segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Professores aprovam sindicalização da Apemu

A Associação dos Professores e Especialistas em Educação de Uruguaiana (Apemu), agora é sindicato. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na quarta-feira, 19/11, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O assunto era tratado desde 2013, quando uma assembleia previa foi realizada, tendo somente um voto contrario a sindicalização.
De acordo com a presidente da Apemu, professora Dirce Gracioso Soares, a eleição para a primeira diretoria ocorre em 13 de dezembro e, a partir de então, serão realizados os trâmites administrativos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a fim de registrar o sindicato. Ele explica também que a associação Apemu continuará atuando,com a finalidade assistencialista. “Até então a Associação tinha também uma atuação reivindicatória”, destaca Dirce.
Para a Presidente, a criação do Sindicato é “um processo natural de emancipação”. “Desde sua fundação, há 25 anos, a Apemu vem desenvolvendo a atividade de um sindicato, mas sem a legitimidade e a representação jurídica que é permitida somente aos sindicatos”, explica Dirce.
Mesmo com a fundação do Apemu Sindicato, parte dos associados da Apemu, os servidores de escolas, optaram por continuar sendo representados pelo Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur). Com o novo sindicato, a categoria dos professores deixa o Simur, uma perda de cerca de mil representados.
Nesta terça-feira, 25/11, quando será votado em primeiro turno, o projeto de emenda a Lei Orgânica, que visa reduzir de 35% para 25% o percentual do orçamento municipal destinado à Educação, Simur e Apemu estarão juntos em uma manifestação na Câmara de Vereadores.

0 comentários: