segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Susepe determina fim das revistas íntimas

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19) determina o fim de revistas íntimas em casa prisionais do Rio Grande do Sul, informou a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 
De acordo com o órgão, a implementação da medida se tornou possível após penitenciárias receberem equipamentos para scanner corporal, adquiridos com investimento de quase R$ 500 mil, além de portais e raquetes detectores de metais, herdadas da organização da Copa do Mundo.
O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, diz que todas as casas prisionais do estado deverão estar aptas a cumprir a portaria até o início de dezembro. Segundo ele, os novos sistemas oferecem o mesmo grau de segurança da revista íntima. “Com os detectores de metais e scanners, não haverá a possibilidade de entrada de armas. 
Além disso, se submetia ao vexatório pessoas que não estão condenadas a nenhuma tipo de pena. É uma questão de respeito”.
No mês passado, a Justiça já havia determinado a proibição das revistas íntimas no Presídio Central de Porto Alegre, o maior do estado, e atualmente em fase de desocupação para ser demolido. A medida começar a valer a partir do dia 1º de dezembro.

0 comentários: