sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Unipampa qualificará gratuitamente a produção de pescado

O Núcleo de Pesquisa em Ictiologia, Limnologia e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU) da Universidade Federal do Pampa, apresentou aos Vereadores um programa de fomento à piscicultura na região.
Emprego, renda e diversificação da economia estão entre os pilares da ação que compreende a capacitação de produtores rurais, pescadores e pessoas ligadas ao agronegócio, com amparo técnico da Universidade diretamente nas propriedades.
A ação também contempla um curso gratuito, em módulos, a ser iniciado em 2015, abordando legislação ambiental, controle da qualidade do pescado, espécies da região, sanitarismo, possibilidade de exportação e reprodução, completando o ciclo para a qualificação da produção.
O professorMarcus Querolsalientou o potencial lucrativo do cultivo de pescado, considerando o potencial hídrico da região e das boas condições físicas das propriedades. “Com um cálculo simples, estimamos alta lucratividade. 
Se produzido um peixe por metro quadrado, um tanque em média de 10 mil, com venda unitária de seis reais, teremos lucro bruto de R$ 60 mil. O investimento inicial é a construção de tanques, posteriormente o trato nutricional”, explicou o professor. “Poucas culturas são tão lucrativas”.
“Mesmo que nossa economia seja baseada na agropecuária, para o desenvolvimento não podemos fechar as portas para outras oportunidades”, frisou o presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello, ao demonstrar o apoio do Legislativo ao programa.

0 comentários: