terça-feira, 26 de agosto de 2014

Schneider anuncia medidas de integração com Paso de los Libres


Uma reunião entre o prefeito Schneider e o Consulado Argentino discutiu medidas de integração entre Uruguaiana e Paso de los Libres, que, de acordo com o cônsul da Argentina em Uruguaiana, ministro Alfredo Ortiz Baeza, é o único ponto de fronteira que ainda vive dificuldades de integração. A reunião teve ainda a participação do cônsul adjunto, ministro Alejandro José Massuco, e dos secretários municipais Rubens Montardo Junior (Cultura), Fernando Alves (Governo) e Jorge Lopes (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho).
As medidas ainda serão estudadas, mas já foram anunciadas pelo prefeito Schneider em sua página no Facebook. Uma nova reunião deve ocorrer, desta vez com o Governo de Corrientes, para discutir as medidas a serem empregadas, que contemplam várias áreas. 
Saúde
Esta é a área que gera maior expectativa, em razão da atual situação de saúde no município. A medida consiste na disponibilidade de atendimento para brasileiros na rede pública de saúde libreña e vice versa. Recentemente a cidade vizinha inaugurou um bem equipado hospital, referência em vídeolaparoscopia e que está recebendo novos cirurgiões.
Educação
Alguns anos atrás, a escola Elvira Ceratti participava do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, juntamente com uma escola de Libres. O programa consiste na troca de professores para realização de determinadas atividades e o ensino bilíngue. Entre as medidas está a retomada do projeto.
Cultura e desenvolvimento
Há ainda o objetivo de promover eventos com a participação dos dois países, espetáculos em conjunto e apresentações de artistas argentinos em Uruguaiana e a realização de eventos que possam integram os povos com a cultura do outro país.
Outra questão que integra o conjunto de medidas é o desenvolvimento econômico. Neste aspecto, o turismo será uma das áreas a ser fomentada.

0 comentários: