terça-feira, 8 de novembro de 2016

Paralisação dos auditores fiscais gera transtornos

Daiany Mossi

A paralisação dos auditores da Receita Federal está afetando o transporte de cargas em todo o País. Em Santa Catarina, a Justiça Federal concedeu uma liminar à Federação das Indústrias na última sexta-feira, para assegurar a movimentação de mercadorias no Complexo Portuário do Itajaí. 
Em Uruguaiana, centenas de caminhoneiros aguardam liberação na fila do Porto Seco Rodoviário debaixo de um sol de quase 40ºC, sem água e sem acesso aos banheiros. Há veículos aguardando liberação a mais de uma semana.
A paralisação é em protesto contra o projeto de lei 5864/2016. A proposta desmonta a estrutura funcional dos cargos, permite que a Receita Federal seja administrada por indicação política, reduz a autonomia dos auditores-fiscais e compartilha a autoridade tributária e aduaneira com outros servidores. O que, no entendimento dos auditores, “cria o caos” e inviabiliza operações de combate à corrupção.
Em nota, quando deflagrada a greve, os auditores afirmam que “o desmonte da Receita Federal prejudica tanto a União como os estados e os municípios, que perdem os recursos do Fundo de Participação e deixam de investir em educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e programas sociais”, avaliam. 

0 comentários: