segunda-feira, 20 de abril de 2015

Secretaria da Saúde confirma surto de dengue no RS

Após a confirmação de 58 novos casos no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou surto de dengue na Região Noroeste do estado. Segundo a Vigilância Epidemiológica, uma força-tarefa trabalha para tentar conter a doença nos municípios infestados pelo mosquito transmissor.
Em balanço divulgado na terça-feira, a secretaria confirmou 237 casos no estado, sendo 171 autóctones, contraídos em território gaúcho, e 66 importados. Do total, 137 ficam no Noroeste. 
Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Myrian Ventura, o clima da região contribui para o aumento no número. Porém, a população deve ficar atenta para ajudar no bloqueio ao mosquito.
“É uma região extremamente quente. Úmida e quente. É uma doença sazonal, no verão prolifera”, aponta. “Mas as ações que fazemos acontecem o ano todo. A população deve evitar que haja água parada e, diante de sintomas como febre alta, manchas, náuseas e dor arredor dos olhos deve procurar uma unidade de saúde”.
No mesmo período do ano passado, o Rio Grande do Sul havia registrado 55 casos confirmados da doença, dos quais 38 eram autóctones. Desde o início de 2015, foram notificados 1325 casos suspeitos de dengue.
O município de Caibaté, nas Missões, registra o maior número de casos de dengue: 84, todos autóctones. 
Em seguida, aparece Panambi, no Noroeste, com 34 casos no total, seguido por Porto Alegre, com 21 casos no total.

0 comentários: