sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Painel Ed.2346

O que sobrou em foco

Defesa Civil do Município e secretária de Obras iniciaram o trabalho de retirada do lixo deixado pela enchente deste ano. Começaram, mas mais de dois meses depois ainda não terminaram. Em vários pontos da cidade, os escombros do que um dia foi casa se mistura com a sujeira trazida pelas águas do Rio Uruguai – e as vezes com o lixo ali jogado pelos próprios moradores.

Mega-golpe
Até quando a Mega Park continuará “multando” quem estaciona no lado direito das ruas?

Independente
Na sede municipal do PSDB não existe nem um adesivo do tucano Aécio Neves e nem da senadora Ana Amélia. Só o casal imperial ocupa as paredes (vidros) da sede.

Simples
Desde o dia 4/9, novas atividades foram incluídas no Simples Nacional: (i) produção e comércio atacadista de refrigerantes, (ii) fisioterapia, (iii) corretagem de seguros, (iv) serviços advocatícios.

Simples II
Também há uma nova hipótese de vedação: relação de emprego entre sócio de empresa optante com aquele a quem contrata. Aguarda-se ainda a regulamentação do Limite Extra para Exportação de Serviços e as alterações na Substituição Tributária do ICMS.

Patriotismo
Em tempos em que o patriotismo anda escasso, Irani Fernandes, incumbido de fazer a locução na sessão solene alusiva à Semana Farroupilha, se mostrou profundamente emocionado durante o momento em que falava sobre o tema deste ano “eu sou do sul”. Houve lágrimas, inclusive de quem ouvia.

Impecável
Os discursos de homenagem da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, bem como o discurso sobre o tema deste ano, na sessão solene da Câmara, ficaram a cargo do professor Luiz Machado Stábile, orador da Comissão. Não é a toa que ocupa esta função. Stábile foi mais uma vez impecável nas palavras.

Despercebido
A passagem do secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, passou completamente despercebida. Não houve sequer as tradicionais coletivas de imprensa.

Piquete no BPAF
O comandante do 1º BPAF inaugurou nesta semana o Piquete Aba Larga, nas dependências do Batalhão. A idéia foi da Patrulha Rural e, segundo o BPAF, está é a primeira vez que acontece. Haverá programação até a sexta-feira, quando um churrasco com todas as sessões encerrará as atividades.

Cinema I
O Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta até 30/9, sessões gratuitas de cinema, na sede do Sesc. As apresentações ocorrem aos sábados, às 16h e às terças-feiras, às 19h.

Cinema II
Serão exibidos os longas “Histórias que só existem quando lembradas”, de Julia Murat e “Esses Amores”, romance francês dirigido por Claude Lelouch.

Dupla
Quando se some o Gagá, aparece o Gugu. Ambos falastrões, mentirosos e de pouca coragem.

Livros
A Feira do Livro de Uruguaiana acontece neste ano entre os dias 30/11 e 7/12, na Praça Barão do Rio Branco. O patrono desta edição será o escritor e poeta Carlos Omar Villela Gomes, natural desta cidade.

Feira
Acontece entre os dias 10 e 12 de outubro a Feira das Etnias – que também inclui raças – na Praça Barão do Rio Branco. Lions Clube Três Fronteiras, Lions Clube Uruguaiana e a Sociedade Árabe-Palestina participam, além do Movimento Negro.

Lançamento
O professor e escritor Pedro Xavier Duarte lança neste dia 25/9 o livro Crônicas D’um Provinciano, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo. Haverá sessão de autógrafos às 17h.

Balé I
Seguem abertas até dia 30/9 as inscrições para o Balé Municipal, cujas atividades iniciam em abril. Podem se inscrever homens e mulheres maiores de 18 anos.

Balé II
Com 30 componentes, o Balé será dirigido pelos bailarinos argentinos Mabel Pimental e Oscar Murillo, fundadores do Balé de Brandsen, de Buenos Aires e será criado a partir de um convênio entre a Prefeitura e a Associação Pró Arte e Cultura.

Casas
Agora a moda são as casas. Tem a Casa da Marina, a Casa da Ana Amélia. Uruguaiana teve uma casa bem mais famosa e frequentada: A Casa do Ivo.

Dúvida
Para quem e quando aquela ex-primeira-dama doou seu salário, conforme o prometido?

Duodécimo
Município em crise, mas a Câmara continua recebendo o seu, antes mesmo do vencimento. O duodécimo, parcela dos 6% oriundos de impostos, pertencente ao Legislativo, foi pago na terça, 16/9, no valor de R$ 629 mil.

Faltaram
Dos onze vereadores que compõem a Câmara de Uruguaiana, apenas quatro – Ronnie, Egídio, Irani e Marcelo Lemos – estiveram presentes na sessão solene alusiva à Semana Farroupilha. E os demais? Cadê o orgulho de der do Sul?

Segurança na Fronteira
Em Uruguaiana para cumprir agenda na delegacia local da Polícia Federal, o adido da instituição em Buenos Aires, delegado Valdinho Caetano, o delegado José Monteiro, adido adjunto e o adido civil, Helton Miranda, estiveram no Gabinete do Prefeito na manhã de ontem, 17/9, acompanhados pelo delegado André Luiz Epifânio e pela vice-cônsul do Brasil em Libres, Márcia Monteserrat Pereira. A cooperação entre os órgãos de segurança brasileiros e argentinos foi um dos temas tratados, bem como ações visando evitar transtornos como filas e engarrafamentos em função do previsto alto número de turistas ingressando no Brasil por nossa fronteira.

Cansaço
Descobriram a origem das expressões de cansaço da candidata Ana Amélia quando de sua recente passagem por Uruguaiana. Um discurso longo e chato, de um ex-prefeito.

Bolsa Família
Segundo levantamento de 2013, o Brasil tem 200,4 milhões de habitantes. Deste povo todo, 23,8% recebe o Bolsa Família. Há estados em que o percentual chega a 50% da população.

0 comentários: