terça-feira, 8 de novembro de 2016

Confira a proposta de governo da nova administração

Ronnie Mello e Brasil Carús apresentaram um plano de governo ‘sucinto, porém, objetivo’, e se dizem abertos ao diálogo a fim de garantir uma gestão democrática, em prol de uma nova Uruguaiana

Gabriela Barcellos

A partir de 1º de janeiro, Uruguaiana estará sob nova gestão, sob o comando do jovem prefeito eleito Ronnie Mello (PP) e do experiente vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), que já governou nosso município em duas ocasiões.
A aposta dos dois partidos agradou e outras seis agremiações formaram a coligação ‘União Pela Mudança’: Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da República (PR), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Verde (PV) e Partido Trabalhista Nacional (PTN).
A eleição dos dois, com 63,02% dos votos ou 28 305 votos, demonstrou a insatisfação com a atual administração e a confiança em uma nova proposta de governo, intitulada ‘Um Novo Tempo, uma Nova Uruguaiana’, que recebeu críticas ao longo de toda a campanha eleitoral, especialmente por possuir apenas quatro páginas e foi defendido pelos candidatos como ‘sucinto, porém, objetivo’. Nas linhas que seguem, o Jornal CIDADE fez um apanhado das propostas constantes no plano de governo, descrito por Ronnie e Carús como “de caráter flexível e dinâmico, com responsabilidade e a firme determinação de executar uma gestão democrática, no atendimento às necessidades e expectativas dos uruguaianenses.
No documento, Ronnie e Carús pregam como pilares a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e reconhecem que realidade que se configura é desafiadora, conforme eles, não havendo espaço para o modelo convencional de administrar e exigindo inovação.
Para tal inovação, o plano de governo propõe:
- Racionalizar a estrutura administrativa da Prefeitura, otimizando resultados para privilegiar as atividades fins através de: eficiente captação de recursos, controle e gerenciamento da execução orçamentária, desburocratização dos processos internos e externos, adoção dos benefícios tecnológicos, atuação técnica especializada.
- Planejar o orçamento em busca da recuperação da saúde financeira do município, associando a capacidade de investimento e a manutenção dos serviços públicos, executando-o com credibilidade e transparência no efetivo pagamento das despesas.
- Corrigir distorções aplicando a correta incidência dos tributos municipais, sem aumentar a carga tributária; controlar, fiscalizar e garantir que o município obtenha os tributos, a devida transferência e repasses dos recursos estaduais e federais e, incrementar as finanças municipais pela intensa captação de recursos de programas governamentais.
- Implantar uma cultura organizacional inclusiva no ensino municipal, com pertinência, relevância e equidade, de modo que as unidades de ensino sejam Escolas de Referência.
- Instituir uma política de saúde resolutiva, através da reestruturação e da integração de ações e serviços que contemplem uma assistência eficiente e humanizada.
- Manter e apoiar, oferecendo as melhores condições de atuação, às forças de segurança, para a proteção da integridade da pessoa e acesso pleno aos direitos fundamentais, qualificando os meios e recursos de prevenção, inibição, neutralização e de repressão, implementando o profissionalismo dos agentes e comungando esforços para a gestão integrada.
- Assegurar direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de um serviço de assistência social qualificado e humanizado, para promover condições dignas de vida e exercício pleno da cidadania, incluída a formação geral e a qualificação profissional.
- Estabelecer uma política de desenvolvimento sustentável pela melhor e responsável utilização do meio ambiente, enquanto fonte inigualável de recursos, com destaque ao Rio Uruguai, arbitrando formas adequadas de tratamento e destinação dos resíduos sólidos e líquidos que interferem no ecossistema; e desenvolver um processo amplo de educação ambiental em todos os setores da sociedade.
- Assumir a responsabilidade do desenvolvimento e acesso aos bens culturais, contemplada a exploração do patrimônio municipal e implantar, apoiar e fomentar as diversas manifestações artísticas e culturais.
- Assumir o papel governamental na reestruturação, integração, ampliação e qualificação dos espaços e oportunidades de esporte e lazer, de forma proativa, com a assunção dos projetos e ações por profissionais da área, resgatando a cultura de que o esporte é o diferencial positivo no desenvolvimento pessoal e social.
- Respeitar o servidor público, implantando uma política de valorização financeira e aperfeiçoamento profissional, ciente de que o diferencial na prestação qualificada dos serviços públicos é o ser humano.
- Instituir no município uma política de estímulo à geração de empregos, dotando o distrito industrial da infraestrutura necessária ao seu pleno e regular funcionamento, implementando a concessão de incentivos para o produtor, para o empresariado local e para a atração de novos empreendimentos que contemplem os diversos setores econômicos, bem como através da exploração de novas opções de negócios, investindo no turismo multissetorial e fomentando o empreendedorismo para a elevação da renda per capita.
- Transformar a cidade com obras e serviços, além de todas as ações que geram o desenvolvimento, objetivando o bem-estar dos uruguaianenses e a qualificada e inclusiva mobilidade urbana e rural, incluído todos os espaços de uso público.

0 comentários: