terça-feira, 26 de agosto de 2014

Pesquisa que revela reprovação da população ao SUS é um ‘desserviço’, diz governo

O ministério da Saúde divulgou nota com novas críticas à pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que mostrava má avaliação do sistema de saúde pública. Na nota, o ministério afirma que o CFM tem uma “obsessão” em relação ao programa Mais Médicos. Eis a nota do ministério:
“A obsessão do CFM (Conselho Federal de Medicina) contra o Mais Médicos acabou cegando a entidade e seu senso de responsabilidade.
A maneira tendenciosa e distorcida pela qual o CFM analisou e divulgou a pesquisa de opinião na terça-feira (19) é um desserviço ao SUS (Sistema Único de Saúde). A atitude desrespeita e denigre o esforço de milhões de gestores e profissionais que atuam na rede pública e privada de saúde, como os próprios médicos. A pesquisa, se analisada com seriedade, poderia trazer contribuições para o aperfeiçoamento do sistema de saúde brasileiro, nas suas esferas público e privada.
Com o uso político da pesquisa, perde-se a oportunidade do CFM contribuir nesse debate. A entidade induz ao erro quando afirma que 93% da população atribuiu uma nota negativa ao sistema de saúde. Uma observação clara da pesquisa mostra que 74% deram notas superiores a 5 para os serviços ofertados. Não há dúvida que, ao apontar que 96,7% dos entrevistados teve acesso aos serviços de saúde, a pesquisa permite dizer que União, estados, municípios, prestadores de serviço complementar e parceiros estão no caminho certo para a garantia do direito constitucional à saúde.
Para avançarmos nesse processo, precisamos de pessoas responsáveis e entidades comprometidas com a saúde brasileira”.

0 comentários: