sábado, 16 de maio de 2015

Legislativo busca criação de conselho da igualdade racial


A Câmara de Vereadores sugeriu ao Poder Executivo a criação de um novo conselho municipal, este direcionado à promoção da igualdade racial.
A sugestão foi apresentada pelo vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves, o Dudu do Samba (PMDB) na sessão ordinária de quinta-feira, 14/5, a aprovada pelos demais parlamentares. A solicitação foi encaminhada ao prefeito Luiz Augusto Schneider em forma de indicação. O chefe do Executivo pode aceitá-la ou não. Desde que assumiu a Prefeitura, Schneider reativou diversos conselhos que não atuavam há anos. Ele também criou, em parceria com o próprio vereador Dudu, o Gabinete Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Uruguaiana (GMPIR).
A intenção é fomentar a promoção de políticas públicas visando à igualdade racial e ações afirmativas de valorização e reconhecimento da participação histórica das populações negras e outras etnias vulneráveis à discriminação, reconhecendo-as como agentes sociais de produção de conhecimento, riqueza e estimulando a preservação de suas manifestações e inserção na sociedade.
Para Dudu, o Conselho deverá ser aliado ao Gabinete Municipal de Promoção à Igualdade Racial para impulsionar a participação popular para o bem estar, educacional, cultural, econômico e político, além de possibilitar a captação de recursos para o desenvolvimento das atividades.

0 comentários: