sexta-feira, 29 de julho de 2016

Juventude dos anos 80 é convocada para campanha das hepatites virais

Daiany Mossi

Com o polêmico slogan: Se você curtiu os anos 80, faça o teste das Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Uruguaiana inicia oficialmente nesta segunda-feira, a Campanha de Prevenção a Doença. 
Com foco nas pessoas com mais de 40 anos de idade, a campanha traz a mensagem no material informativo que a secretaria distribuirá nos postos de saúde e em pontos estratégicos, como o Porto Seco de Uruguaiana. 
Conforme a Secretaria de Saúde, Saionara Marques, o público-alvo, mais de 40 anos, foi estabelecido porque não havia disponibilidade da testagem para hepatite C antes de 1993. Naquela época, também as campanhas de prevenção a fatores de risco como sexo desprotegido, utilização de materiais e instrumentos não esterilizados tinham alcance reduzido. 
As hepatites virais são provocadas por vírus que atacam o fígado, causando inflamação. No Rio Grande do Sul, em 2015, foram confirmados 1.797 casos de Hepatite B e 2.881 casos de Hepatite C. São causadas por diferentes vírus, sendo os mais comuns o B e C, transmitidos principalmente por meio do sangue. A hepatite A tem baixa incidência e um dos motivos do seu controle é a vacinação infantil. Em 2015, foram registrados 76 casos no estado. 
As principais formas de contágio das hepatites são o compartilhamento de materiais cirúrgicos, de manicures, odontológicos ou de tatuagem, de higiene pessoal, material para uso de drogas injetáveis. No caso da hepatite B, por relação sexual sem o uso de preservativo. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto, a chamada transmissão vertical. 
O diagnóstico dos casos pode ser feito na Atenção Básica de Saúde, e complementado nos Serviços de Atendimentos Especializados às Hepatites Virais. O SUS oferece tratamentos para as hepatites B e C, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A secretaria Saionara salienta que ao longo do ano os uruguaianenses também tem acesso ao teste rápido, disponível no posto de saúde central. Em alguns minutos, o paciente tem o resultado liberado e caso haja a suspeita de hepatite, ele será encaminhado a um médico.

0 comentários: