias de faroeste do personagem “Larry Yuma”, então publicadas na revista “Il Giornalino” (“A Revistinha”), Claudio Nizzi. Este começou a escreveu “Tex” em 1983 e nunca mais parou.
Karine Ruviaro

Parceria beneficia jovens do interior





Na quarta-feira, 26/4, no Pólo Escolar Municipal de Ensino Fundamental Dr. Crespo de Oliveira aconteceu a abertura do projeto “Cidadão para o Futuro”. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Uruguaiana, Núcleo de Estudos em Sistema de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nespro/UFRGS), juntamente com a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana (ARU).
O projeto tem como propósito auxiliar a desenvolver nos jovens das comunidades rurais do município um ambiente de valores relacionados com o meio rural, cultural, familiar, bem como de valorização dos costumes e preservação do ambiente. Diante disso, demonstrar o mundo de oportunidades que o ambiente rural proporciona para o aprendizado, desenvolvimento de habilidades e competências e de inserção socioeconômica para o jovem.
As atividades do projeto serão desenvolvidas nas escolas de Ensino Fundamental Dr. Crespo de Oliveira, Alceu Wamosy, Dom Fernando Tarrago e Professor Patrício Lopes. Também serão desenvolvidas palestras e treinamentos de natureza mais técnica no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos.
Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Educação, Emerson Barreto Ortiz; diretora de Ensino, Mara Sayago; diretora de Apoio Administrativo e Financeiro, Maria Helena Bairros; coordenadora de Ensino do Meio Rural, Mariana Vasconcelos; professor doutor da UFRGS, Júlio Otávio Jardim Barcellos.

Karine Ruviaro

Escolas participam de Ação Ambiental





Na quinta-feira, 27/4, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN) e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) realizaram uma ação de educação ambiental com alunos de escolas municipais e estaduais.
Durante o evento, que aconteceu das 13h às 17h, na Praça Barão do Rio Branco, foram realizadas diversas atividades de educação ambiental com aproximadamente 200 alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelo Branco, Instituto Estadual Romaguera Corrêa e Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto. A programação incluiu uma apresentação da Associação, bem como do trabalho ambiental que é realizado pelos catadores no município, explicação do ciclo dos materiais recicláveis e dos principais grupos de materiais que cada um pertence. Além disso, na oportunidade, os estudantes puderam tirar dúvidas do que pode ou não ser reciclado nas suas casas, receberam materiais informativos e ao final, assistiram o vídeo “Catadora e catador, eu respeito”. O material foi gravado junto a ACLAN para o projeto Pampa da FLD.
A iniciativa é uma das ações do projeto “Mulher Catadora é Mulher que Luta”, executado pela FLD, em parceria com o Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e financiado pela União Europeia. O evento buscou provocar o público, para que se envolva concretamente com a questão da separação de resíduos, entenda quais os impactos do seu compromisso pela limpeza do município e pela preservação ambiental, assim como compreenda qual o papel dos catadores.

Karine Ruviaro

Reviravolta solta acusados pelo homicídio próximo ao Tiradentes

Uma sentença do juiz Guilherme Machado, da 1ª Vara Criminal, expedida ontem, 28/4, mudou os rumos do processo que apura o homicídio ocorrido no dia oito de maio de 2016, nas proximidades do Clube Tiradentes, quando Luís Fernando Leguiçamo da Silva, 28 anos, foi morto a facadas depois de envolver-se em uma briga.
Acusação
Iago da Silva Ferreira, 21 anos, Jonas Jackson da Silva Ferreira, 24, Paulo Roberto Pereira da Rosa, 49, e Roberto Brum da Silva, 34 anos, foram acusados pelo crime, em investigação da 1ª Delegacia de Polícia, chefiada pelo delegado Enio Tassi, e denunciados pelo Ministério Público.
Conforme o MP, a vítima estava na frente do Clube e interveio em uma briga a fim de impedir que uma mulher fosse agredida por Paulo Sérgio Machado da Rosa. Ao tomar conhecido da briga e que seu filho, Paulo Sérgio, havia sido ferido, Paulo Roberto, juntamente com os demais, foram ao local e lhe desferiram golpes de faca. Eles foram denunciados por homicídio qualificado por motivo torpe (represália pelo fato de a vítima ter intervindo na briga em que o filho de um dos acusados foi ferido) e recurso que dificultou a defesa da vítima (a vítima foi pega de surpresa, em via pública, desarmada, e pela superioridade numérica dos agressores).
Defesa
Os quatro negaram participação no crime e suas defesas pediu a impronúncia dos mesmos, alegando insuficiência de provas. Iago contou que estava em um “plantão de bebidas” nas proximidades, quando viu quatro rapazes correndo e dizendo “matemo, matemo”. E que depois disso retornou até as proximidades do clube, acompanhado por dois amigos, e viu a vítima já ferida. Jonas alegou não conhecer Roberto e Paulo Roberto, e que estava no baile com a esposa, presenciou a briga, mas que não conhecia os envolvidos. Paulo Roberto sustentou que estava em casa quando soube que o filho estava ferido e foi ao Pronto Socorro, de onde saiu somente após amanhecer, indo buscar a motocicleta do filho nas proximidades do Clube. Também disse não ter se envolvido em nenhuma briga, e que não conhece a testemunha que lhe reconheceu como sendo um dos autores do crime. Porém, ele confirmou conhecer Roberto, e que ligou para ele depois que ficou sabendo das agressões contra seu filho a fim de saber o que havia ocorrido, mas que ele não estava com o telefone. Já Roberto contou que saiu do clube com uma amiga e que não viu a briga.
Reviravolta
No dia 29 de março, o delegado Enio Tassi solicitou a “baixa do inquérito policial” devido ao surgimento de novas provas. Nesta fase de nova investigação do crime, outros dois homens foram indiciados pelo Delegado. Willian Vaz Santiago, que confessou ser o autor da facada fatal, em depoimento à polícia no último dia quatro, e Dirceu Barros dos Santos Filho, que teria lhe alcançado as facas usadas.
Willian alegou ter agido em legítima defesa e garantiu que Iago, Jonas, Paulo Roberto e Roberto, não têm nenhum envolvimento com o crime.
Decisão
De acordo com o Magistrado “de toda a prova colhida até o momento, não se pode excluir de pronto eventual participação dos réus Roberto e Paulo Roberto diante da existência de testemunhas que dizem tê-los reconhecido... Por outro lado, entendo inviável um juízo de pronúncia desde logo, diante do teor da continuidade das investigações pela autoridade policial que, inclusive, indiciou outras duas pessoas”. E lembrou que “os novos elementos não se tratam apenas de novas versões de Willian, agora indiciado, mas também da oitiva de outras quatro pessoas (três consideradas pela autoridade policial como testemunhas e outra como também indiciado) que teriam presenciado o fato ou sabido dele logo após e confirmam a nova versão apresentada, que inclusive excluiria os ora denunciados”.
Já no caso de Iago e Jonas, que foram indiciados e denunciados em virtude de denúncia anônima recebida pela autoridade policial, o Juiz considerou que seria caso até mesmo de ter sido rejeitada a denúncia, por insuficiência de provas.
Assim, Machado impronunciou Iago e Jonas Jackson e determinou vista ao Ministério Público para, no prazo de 15 dias, oferecer aditamento à denúncia, em relação a Paulo Roberto e Roberto e aos dois novos indiciados, Willian Vaz Santiago e Dirceu Barros dos Santos Filho ou requerer as diligências que entender necessárias.
Ele também revogou a prisão preventiva de Paulo Roberto e Roberto. No entanto, eles estão proibidos de deixar a cidade, deverão comparecer mensalmente em juízo para informarem e justificarem suas atividades; e estão proibidos de se aproximarem das testemunhas a menos de 200m (cerca de duas quadras), ou de com elas manterem qualquer tipo de contato, inclusive por telefone ou internet.
Roberto, porém, não deixou a Penitenciária Modulada, pois está recolhido também para cumprimento de pena.
Gabriela Barcellos

Julgamento é atração do final de semana em Uruguaiana





O corpo técnico da Associação Brasileira de Angus realizou, na manhã desta quinta-feira 27/4, a admissão de 69 animais de argola para a 15ª Expoutono, em Uruguaiana. Os exemplares pertencem a nove criatórios do RS e SP. Segundo o inspetor técnico da Angus Renato Paiva, a qualidade dos ventres e touros Angus apresentados mantém a tradição da praça de Uruguaiana. “O nível do galpão está excelente”, salientou.
Os exemplares irão a julgamento nesta sexta e sábado pelo jurado argentino Carlos Ojea. Os ventres serão avaliados na tarde de sexta-feira, 28/4, a partir das 14h e os machos na manhã de sábado, 29/4, às 9h. Os troféus dos grandes campeões da Expoutono serão entregues às 12h em almoço na sede do Núcleo Angus.
O presidente do núcleo Angus três fronteiras, Frederico Pons, reforçou que apesar da redução no número de animais, um reflexo do momento da pecuária nacional garante ele, há excelência na qualidade dos exemplares expostos. “A Exposição é muito importante na região e está entre as ranqueadas nacionais da Associação Brasileira de Angus”. 

Carolina Jardine

Os Rouxinóis decide destino de Quirino

Aconteceu ontem, 28/4, na sede da Escola de Samba “Os Rouxinóis”, a Assembleia Geral. Na pauta, o destino do mandato do presidente Jorge Quirino, ou seja, nova eleição para a presidência ou a prorrogação do mandato do atual presidente. Além disso, ocorreu também a prestação de contas aos associados.
Às 19h, foi realizada a primeira chamada, às 19h30min a segunda e a terceira e última, foi realizada às 20h. Esta última, fora independente do número de votos.  Conforme Quirino, a Assembleia Geral está prevista em um Estatuto da Escola. “A realização da Assembleia está prevista no artigo 17 e 18”, disse.
Vale salientar que a prestação de contas ocorrerá somente aos associados, haja vista que aquela feito ao Conselho já foi realizada em outra oportunidade.
Até o fechamento desta edição, o resultado ainda não havia sido divulgado.
Karine Ruviaro

VIVO apresenta melhorias para Uruguaiana

Na manhã de quinta-feira, 27/4, no Salão Nobre da Prefeitura ocorreu uma reunião para tratar da melhoria do serviço de telefonia móvel da VIVO na Fronteira Oeste. Na oportunidade foi apresentado o plano de investimentos da empresa visando o aprimoramento na qualidade dos serviços de voz e transmissão de dados na região, além do cronograma de obras e de investimentos previstos para 2017.
Conforme a diretoria da VIVO, está previsto para este ano, o investimento de R$ 25 milhões de reais para garantir a qualidade dos serviços nos municípios de fronteira no Rio Grande do Sul. Além disso, foi anunciado que em Uruguaiana o plano de aprimoramento da qualidade dos serviços de voz e dados contempla oito obras, entre elas a ampliação da rede 4G. Conforme a empresa, também está prevista a adequação da rede 3G, em quatro antenas para a faixa de 850 MHz, frequência livre das atuais interferências de sinal, as obras para isso iniciaram em abril e devem estar finalizadas até o final de novembro.
A presidente da CDL de Uruguaiana, Luciane Lopes, relembrou os primeiros passos em busca da melhoria de sinal. “A CDL Uruguaiana, desde o ano passado, vem cobrando da empresa VIVO melhorias nos serviços prestados. Nós fomos protagonistas em reunir assinaturas no começo do ano para abertura de uma ação conjunta para melhorias. Hoje, tivemos as primeiras respostas, mas estaremos junto dos órgãos públicos e em defesa da comunidade uruguaianense cobrando as melhorias prometidas”, afirmou Lopes.
Estiveram presentes o diretor Comercial da Regional Sul da VIVO, José Carlos Rocha Junior; o diretor de Articulação Institucional Nacional, Eduardo Leal Macedo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani; a diretora de Relações Institucionais, Laiana Elisa de Souza e o gerente de Engenharia, José Carlos Correa; o prefeito de Itaqui, Jarbas Martini; a vice-prefeita de Barra do Quaraí, Neli Frecero; o  promotor de Justiça, Dr. Pablo da Silva Alfaro; o diretor da agência do PROCON em Uruguaiana,  Dr. André Rispoli; a presidente do CDL Uruguaiana, Luciane Lopes, o deputado estadual, Frederico Antunes, além de vereadores de Uruguaiana e região.
Karine Ruviaro

Executivo repassa recursos financeiros à Santa Casa

O prefeito Ronnie Mello juntamente com o secretário de Fazenda, Valdir Venes, e do secretário adjunto, Francisco Casqueiro, assinaram na quinta-feira, 27/4, o repasse referente ao convênio relativo ao mês de março ao Pronto Atendimento, Hemodiálise, e Banco de Sangue do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
Ao todo, foram repassados aproximadamente R$ 390 mil reais. O Banco de Sangue recebeu R$ 20.882,00, o setor de Hemodiálise R$ 117.984,51 e ao Pronto Atendimento foram destinados R$ 250.000,00.
Mello ressaltou a importância desse momento. “Cabe enaltecer situações como a realização destes repasses, pois estamos honrando com o compromisso firmado pela nossa administração através de convênio com a Santa Casa”, disse.
Karine Ruviaro

Greve Geral reuniu milhares de pessoas





A Greve Geral convocada pelas centrais sindicais parou o Brasil ontem, 28/4. Em Uruguaiana, não seria diferente. O protesto foi contra a reforma previdenciária e trabalhista defendida pelo Governo Federal.
Entre os projetos que estão sendo votados no Congresso Nacional estão as que alteram direitos consolidados por uma CLT desatualizada. Com a proposta do Governo Temer ninguém se aposentará antes dos 65 anos de idade ou não se aposentará com menos de 49 anos de contribuição, os pensionistas perderão suas pensões ao se aposentarem e também acabam com as aposentadorias especiais (insalubres, risco e perigosas). Os trabalhadores perderão o 13º salário, as férias, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e indenização de 40%. Além disso, a jornada de trabalho passará de 8 para 12 horas diárias.
Com o slogan “Pare agora para não morrer trabalhando sem se aposentar”, o Comitê Permanente Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista de Uruguaiana trabalhou intensamente convocando trabalhadores para ocupar o centro do município. O Comitê contabilizou a adesão de 26 associações de classe, entre elas sindicatos e entidades. O 21º Núcleo do Cpers/Sindicato foi um dos participantes. “Participamos, porque são nossos direitos que estão sendo perdidos. Trabalhadores precisam lutar por aquilo que já é seu de direito e o governo quer acabar”, disse diretora-geral do Núcleo, Zila Teresinha Soares Fidell.
O ato começou às 14h, na Esquina Democrática. Logo após, os trabalhadores percorreram o caminho até o Instituto Nacional de Seguridade Social, onde foram recebidos por alguns servidores do local que, vestidos de preto, também protestavam contra as reformas.  Posteriormente, seguiram pelas ruas do município onde gritavam palavras de ordem, como: “Seus deputados, tenham respeito, tire as mãos sujas dos nossos direitos”, “Não tem lugar pra mais paciência, querem roubar a nossa Previdência”.
O protesto terminou na fronteira entre Brasil e Argentina onde, por aproximadamente uma hora, impediram a circulação de veículos sobre a Ponte Internacional. No local, os líderes sindicais falaram e os participantes cantaram o Hino Nacional.
Segundo o tenente coronel Luiz Antônio Floresta, da Brigada Militar, 1.200 pessoas participaram do ato. “Apesar do trancamento da Ponte Internacional, não houve nenhuma ocorrência que precisássemos intervir”, disse Floresta.

Karine Ruviaro

HSCC fala sobre reestruturação da Santa Casa à Câmara

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal recebeu na quarta-feira, 26/4, o diretor administrativo e financeiro do Hospital Santa Casa de Caridade, administrador Geovane Cravo. O encontro foi agendado em reunião dos órgãos realizado em março, momento onde foi definido o acompanhamento mensal do Parlamento da prestação de contas do hospital.
Os vereadores componentes da Comissão, Clemente Corrêa (PSDB), Eric Lins (DEM), Elton da Rocha (PP), Suzana Alves (PRB), Vilson Brites (PMDB) e Zulma Ancinello (PRB) questionaram o cumprimento das metas previstas para o primeiro mês após a confirmação de linha de crédito concedida pela Caixa Econômica Federal.
Cravo destacou os pagamentos atrasados de salários e prestadores de serviços, também expectativa de atingimento completo de metas a partir de reestruturação em andamento. “Estamos no caminho certo. A instituição fará de tudo para garantir meios do planejamento ser realizado e sustentável. Com essas reuniões sistemáticas e abertura dos vereadores só temos a crescer e evoluir. Quem ganha é a população”, disse.
Com informações da Câmara de Vereadores.

Legislativo: Projetos do Executivo tramitam nas comissões técnicas

O Poder Executivo encaminhou ao Legislativo sete projetos de lei, que tiveram sua tramitação nas comissões técnicas iniciadas. As matérias, na íntegra, estão disponíveis no site da Câmara de Vereadores, no sistema de acompanhamento de projetos, bem como seu trâmite.
Na ocasião foi votado e aprovado o regime de urgência urgentíssima para tramitação do PL 39/2017 que autoriza a abertura de crédito adicional no orçamento vigente no valor de R$ 2.043.356,37, direcionados às áreas de saúde e assistência social.
PL 40/2017 – autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente no valor de R$ 6.275.457,25, a ser destinado à área de saúde;
PL 41/2017 – inclui ação no Plano Plurianual (2014/2017) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017, contemplando projetos com objetivo de oferecer atendimento especializado com resolutividade da área de urgência e emergência que visa o atendimento rápido e eficaz, para redução da morbimortalidade da população assistida, com recursos de emendas parlamentares;
PL 42/2017 – busca que busca incluir a Escola do Legislativo nos programas da Casa Legislativa, para implementação ainda neste ano de 2017, no Plano Plurianual (2014/2017) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017;
PL 44/2017 – alterando dispositivos da Lei nº 4.541/2015 que institui o Sistema Municipal de Esporte e Lazer;
PL 43/2017 – institui o Programe de Regularização Fiscal do Município;
PL 45/2017 – que autoriza a manutenção dos contratos temporários dos instrutores do Colégio Agrícola.
Gabriela Barcellos

Mulheres são homenageadas pelo Parlamento


É comemorado amanhã, 30/4, o Dia Nacional da Mulher. Em alusão à data, a Câmara de Vereadores realizou, na noite de quinta-feira, 27/4, uma sessão solene onde homenageou onze mulheres, que vem atuando ativamente na comunidade uruguaianense, em diversas áreas, e prestando serviços relevantes à sociedade. Cada vereador pode indicar uma personalidade.
Por indicação do vereador Carlos Alberto Delgado de David (PP), foi homenageada a delegada de Polícia Civil Caroline Bortolotti Huber, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). De Camaquã, Caroline está em Uruguaiana desde 2008 e, desde 2013, quando ingressou na PC, lutou pela instalação da Delegacia da Mulher em Uruguaiana, da qual está à frente desde 2014. Por indicação do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB), a tradicionalista Eliane dos Santos Rezes, coordenadora municipal da 4ª Região Tradicionalista e uma das grandes incentivadoras dos valores folclóricos gaúchos. Por indicação do vereador Eric Lins (DEM), a advogada e ex-assessora jurídica da Câmara de Vereadores, Cláudia Rosane Pires. Já Rafael Alves (PMDB) indicou a tradicionalista Kátia Romero Dinat, fundadora do piquete Dino Lopes. Por indicação do vereador Clemente da Silva Corrêa (PSDB), Nadir Vargas dos Santos, fundadora do Club de Mães da Cohab Santa Rita de Cássia. A fundadora da Associação comunitária Nosso Bairro Melhor, do conjunto habitacional João Paulo II, Alice do Carmo Ramos Fernandes, foi a indicação do vereador Elton da Rocha (PP). Por indicação da vereadora Zulma Ancinello (PRB), a pescadora Gilda Sirlei Silva da Luz, fundadora das Associação dos Pescadores, com anos de luta em prol do reconhecimento dos direitos previdenciários dos pescadores. Por indicação do vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites, a pastora da Igreja Viva do Brasil, Irma Pedelhes dos Santos. Por indicação do vereador José Fernando Tarragó (PSD), a fundadora da escola infantil Gente Miúda, Marta Ribeiro Gonzales. Alzira do Horto Brum Chavasco, por proposição da vereadora Josefina Soares (PP). E por indicação da vereadora Suzana ‘Enfermeira da Barragem’ Cardoso Alves (PRB), Altamira Pereira Aria, que por muitos anos atuou como auxiliar de enfermagem e parteira, na localidade de São Marcos.
Gabriela Barcellos

Painel Ed.2753

APAE

O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, juntamente com a secretária de Assistência Social e Habitação, Soraya Salomão e integrantes da Secretaria, promoveram na manhã de ontem, 28/4, um café para comemorar os 50 anos da APAE de Uruguaiana. Estiveram presentes no evento o presidente da entidade, José Roberto Machado; o vice, Guilherme Bogger; cerca de 14 alunos da Escola de Educação Especial Recanto Amigo, mantida pela Associação, bem como professores e acompanhantes.

Bombeiros

Ocorreu na tarde de quinta-feira, 27/4, em Santana do Livramento, a solenidade de Passagem de Comando do 10º Batalhão de Bombeiros Militar. Deixa o cargo o Ten. Cel. Pedro Ricardo Maron Burgel e passa a comandar o Major Max Geraldo Meinke. O Major da Defesa Civil de Uruguaiana, Rinaldo da Silva Castro, esteve acompanhando a solenidade.

Luba

Os atletas das categorias sub 15 e sub 17 da Liga Uruguaianense de Basquete (Luba) estão em Porto Alegre participando dos jogos do Estadual 2017. A comunidade uruguaianense deseja uma boa sorte a todos.

ACLAN

Na tarde de quarta-feira, 26/4, o secretário de Governo, Paulo Fossari, o secretário de Administração, Diroci Rodrigues, o secretário de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio estiveram reunidos com a Presidente da Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN), Maria Turgira, integrantes da ACLAN e Fundação Luterana de Diaconia. Durante o encontro, a presidente comentou que Uruguaiana é modelo para o Estado na Coleta Seletiva Solidária e atualmente atende 56 catadores. Além disso, apresentou o novo plano de trabalho para o município que ampliará a coleta de nove para 12 bairros.

Empregos
Em março, pelo terceiro mês consecutivo, o Rio Grande do Sul apresentou crescimento do número de empregos formais. A alta foi de 5.236 novos postos de trabalho, uma elevação de 9% diante do mesmo período de 2016, representando o melhor desempenho em todo o país.

Beneficente
Acontece hoje, 29/4, às 21h30min, no Clube Naval, a “1ª Noite Fantástica”. Os ingressos já estão a venda com as integrantes do Grupo Fantásticas Mulheres e custam R$ 20. O evento beneficiará a CAPO Uruguaiana (Casa de Apoio ao Paciente Oncológico).

Acidentes
Dados registrados pelos serviços de saúde do Rio Grande do Sul, abrangendo hospitais, postos e clínicas da rede pública e privada, indicam que uma pessoa morre a cada 26 horas no Estado, vítima de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. As informações são do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde e parceiro do Programa Trabalho Seguro.

Feira
Termina hoje, 29/4, a 15ª Expoutono de Uruguaiana. Realizada no Parque Agrícola e Pastoril, este edição teve como tema “Genética e Qualidade”. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Uruguaiana.

AEU
Hoje, 29/4, às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes Edio Stoll de Horizontina, a Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) enfrenta o Horizontina Futsal na caminhada da série prata 2017.

Brechó
No dia 13/5, das 8h às 16h, na Templo Academia, acontece o Brechó Vira-Latas. No local, serão vendidos calçados, roupas, bijuterias, bolsas. E tudo, a partir de R$ 1,00.

Rock
Hoje, 29/4, e amanhã, 30/4, a partir das 15h, na Concha Acústica, acontece o “Rock de Rua – Fronteira Oeste”. Na oportunidade, haverá apresentação de diversas bandas de rock, como Carpinchos, Frenesi, entre outras. O evento é uma realização da Moretti’s Multieventos, Banda Dark Side e conta com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Saúde
O Ministério da Saúde quer criar uma fila única para cirurgias eletivas em todos os estados do país. Os gestores terão 40 dias para integrar suas informações aos dos municípios e enviar à pasta a quantidade de pacientes que aguardam pela realização dos procedimentos. A medida vai dar transparência e agilidade ao atendimento dos pacientes, que muitas vezes ficavam sujeitos à fila de um único hospital e deixava de concorrer a vagas em outras unidades da região.

Nutrição I
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a disponibilizar um Centro de Nutrição para atender e orientar a população uruguaianense a ter hábitos saudáveis e consequentemente uma melhor qualidade de vida, prevenindo, dessa forma, doenças futuras.

Nutrição II
O Centro conta com cinco nutricionistas que irão atender as pessoas de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h30min e das 13h30min às 18h, nas dependências do Ambulatório de Saúde Mental, na Rua Presidente Vargas em cima da Policlínica Adulto. Interessados em agendar consultas devem se dirigir ao local com o Cartão do SUS.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Ed. 2753 - A greve dos privilegiados

Aqui a edição digital...
  1. A greve dos privilegiados
  2. APAE
  3. Empregos
  4. Luba
  5. Nutrição I
  6. Nutrição II
  7. Beneficente
  8. Acidentes
  9. Rock
  10. ACLAN
  11. Bombeiros
  12. Feira
  13. Brechó
  14. Saúde
  15. AEU
  16. Mulheres são homenageadas pelo Parlamento
  17. Projetos do Executivo tramitam nas comissões técnicas
  18. HSCC fala sobre reestruturação da Santa Casa à Câmara
  19. Greve Geral reuniu milhares de pessoas
  20. Executivo repassa recursos financeiros à Santa Casa
  21. VIVO apresenta melhorias para Uruguaiana
  22. Os Rouxinóis decide destino de Quirino
  23. Julgamento é atração do final de semana em Uruguaiana
  24. ABCCC busca apoio com deputados pela aprovação da PEC 304
  25. Caneleira oferta 600 reses de Brangus em leilão em Uruguaiana
  26. Banrisul vai alongar custeios de safra aos arrozeiros
  27. Reviravolta solta acusados pelo homicídio próximo ao Tiradentes
  28. A baleia
  29. Escolas participam de Ação Ambiental
  30. Parceria beneficia jovens do interior
  31. Cursos de especialização poderão ser cobrados
  32. Encontro reunirá colecionadores de revistas em quadrinhos
  33. Disney divulga data de estreia de produções
  34. YouTube lança concurso para eleger melhores covers
  35. Carreira de Madonna será tema de filme
  36. Drama mexicano será apresentado hoje no CineSesc
  37. Cuidados essenciais com sua roupa íntima
  38. Klebber Toledo é entrevistado no “Mister V”
  39. Thomas Machado se apresenta no ‘Galpão Crioulo’
  40. Malhação
  41. Novo Mundo
  42. Rock Story
  43. A Força do Querer
  44. Os detalhes do casamento de Chay Suede e Laura Neiva

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Categorias de base da AEU ganham destaque em torneio de futsal


De 21 a 23/4 aconteceu em Uruguaiana, a 10ª Copa Integração de Futsal. As competições foram realizadas no Ginásio do Sest Senat e também no Ginásio Municipal Oscar Schmidt e reuniu atletas da cidade de Itaqui, Alegrete, São Gabriel e Bagé.
O ano das categorias de base da Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) começou com tudo. É que a AEU foi campeã em duas categorias que participou, sendo sub-11 e sub-13. Além disso, conquistou mais dois títulos, o de melhor goleador e goleiro menos vazado.
Na categoria de base sub 11 participaram os seguintes times: AEU de Uruguaiana, Eliseu’s de Alegrete, Serginho de Itaqui e TP de Bagé. A comissão técnica do time uruguaianense é formada pelo treinador Renato Azevedo, pelo preparador físico Fabio Gimenez e pelo preparador de goleiros, Fernando Vargas.
Os atletas que formam o sub-11 da uruguaianense são: Victor Hanke, Joaquim Soares, Edward Morais, Enrique Cabrera, João Pedro de Castro, Cristoffer Santariano, João Otávio Rolim, Murilo Fonte, João Vitor Vieira, Samuel Gonçalves, Leonardo de Mello, João Ricardo de Oliveira, Pedro Trojan Paz, Nicolas da Silva e Pablo Telles. O artilheiro da categoria foi João Otávio com 11 gols e o goleiro menos vazado foi o Vitor.
Na categoria de base sub-13 participaram: AEU de Uruguaiana, Serginho de Itaqui, AABB de Alegrete e Cruzeiro de São Gabriel. Nesta categoria, a comissão técnica é formada pelo treinador Cristhian Freitas de Oliveira (Carioca Oliveira).
Os atletas dessa categoria são: os goleiros Vinícius e Gabriel; os fixos Gabriel da Rosa, Otávio, Willian e Gian Pavanato; os alas Eliton Machado, Leonardo Silva, Leonardo Rodrigues Jr, Newmar, Pedro, Leonardo Acunha e Vinicius Fecke; e os pivôs Lorenzo da Rosa, Gabriel Aguirre e Vinícius de Baco. O goleiro menos vazado nessa fase foi o Vinícius, da AEU.
Karine Ruviaro

Estreia da AEU neste sábado será fora de casa

Faltam dois dias para a estreia da Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) no campeonato estadual 2017. A série prata está chegando, então, conheça o time que enfrentará a equipe do Horizontina neste sábado, 29/4, em um jogo fora de casa, em Horizontina.
Bruno Ribeiro Jaques, conhecido por todos como Ribeiro, ocupará a posição de Ala/Pivô vestirá a camiseta de número 93; Lucas Silveira da Maia, o atleta Maia, vestirá a camisa 20 e também ocupa a posição de Ala/Pivô; Anderson Carvalho, o Cabeça, será Ala/Pivô e o vestirá a 88; Dickson Wagner Laguna Lopes, veste a 15 e será um dos alas da equipe tricolor; Thales Sayago, será um dos goleiros da AEU e vestirá a oficial 1; Cristhiano Lucas Lima da Silva, o fixo Luquinha vestirá a 89; Deivid Douglas Lima Yunge, o Grillo, defenderá a número 19 na posição de Fixo; o pivô Barriga, Lucas Dorneles Alves, vestirá a 22; Sidnei Roberto Rosa, o Sid Love, fica com a 83 e com a posição de Pivô; o pivô Anderson Silva, o Somália, vestirá a camisa de número 9; o segundo goleiro da tricolor - que vestirá a 2 - é  Guilherme Malfussi, o Vaca; o fixo/Ala Lucas Otanha Rodrigues, fica com a de número 21; o também Ala/Pivô, Gustavo Pereira Brite,  Gutinha, defenderá a 6; o fixo Michael Willian Costa Nogueira,   com apelido de Maicon, ficará com a camisa de número 8; o terceiro goleiro da AEU é Eduardo Bueno, o Edu, e vestirá a 24; o ala Guilherme de Araújo Falcão, usará o uniforme 25;  o ala Deivid Brazeiro, entrará em campo com a 10; o goleiro Leonardo Unamuzaga, o Potro, vestirá a oficial de número  3; Marcelo,  sob o número 31 será mais um goleiro a defender o time tricolor da fronteira;  o ala Matheus Ramires, vestirá a número 11;  Cristian Zé, ficará com a 23 e ocupará a posição de Ala; Vinícius Ciocca também será  um  dos alas do time e vestirá o manto tricolor de número 5 e o ala Rodrigo Brazeiro ficará com a de número 7.
Agora que você já conhece o time, programa-se para acompanhar a Uruguaianense nessa temporada.
No dia 6/5, a AEU enfrentará o Parobé em São Borja; no dia 13/5, em Cerro Branco, acontecerá a disputa entre o time uruguaianense e ACBF – Cerro Branco; no dia 20/5, acontece o primeiro jogo em casa contra a AGE Futsal; 27/5, em Alvorada, a AEU enfrentará o Ser Alvorada.
Karine Ruviaro

Prova de ciclismo reuniu centenas de participantes

No domingo, 23/4, Uruguaiana recebeu a prova “Volta Internacional de Ciclismo de Uruguaiana”. A competição fazia parte da segunda etapa do projeto Sul Bike Tour.
A primeira fase aconteceu em Bagé no dia 2/4. Já a terceira etapa, acontecerá em 7/5, em Passo Fundo. Todas estas provas integram o calendário oficial da Federação Gaúcha e Confederação Brasileira de Ciclismo, um momento especial onde há a promoção do desenvolvimento de uma prática esportiva democrática, saudável, inclusiva, que ajuda na mobilidade urbana, incentiva o convívio familiar por meio do esporte e eleva a qualidade de vida e o bem estar dos cidadãos.
O evento em Uruguaiana reuniu atletas das mais diversas cidades do Rio Grande do Sul, além de diversos competidores nacionais e internacionais. A saída da prova ocorreu na Praça Dom Pedro II (Parcão), a partir das 9h, e teve o acompanhamento da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram) que garantiu a segurança dos participantes e espectadores.       
Confira agora os vencedores da competição:
Na categoria infantil, o grande vencedor foi Leonardo Gerasch de Mattos, ciclista de Santa Cruz do Sul.
Na categoria juvenil, Marcelo Saafeld Elias, de São Lourenço do Sul ocupou o primeiro lugar no pódio; Thiago Saafeld também de São Lourenço do Sul garantiu o segundo lugar; já o competidor Giovani Faccin, de Santa Cruz do Sul, ficou com a terceira posição. 
A atleta Claudia Gomes da Costa, do grupo AEP de Rio Grande foi a vencedora na categoria feminino master.
Na categoria MTB, Alex Schwendler, da equipe Santa Ciclismo de Santa Cruz do Sul, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada; o atleta João Souza, de Vacaria, ocupou a segunda posição no pódio; e o terceiro lugar, ficou com o competidor uruguaianense, Marcio Santos.
A campeã da categoria Feminina Elite, foi a argentina Silvia Verônica;  em segundo lugar, ficou a santa-cruzense Cíndia Lanza Fagan; a desportista Bruna Saalfeld Elias, completou o percurso e garantiu o terceiro lugar nesta modalidade.
Andrei Ferro que veio diretamente de Bento Gonçalves, foi o campeão na categoria estreante; o passo-fundense Daniel Heckthever foi o segundo classificado nesta categoria; já o terceiro lugar, ficou com Deivid Oliveira, da equipe SMV Race, de Vacaria.
Na categoria Veterano A, o atleta de Artigas, Nelson Luiz Brazeiro, ocupou o primeiro lugar no pódio. 
O atleta Paulo Abricilio, da equipe Pedal Brutalidade, de Uruguaiana, foi o primeiro colocado na categoria Master C; em seguida, foi a vez de Paulo Magnani, de Bento Gonçalves, garantir a vitória; já o atleta do sul do Estado, de Rio Grande, Rogerio Garcia Costa, ocupou a terceira posição no pódio.
Na categoria Master B, Danilo de Oliveira Elias de São Lourenço do Sul; Leonardo Nobre, competidor de Porto Alegre e Marcus Felipe de Oliveira Elias, de Camaquã, ocuparam respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar no pódio.
O atleta da Serra Gaúcha – Caxias do Sul - João Fábio Soares da Silva, foi o grande vencedor na categoria Master A; João Augusto Polo foi o segundo classificado; e Gustavo Mello, também da Serra Gaúcha, mas desta vez de Bento Gonçalvez, garantiu o terceiro lugar.
Na categoria Junior, o ciclista Allan H. Bazi, de Flores da Cunha, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada; Gabriel Finkler, de Mato Leitão, levou para casa a medalha de segundo lugar; e o atleta de Uruguaiana, Gabriel Carvalho de Abreu, também garantiu um lugarzinho no pódio, ficando com o terceiro lugar.
Vinicius de Goes Gonçalves, atleta de Bento Gonçalves, foi o primeiro classificado na categoria Sub 30; em seguida, foi a vez de Guilherme Pereira Corso, de Vacaria, ocupar a segunda posição;  já o atleta da Fronteira Oeste, de Uruguaiana,  Mauro Albuquerque, garantiu a terceira posição no pódio.
Rafael Augusto da Rosa, do município de Pareci Novo, foi o grande vencedor na categoria elite. O atleta uruguaio Sergio Caraffoni, garantiu a sua vaga no pódio com a segunda posição; já o terceiro lugar, foi ocupado pelo ciclista vacariense Jocemar Ferreira de Carvalho.
O Sul Bike Tour é um projeto realizado pelo Grupo Austral e CARS, com patrocínio NET e Claro. O evento conta ainda com apoio das Prefeituras de Passo Fundo, Bagé e Uruguaiana e financiamento do Pró Esporte, programa pertencente a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.
Karine Ruviaro

Cultura Africana é tema de estudo em escola





Um dos estudos propostos na disciplina de Língua Portuguesa do Colégio Marista Sant’Ana é proporcionar aos estudantes descobertas sobre diferentes culturas. Com esta finalidade, foi organizada, pela professora Viviane Bofill em parceria com a equipe da biblioteca central do Colégio, uma conversa com a escritora Eleonora de Medeiros.
Na oportunidade, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental puderam refletir e dialogar sobre questões relacionadas à cultura africana. A escritora uruguaianense apresentou aos presentes o conto “Bandele: o menino nascido longe de casa”, de sua autoria. O mesmo será lançado ainda neste ano.
Com a prática desta atividade os alunos aprenderam um pouco mais sobre a cultura e os costumes do povo Africano. Bem como, puderam compreender que tudo o que se estuda e se faz é parte de um contexto social, histórico, cultural, econômico e político de determinada cultura.

Karine Ruviaro

Taxista uruguaianense é assaltado em Alegrete

Um taxista uruguaianense foi vítima de um assalto, em Alegrete. À Polícia Civil, o trabalhador contou que foi procurado por um homem que solicitou uma corrida até a cidade vizinha, alegando estar trabalhando na colheita do arroz e que precisava retornar à Alegrete. Após acertar o valor da corrida, R$ 250, o taxista aceitou o trabalho e deixou Uruguaiana por volta de 10h20min.
Cerca de duas horas depois, os dois chegaram ao endereço indicado pelo passageiro, na estrada conhecida como ‘Caverá’. Lá, o homem desceu do carro e aproximou-se de uma casa que estava fechada, logo depois retornou dizendo que seu pai não estava em casa, mas que iria pagar a corrida. Imediatamente colocou a mão em um dos bolsos, sacando uma faca e anunciando o assalto.
Depois de tirar da vítima R$ 150 e um telefone celular, o homem fugiu em direção a um matagal.
O autor do crime foi posteriormente identificado pela vítima. Trata-se de um homem com diversas passagens pela polícia e que, ao longo do registro de ocorrência referente ao roubo, foi implicado ainda em outros crimes. De acordo com o delegado Peterson Benitez, de Alegrete, ele foi apresentado na Delegacia local ontem, 26/4, pela Brigada Militar, e interrogado pela autoridade. O conteúdo do interrogatório, no entanto, não foi divulgado até o fechamento desta edição. Conforme Benitez, ao ser apresentado o homem já não estava em situação de flagrante, não sendo possível, portanto, mantê-lo preso. No entanto, não está descartada a possibilidade de representação pela prisão temporária ou preventiva do rapaz.
Gabriela Barcellos

Polícia Civil promove troca de delegados substitutos



Duas das seis delegacias da Polícia Civil em Uruguaiana passaram por alterações em sua administração nesta semana. Desde ontem, 26/4, o delegado Enio Tassi não responde mais pela 1ª Delegacia de Polícia e a delegada Alessandra Xavier de Siqueira não responde mais pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
As mudanças foram provocadas pela chegada de mais um delegado de polícia na 4ª Região de Polícia do Interior. Peterson Benitez ficará lotado em Alegrete, substituíndo o delegado Marcelo Braga, mas responderá pela DPPA de Uruguaiana. De acordo com o delegado regional, Juliano de Aguiar de Carvalho, Benitez tem grande experiencia em DPPAs e ajudará na estruturação de pessoal e atendimento, juntamente com os demais colegas.
Já a delegada Alessandra, continuará como titular da 2ª Delegacia de Polícia e assume A 1ª DP, até então comandada por Tassi. Já o Delegado, que acumulava três delegacias, continuará como titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), e respondendo pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).
A delegada Caroline Huber continuará à frente da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher.
Gabriela Barcellos

Envio de declaração incompleta pode ser solução para falta de documentos

Melhor alternativa para o contribuinte que não conseguiu reunir toda documentação necessária é o envio de declaração incompleta e posterior retificação.

Amanhã, 28/4, é o último dia para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2017, o que está tirando o sono de muitos contribuintes que ainda não concluíram o processo. Com isso, a Receita Federal prevê possíveis dificuldades para os contribuintes nesses últimos dois dias, como congestionamento no sistema para quem deixar a entrega para a última hora. “Se deixar para o dia 28, o contribuinte irá enfrentar o sistema congestionado ou mesmo enfrentar outros problemas e, caso não consiga entregar a declaração, terá que pagar a multa por atraso, que tem o valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês”, explica Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, empresa especializada, que atua em todo o país.
O maior problema, segundo ele, é a falta de organização dos contribuintes. A maioria dos contribuintes encontra dificuldade principalmente em encontrar alguns documentos. Nesses casos, a melhor alternativa, de acordo com o Especialista é a entrega do material incompleto e depois a realização de uma declaração retificadora. “Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a Malha Fina, porém, depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores”.
A declaração retificadora também é válida em caso de problemas na declaração já entregue pelo contribuinte, nela os erros serão corrigidos. “O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na Malha Fina”, explica Domingos.
Um dos cuidados que deve ser tomado é entregar a declaração retificadora no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original. É fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.
Segundo Domingos, o procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que para uma declaração comum, a diferença é que no campo Identificação do Contribuinte, deve ser informado que a declaração é retificadora.
Gabriela Barcellos

Leilão de veículos e sucatas

Acontece hoje, 27/4, em Uruguaiana, um leilão de veículos e sucatas de oito Centros de Remoção e Depósito (CRDs). O evento promovido pelo Detran ocorre às 10h no Auditório do SEST/SENAT, localizado na BR-290.
Ao todo, são 617 itens retidos administrativamente nos depósitos de Alegrete, Itaqui, São Francisco de Assis, São Borja, Quaraí e Uruguaiana. Estes não foram reclamados pelos proprietários e, por isso, estão indo a leilão.
Vale registrar que os interessados podem arrematar os veículos em dois tipos de bens: sucatas para reciclagem e veículos com documentação, ou seja, que estão aptos para voltar à circulação, já que não possuem restrições policiais, judiciais e financeiras. O leiloeiro oficial deste remate é Moyses Pedroso de Moraes.
Karine Ruviaro

Agergs rejeita aditivo e força BRK a renegociar prazo





Foi publicada ontem, 26/4, uma resolução homologatória do Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), que trata do 3º termo aditivo ao contrato de concessão do serviço de água e esgoto firmado entre a Prefeitura de Uruguaiana e a BRK Ambiental. Por maioria, o Conselho optou por não homologar o 3º termo aditivo ao contrato, que prorrogava por três anos o prazo para conclusão das obras de saneamento, inicialmente de cinco anos, vencidos em agosto de 2016.
Segundo o presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Contrato, advogado Ricardo San Pedro, o prefeito Ronnie Mello ponderou junto a Agergs que o aditivo não continha cronograma de obras, plano de compensação ambiental, e mantinha a mesma multa em caso de novo descumprimento do prazo.
A assessoria de imprensa da BRK ainda não têm um posicionamento oficial da empresa sobre a decisão.

Gabriela Barcellos

Ônibus intermunicipais vão circular normalmente amanhã

Depois de determinar no final da tarde de terça-feira, 25/4, o cancelamento de viagens na sexta-feira, 28/4, das linhas de transporte intermunicipal em todo o Estado, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) revogou ontem, 26/4, a Ordem de Serviço 005/2017, a qual regia o cancelamento. A mudança ocorreu após a intervenção da Secretaria de Transportes do Estado.
O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, informaram que o serviço irá funcionar normalmente nesta sexta-feira, preservando assim o direito dos usuários de viajar por meio do Sistema Estadual de Transporte Intermunicipal.
Em entrevista a um programa de rádio, o secretário afirmou que, caso ocorra algum bloqueio de trânsito nas rodovias estaduais, a liberação das mesmas deverá ser realizada pela Brigada Militar. “As empresas (de transporte) tomarão os cuidados e ao Daer não cabe tomar essa atitude (de suspender as viagens). Então, vai ser normal e não vai haver nenhum impedimento por parte do Daer”, salientou Westphalen.
O Departamento acrescenta ainda que, em razão da possibilidade do aumento no número de passageiros em viagens intermunicipais decorrente do feriado de 1/5, avalia autorizar as empresas que disponibilizem linhas extras de ônibus para atender à demanda.
Karine Ruviaro

Demoras do Samu ainda geram polêmicas e reclamações





Mais uma vez, o atendimento – no caso, a demora dele – do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi alvo de discussões nas redes sociais. É que neste final de semana, o fotógrafo Everaldo Castanini foi vítima de uma parada cardíaca e não resistiu. Nas redes sociais, a discussão sobre o fato, bem como as reclamações sobre o serviço foram frequentes. Também se questionou muito sobre a falta de informação do tempo estimado para o socorro. “Não sou de criticar. Mas cabe uma transformação, para ontem (...) Este sistema de chamada das nossas ambulâncias, não está com nada, quantas vidas já se perderam... Primeiro você comunica o Japão. E os próprios não informam se vai demorar ou não”, escreveu indignada a internauta Letícia Segabinazzi.
A reportagem do Jornal CIDADE entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da secretária Thais Aramburu e com o chefe do SAMU de Uruguaiana, médico Rogério Marques, para buscar mais informações sobre o atendimento.
Conforme Thais, a equipe do Samu foi chamada para socorrer o irmão do fotógrafo que estaria tendo uma crise convulsiva. Ao chegar ao local, foi prestado o atendimento necessário e o atendido teria ficado bem. No entanto, ao ver toda a situação, Everaldo – que estava ao lado do irmão – passou mal e teve uma parada cardíaca. Ainda segundo Thais, o socorro a Everaldo foi prestado e ele foi ressuscitado, e imediatamente encaminhado para o Hospital Santa Casa de Caridade, onde novamente teve uma nova parada cardíaca, e morreu.
Questionada sobre a demora para a chegada do socorro, a secretaria de Saúde, informou que realmente todo o processo demora, já que a ligação ao 192 é atendida em Porto Alegre e depois encaminhada para Uruguaiana. “O familiar liga para lá, passa todas as informações necessárias e eles (Central de Atendimento) comunicam Uruguaiana que então, após a comunicação da ocorrência, inicia o deslocamento. Tudo isso sempre demora”, comenta. Ainda conforme ela, a Secretaria de Saúde estaria providenciando outras (novas) formas de atendimento. “Estamos trabalhando com a possibilidade de comprar “motolâncias”. Enquanto a ambulância não chega ao local, elas prestariam o primeiro atendimento de forma mais ágil”, ressalta.
Segundo o chefe do Samu, Rogério Marques, outra ambulância não foi deslocada para a casa do fotógrafo porque estaria em outro atendimento. “Antes de recebermos a comunicação da ocorrência do Castanini, foi pedido socorro para um baleado em um bairro de Uruguaiana. Uma equipe – juntamente com a Guarda Civil Municipal e Brigada Militar – foi deslocada para prestar esse socorro à vítima. Entretanto, ao chegarmos ao local indicado constatamos que se tratava de um trote”, informou. E acrescenta “é muito triste isso ainda ocorrer, pois enquanto poderíamos estar prestando um atendimento maior a quem realmente precisava, no caso o Everaldo, estávamos procurando por algo que não existia”, ressaltou.
Marques disse ainda que, entre o recebimento do chamado na Central de Atendimento, o deslocamento até o local onde os irmãos se encontravam, o atendimento e o novo deslocamento até a Santa Casa, passaram-se 29 minutos. “Como profissional, sei que o tempo é longo e para a família, aqueles minutos são ainda piores, pois eles estão angustiados e nervosos”.

Karine Ruviaro

Legislativo concede atendimento prioritário a doadores de sangue

Com o objetivo de incentivar a população a doar sangue, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia, que inclui doadores de sangue nos grupos prioritários para atendimento em supermercados, bancos, casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais, tal como idosos, gestantes ou portadores de necessidades especiais.
O benefício de atendimento preferencial para os doadores deverá ser garantido com a apresentação de carteira de doador, a ser emitida pelo hemocentro e bancos de sangue, que deverá ter a validade de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. A obrigatoriedade será exigida em estabelecimentos onde o fluxo de clientes exija a formação de filas.
Gabriela Barcellos

Câmara homenageia hoje mulheres de destaque

A Câmara de Vereadores realiza hoje, 27/4, uma sessão solene em alusão do Dia Nacional da Mulher, celebrado do próximo dia 30. O ato acontece a partir das 19h, no plenário do Poder Legislativo, quando onze mulheres serão homenageadas com o diploma de Honra ao Mérito, por relevantes serviços prestados à comunidade uruguaianense.
Serão homenageadas Kátia Romero Dinat, por indicação do vereador Rafael Alves (PMDB); Alzira do Horto Brum Chavasco, por proposição da vereadora Josefina Soares (PP); Gilda Sirlei Silva da Luz, por indicação da vereadora Zulma Ancinello (PRB); Nadir Vargas dos Santos, por indicação do vereador Clemente da Silva Corrêa (PSDB); Caroline Bortolotti Huber, por indicação do vereador Carlos Delgado de David (PP); Alice do Carmo Ramos Fernandes, por indicação do vereador Elton da Rocha (PP); Cláudia Rosane Pires, por indicação do vereador Eric Lins (DEM); Altamira Pereira Aria, indicada pela vereadora Suzana ‘Enfermeira da Barragem’ Cardoso Alves (PRB); Eliane dos Santos Rezes, indicada pelo vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB); Irma Pedelhes dos Santos, por indicação do vereador Vilson ‘Cabrito’ Brites e Marta Ribeiro Gonzales, por proposição do vereador Fernando Tarragó (PSD).
Gabriela Barcellos

Vereador lança gabinete móvel

O vereador Elton da Rocha (PP) lançará no próximo sábado, 29/4, seu Gabinete Móvel. O projeto é inspirado em ações semelhantes realizadas em outros municípios, e tem por objetivo aproximar o vereador da comunidade. “Nosso objetivo é interagir com a comunidade, estar mais próximo para receber as demandas da população e conhecer novos projetos”, explica.
Outra questão considerada pelo Vereador é a distância entre o parlamentar e o eleitor ao longo do mandato. “Há o pensamento de que o vereador vai na comunidade somente durante a campanha. A gente quer quebrar isso, essa distância. Queremos estar presentes ao longo dos quatro anos em que estivermos aqui”, diz.
Conforme Rocha, a ideia inicial é que o Gabinete Móvel funcione nos sábados, cada semana em um bairro diferente, a partir das 14h. “Vamos avaliar como será a demanda, mas a ideia inicial é realizar o projeto em todos os sábados do mês”, conclui. O lançamento acontece no bairro Cabo Luiz Quevedo, frente à escola municipal Marília Sanchotene Felice.
Neste primeiro evento, o Vereador conta com algumas parcerias. Haverá apresentação teatral da CIA Clan Destinos, que está completando quatro anos; apresentação de capoeira do grupo Guarda Negra do Mestre Marcos (Chiquinho); apresentação da banca marcial da escola Marília Sanchotene Felice, com o mestre João Batista; apresentação do músico Arthur Rilo; e hip hop com Rafael Guerra.
Gabriela Barcellos

Prestação de serviços: Vereadores aprovam fim do jogo de empurra

A obrigação de informar a responsabilidade por obra, reparo ou serviço em Uruguaiana passa a ser estabelecida em Lei. O Projeto, que é de autoria do vereador Eric Lins (DEM) e visa acabar com o jogo de empurra-empurra sobre o tema foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na terça-feira, 25/4. A matéria impõe ao Poder Público e as empresas prestadoras de serviços que exponham a responsabilidade de suas atividades de forma objetiva. “Um dos grandes problemas que hoje existem na administração pública é a falta de clareza, de onde se buscar os direitos aos quais nós fazemos jus”, explicou Eric. “O Projeto quando em execução acaba com o jogo de empurra entre Prefeitura e, por exemplo, concessionária de água e de energia elétrica, dizendo ao cidadão onde ele vai para resolver seu problema”, ilustrou.
De acordo com o projeto, que agora será encaminhado à sanção do prefeito Ronnie Mello (PP), a informação deve ser dada no momento em que a solicitação é feita, salvo dúvida. Em caso do Poder Público e da delegatária entenderem não ser competentes pelo serviço, a negativa deve ser dada por escrito e a solução deve ser resolvida entre as duas e informada ao contribuinte em no máximo 15 dias. Caso o conflito não se dissolva de comum acordo, o Poder Público comunicará ao cidadão a respeito da instauração de processo ou incidente administrativo para sua definitiva resolução.
Gabriela Barcellos

Ministério da Saúde autoriza abertura da UPA de Uruguaiana





O Ministério da Saúde autorizou, no final da tarde de ontem, 26/4, a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Uruguaiana. A medida foi confirmada pelo ministro Ricardo Barros, em audiência com o prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), com a presença ainda da senadora Ana Amélia Lemos (PP).
Até aqui
Com construção iniciada em 2013, a UPA – localizada atrás da antiga Santa Casa de Caridade – está pronta desde 2014, mas não foi colocada em funcionamento. O então prefeito, Luiz Augusto Schneider (PSDB) alegou impossibilidade financeira e falta de profissionais médicos para atender na unidade. Como, entre outras questões, não conseguiu colocar a estrutura em operação dentro dos prazos do Ministério da Saúde, A UPA de Uruguaiana acabou sendo descredenciada pelo Ministério através de uma portaria.
Colocar a UPA em funcionamento foi um dos primeiros assuntos a ser tratado pelo governo Ronnie/Carús. Já nos primeiros dias de governo, o Prefeito deu início às tratativas, sendo esta a primeira demanda encaminhada à Brasília, com apoio de aliados políticos. Em março, com a visita do ministro Ricardo Barros a Uruguaiana, houve significativo avanço. Na ocasião, o Prefeito esteve reunido com Barros – também na presença de Ana Amélia, e dos deputados Frederico Antunes (estadual) e Luís Carlos Heinze (federal) – ocasião em que Barros garantiu a abertura e uma nova reunião foi marcada, desta vez em Brasília, para apresentação da documentação necessária a fim de possibilitar a medida.
Daqui para frente
De acordo com Ronnie, a partir da entrega pelo município de um cronograma técnico ao Ministério é que foi conquistado o parecer favorável de Brasília. A partir de agora, os itens deste cronograma deverão ser cumpridos um a um e então, ocorrerá uma visita do Ministério da Saúde à estrutura a fim de confirmar as condições para abertura. É a partir desta vistoria que a portaria que descredenciou a UPA de Uruguaiana será revogada. “Nosso prazo final é agosto, mas quanto antes melhor e trabalharemos duro para encurtar esse prazo”, disse Ronnie, com exclusividade ao Jornal CIDADE, logo após a reunião. Ele também lembrou a importância da “articulação política, a boa relação e o trânsito conquistado em Brasília, a credibilidade e as portas abertas”, e agradeceu aos apoiadores, entre eles o deputado federal Covatinho (PP), a senadora Ana Amélia Lemos e o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis. Por fim, destacou a importância do momento. “É uma grande honra. A estrutura estava jogada às traças e, agora vamos finalmente dar andamento na implantação. É uma conquista muito importante. Aos pouquinhos vamos recuperar Uruguaiana, com trabalho sério e, com compreensão e paciência”
Para a construção do prédio e aquisição de equipamentos, o município recebeu repasse de recursos federais no valor de R$ 2 milhões. Logo após a reunião de ontem, Ana Amélia destacou o empenho da atual administração do município para abrir a unidade. “Essa é uma demanda muito aguardada pela comunidade porque a UPA, pronta há mais de dois anos, ainda não atende a população. Além de garantir pronto atendimento, a unidade irá ajudar a desafogar a emergência da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana — avaliou a parlamentar gaúcha.

Gabriela Barcellos

Painel Ed.2752

Brigada Charrua

O prefeito em exercício, Antônio Augusto Brasil Carús, participou na terça-feira, 25/4, às 17h, da transmissão do cargo de Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, “Brigada Charrua” no qual, o General de Brigada Wilson Mendes Lauria foi substituído pelo General de Brigada Josias Pedrotti da Rosa. A cerimônia ocorreu no Círculo Militar de Uruguaiana.

Atendimento

Mais uma vez, na tarde de terça-feira, 25/4, a equipe multidisciplinar do “Consultório Na Rua”, órgão pertencente a Secretaria Municipal de Saúde esteve desenvolvendo suas ações de forma integrada e compartilhada pelas vias do município. O projeto tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde e ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde.

Um nó, e um top, na Unicred

Aconteceu ontem, 26/4, às 17h, o primeiro leilão da sede da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. A casa do presidente Zaccaro foi retirada do pregão em função de ação anulatória ajuizada pela meeira Raquel Aymone Klosterhoff. A Escola, patrocinada pelo advogado Marco Aurélio Rodrigues da Costa, propôs Embargo de Terceiro, embora não haja ação judicial contra a entidade, sustentando direitos de usucapião. Por ausência de documentos que comprovem o alegado, mormente exista a ação de Usucapião tramitando na celeridade peculiar da Justiça local há apenas 11 anos, foi indeferida a antecipação de tutela e mantido o leilão, sem interessados, segundo o leiloeiro Marcos Quadros (foto). Nem “Jajá” faria melhor.

Setembrino

A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural está realizando a recuperação da Avenida Setembrino de Carvalho. No local, estão sendo realizadas a recuperação da iluminação pública, a limpeza, o patrolamento de vias laterais e o corte de grama.

Passamento

Foi sepultado na segunda-feira, 24/4, às 14h, o corpo de Everaldo Castanini. Fotógrafo, Everaldo amava a profissão e a família. Ele faleceu na madrugada do último domingo, 23/4, aos 45 anos, em decorrência de uma parada cardíaca, enquanto o irmão Herzem era socorrido pelo Samu.

Encontro I
O prefeito Ronnie Mello está participando em Brasília do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento iniciou na segunda-feira, 24/4, e vai até amanhã, 28/4. O mesmo tem como objetivo fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação dos municípios brasileiros.

Encontro II
É realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) é um evento bienal que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.

Oficina
O prefeito Ronnie Mello recebeu na segunda-feira, 24/4, o patrono do Centro de Estudos Folclóricos da oficina Martin Fierro, Ronaldo da Costa Filho e o Coordenador Cultural, Jaime Vieira. Durante a reunião, o Executivo informou que vai antecipar as comemorações da Semana de Uruguaiana para o domingo, 21/5, data em que acontecerá o Primeiro Encontro de Arte e Cultura Martin Fierro a partir das 8h no Ginásio Municipal. Além disso, haverá atividades paralelas tradicionalistas para toda a comunidade no Parcão.

Telefonia
Hoje, 27/4, às 10h, na Prefeitura de Uruguaiana, integrantes da diretoria da empresa Vivo se reunirão com prefeitos, vereadores, órgãos de defesa do consumidor, além do Ministério Público e lideranças dos municípios da regiaão. Durante o encontro, os dirigentes da Vivo apresentarão os planos de aprimoramento na qualidade dos serviços de voz e transmissão de dados na Fronteira Oeste, além do cronograma de obras e de investimentos previstos para 2017, bem como a expansão da Rede 4G e as adequações na Rede 3G.

Senac
De 8 a 12/5, ocorre no Senac, a 12ª Feira de Oportunidades. Neste ano, o tema é “Quem se destaca muda de vida”, uma referência aos mais de 7 milhões de gaúchos já capacitados pela instituição.

BRK Ambiental
A Brookfield Business Partners LP, empresa líder global em gestão de ativos, assumiu na terça-feira, 25/4, o controle da concessionária de água e esgoto de Uruguaiana, que pertenciam a Odebrecht S/A. Por US$ 908 milhões, a BRK comprou 70% da empresa, que passa a se chamar BRK Ambiental. A Caixa Econômica Federal continua sócia, com 30% do negócio.

Corrida
Acontece no dia 6/5, a 1ª etapa do Circuito de Corridas Uninter. As inscrições podem ser feitas nos polos da instituição de ensino ou no site www.ucrsm.com/circuitodecorridasuninter e custam R$ 45. Em disputa, percursos de 4 ou 8 quilômetros. A competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Brigada militar.

Ed. 2752 - Ronnie consegue abrir a UPA

Aqui a edição digital...
  1. A política está sendo criminalizada?
  2. Brigada Charrua
  3. Encontro I
  4. Encontro II
  5. Um nó, e um top, na Unicred
  6. Oficina
  7. Telefonia
  8. Senac
  9. Atendimento
  10. BRK Ambiental
  11. Setembrino
  12. Passamento
  13. Corrida
  14. Ministério da Saúde autoriza abertura da UPA de Uruguaiana
  15. Vereadores aprovam fim do jogo de empurra
  16. Vereador lança gabinete móvel
  17. Câmara homenageia hoje mulheres de destaque
  18. Legislativo concede atendimento prioritário a doadores de sangue
  19. Demoras do Samu ainda geram polêmicas e reclamações
  20. Ônibus intermunicipais vão circular normalmente amanhã
  21. Agergs rejeita aditivo e força BRK a renegociar prazo
  22. Leilão de veículos e sucatas
  23. Envio de declaração incompleta pode ser solução para falta de documentos
  24. Tribunal de Justiça tem dois novos desembargadores
  25. Sem crime de interpretação, CCJ aprova lei de abuso de autoridade
  26. Polícia Civil promove troca de delegados substitutos
  27. Taxista uruguaianense é assaltado em Alegrete
  28. Candidatos com deficiência terão auxílio durante prova
  29. Cultura Africana é tema de estudo em escola
  30. Unifra está com inscrições abertas para vestibular de inverno
  31. UFRGS inicia análise de documentos dos classificados para o segundo semestre
  32. Inscrições para Prêmio Arte na Escola Cidadã estão abertas
  33. Prova de ciclismo reuniu centenas de participantes
  34. Estreia da AEU neste sábado será fora de casa
  35. Categorias de base da AEU ganham destaque em torneio de futsal
  36. Adubos Caseiros para Flores e Plantas
  37. Edson Celulari revela estímulo de Gloria Perez durante tratamento
  38. Fiuk disfarça, mas é flagrado com a namorada
  39. Malhação
  40. Novo Mundo
  41. Rock Story
  42. A Força do Querer
  43. Mãe de Juliano Laham agita redes sociais

terça-feira, 25 de abril de 2017

Shana Müller desafia o machismo da música regionalista gaúcha





“Ajoelha e chora / quanto mais eu passo o laço / muito mais ela me adora”, diz a música regionalista do Rio Grande do Sul, famosa na interpretação do grupo Tchê Garotos.
Embora popular entre os músicos gaúchos, esse tipo de letra com referências tidas por muitos como pejorativas à mulher entrou na berlinda neste mês após uma crítica de uma artista desse mesmo meio musical.
“Toda vez que cantamos letras assim alimentamos e incentivamos situações de preconceito e maus-tratos contra as mulheres”, disse cantora e jornalista Shana Müller, de 37 anos. “Está na hora de os artistas darem uma revisada no repertório. O mundo de hoje não aceita mais os velhos e maus costumes”, completa.
Müller é uma das representantes de uma geração de cantores de música regionalista gaúcha que ganhou destaque nos anos 2000. Com carreira iniciada aos oito anos, ela apresenta desde 2012 o Galpão Crioulo, um dos mais antigos programas de TV sobre a temática tradicionalista.
As críticas, raras no Estado, lançaram a artista no centro de uma polêmica, que opõe julgamentos distintos sobre moral na cultura tradicional gaúcha.
Em texto publicado na internet, Müller condenou o machismo que, diz, ainda é reproduzido por muitos compositores. Como exemplo, citou versos famosos, como os da canção “É disso que o velho gosta”: “Churrasco, bom chimarrão / Fandango, trago e mulher / É disso que o velho gosta / É isso que o velho quer”.
A opinião mexeu com os brios dos conterrâneos. Na página da cantora no Facebook, seguida por 220 mil pessoas, o texto teve quase 6 mil reações.
Os comentários vão de elogios - “É isso aí, prenda linda”; “Você me representa”; “Machismo definitivamente não é tradição” - a discordâncias, algumas desrespeitosas - “Por que não procura umas cumbucas para lavar?”; “Se não gostou, vai embora para o Rio de Janeiro”.
A reação do público foi surpreendente, segundo ela. “Mas o que mais me impressionou foi a quantidade de mulheres que se posicionaram contra o que falei, minimizando o machismo das músicas”, relata.
“Isso reforça quantas mulheres gaúchas ainda carregam um pensamento machista.”
Cultura em movimento
Um mês antes de resolver questionar o machismo de setores do tradicionalismo, Shana Müller escreveu um artigo no jornal “Zero Hora” afirmando que “em tempos de empoderamento feminino, é indispensável entender o gênero nesse fenômeno cultural” dentro do ambiente regionalista.
Após ela mexer nesse vespeiro, outras vozes sentiram-se representadas para fazer deslanchar o debate.
O historiador Tau Golin, da Universidade de Passo Fundo, já analisou diversas letras com temática ligada ao gauchismo e constatou que as canções mais populares geralmente se baseiam no que ele chama de modelo animalesco, machista e violento do gaúcho. “É assustador a quantidade de músicas em que simplesmente não há relação humana, mas grosseria da pior qualidade”, ponderou Golin.
Com informações BBC.

Escrevendo Histórias: Abertas as inscrições para o Crianças e Jovens do Rio Grande





Tendo por objetivo principal o exercício da produção textual e gráfica, bem como da autoexpressão do aluno, o Programa Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias chega a sua 25ª edição. Neste ano, o projeto reúne em livro trabalhos de gêneros literário - como poesia, conto e crônica - e artístico de estudantes da rede estadual de ensino de todas as regiões do Estado.
As produções são divididas por categoria. Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, os trabalhos podem ser apresentados por meio de desenhos, em produções individuais, enquanto que os demais níveis podem apresentar suas produções nos diferentes gêneros literários (poesia, conto, crônica, HQ, etc.), acompanhados ou não de ilustrações criadas pelo autor.
Os interessados em participar devem encaminhar seu projeto - em folha tamanho A4 - para o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares até o dia 27/5. Os trabalhos devem ser produzidos em sala de aula, recebendo a orientação de um professor responsável. Todos eles passarão por uma Comissão Técnica Julgadora organizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que ficará responsável pela avaliação, seleção dos principais destaques.
Posteriormente, os trabalhos selecionados serão incluídos na nova edição do livro “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”. Os jovens escritores contemplados ainda participarão de dois momentos festivos, um na Secretaria Estadual da Educação e outro na Feira do Livro de Porto Alegre.
Mais informações podem ser obtidas no portal eletrônico da Seduc. 

Karine Ruviaro