sábado, 30 de agosto de 2014

Mulher é presa ao tentar ingressar com drogas na PMU

Dois agentes da Susepe encaminharam na quinta-feira à Delegacia de Polícia de Uruguaiana, uma mulher que havia tentado ingressar no complexo prisional com 17 gramas de crack. A droga estava escondida da vagina da acusada e seria entregue ao seu companheiro que está preso. 
Depois do registro feito na DP, a mulher voltou à Penitenciária, agora na condição de presa e não de visitante.

Unipampa confirma Medicina em Uruguaiana

Curso poderá começar em 2016
A reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ulrika Arns, confirmou a implantação do curso de Medicina no campus de Uruguaiana. A anúncio foi feito ontem, 29/8, em reunião com o prefeito Luiz Augusto Schneider e o secretário de Governo, Fernando Alves.
Secretário Fernando Alves, pref. Luiz Schneider,
reitora Ulrika Arns, prof. Elena Mello e
prof. João Kleber de Andrade, diretor do campus Uruguaiana.
Conforme Ulrika, o curso de Medicina foi confirmado esta semana, em reunião com o ministro da Educação, Henrique Paim, e mesmo sem uma data definida, há grande possibilidade de implantação em 2016. “A data será de acordo com a estrutura, pois não vamos implantar sem a estrutura adequada, mas a implantação em Uruguaiana já está definida - a cidade foi contemplada”, garantindo a necessidade e o interesse em consolidar Uruguaiana o pólo de saúde da Instituição.
O prefeito Schneider destacou a importância da implantação do curso de Medicina para oportunizar aos nossos jovens estudar e seguir esta profissão com a opção de trabalhar perto de casa.
A Reitora também confirmou a breve implantação de um Doutorado na área de bioquímica.

Transporte
Durante a reunião, o prefeito Luiz Augusto Schneider comprometeu-se em resolver a delicada situação do transporte público que atende o campus da Unipampa. Haverá uma reunião com a empresa que opera a linha já na próxima semana.

Iluminação
O Prefeito destacou o compromisso do município em proporcionar infraestrutura adequada ao funcionamento da Unipampa, detalhando o investimento em iluminação da rodovia federal BR-472, desde o trevo de saída para a Barra do Quarai até o campus da Universidade. A rede está sendo restaurada e o Executivo já adquiriu, inclusive, a maior parte do material necessário.

Ed. 2338

  1. Instituições democráticas‏
  2. Em foco: Quem é dono, participa
  3. Instalação
  4. Carga
  5. Tática
  6. 30 Horas I
  7. 30 Horas II
  8. Rock
  9. Upgrade I
  10. Upgrade II
  11. Farroupilha
  12. E a dívida?
  13. Investimento histórico I
  14. Investimento histórico II
  15. Museu do Piá
  16. Placa
  17. Balé
  18. Mercado Público
  19. Desfile I
  20. Desfile II
  21. Volantes
  22. Reitora confirma vinda do curso e diz que implantação pode ocorrer em 2016
  23. Schneider se reúne com secretário estadual de obras
  24. TRE realiza treinamento de mesários pela internet
  25. Suspensas inserções de TV da coligação de Dilma Rousseff
  26. Proposta prevê salário mínimo de R$ 788,06 para 2015
  27. Nova fase da vacinação contra o HPV começa na segunda
  28. 8º Logicom reuniu administradores de todo o Estado
  29. Inaugurada Vara de Família de Uruguaiana
  30. Greve na Argentina deixa caminhões brasileiros em Libres
  31. Atuação da OAB garante aumento de 600% em honorários de advogado
  32. Ação contra INSS deve ser precedida de requerimento administrativo
  33. Brasil tem mais de 202 milhões de habitantes, diz IBGE
  34. SUS terá aparelho para pessoas com diabetes e com lesões em vasos finos
  35. Júri popular absolve Policiais Rodoviários Federais
  36. Mulher é presa ao tentar ingressar com drogas na PMU
  37. Brigada prende acusado de furto
  38. Bandido leva mais de R$ 4 mil de farmácia
  39. Homem morre carbonizado
  40. Foragido é preso com crack
  41. PF prende homem com remédios controlados
  42. Lesão Corporal
  43. Queda de poste
  44. Ameaça
  45. Marido agredido
  46. Furto
  47. Poluição ambiental
  48. Roubo a pedestre I
  49. Roubo a pedestre II
  50. Roubo a pedestre III
  51. Ameaça
  52. Mais 1.159 professores foram nomeados pelo Estado
  53. Pesquisa põe Brasil em topo de ranking de violência contra professores
  54. LDB poderá prever plano de recuperação para alunos com baixo rendimento
  55. Trabalho de pesquisa estadual é levado a Londres
  56. Um pintor de historia em Uruguaiana
  57. Outras obras que retratam Uruguaiana
  58. 10 coisas que deixam uma mulher com ciúmes
  59. Caio Castro e Maria Casadevall voltam a contracenar
  60. Lucy Alves fará turnê nos Estados Unidos
  61. Fotos sensuais na internet
  62. Grêmio pode até ser excluído da Copa do Brasil e torcedores suspensos por 720 dias
  63. UFC anuncia primeira luta de evento no Brasil
  64. Dunga espera ‘o Neymar do Santos’ na seleção brasileira
  65. Abel confirma o volante Willians contra o Palmeiras

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Eleição presidencial: TSE modifica normas para propaganda em rádio

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu nesta terça-feira, 26/8, em sessão administrativa, ajustes na Resolução nº 23.404/2014, que trata da propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições de 2014 para o cargo de presidente da República. A petição aprovada ajusta a resolução do TSE para obrigar as emissoras de rádio a transmitir inserções a partir do protocolo do mapa de mídia no Tribunal. Esses documentos serão disponibilizados no Portal do TSE, em link próprio, cujo conteúdo deverá ser acessado por cada emissora de rádio para, obrigatoriamente, difundir a propaganda eleitoral no horário legalmente reservado para essa finalidade.
A decisão altera o artigo 40, caput e parágrafo 3º, da Resolução nº 23.404, e foi proposta pelas coligações “Muda Brasil” (PSDB, DEM, SD, PTB, PMN, PTC, PEN, PTdoB, e PTN), “Com a Força do Povo” (PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS PDT, PC do B e PRB) e “Unidos pelo Brasil” e pelo Partido Verde (PV) nacional. De acordo com os eles, este artigo estabelecia a obrigação de os partidos e coligações apresentarem mapas de mídia diários ou periódicos às emissoras de rádio, contendo informações sobre o que seria transmitido no horário eleitoral.
Os requerentes alegaram que algumas emissoras de rádio estariam colocando obstáculos à veiculação de inserções referentes à eleição presidencial, sob o argumento de que o parágrafo 3º do artigo 40 da resolução desobriga a responsabilidade de transmissão de programa quando não observado o prazo estabelecido nos parágrafos 1º e 2º do artigo.
Os partidos políticos e as coligações deverão apresentar os mapas de mídias no TSE com 48 horas de antecedência da veiculação da inserção. Para as transmissões previstas para sábados, domingos e segundas-feiras, os mapas deverão ser apresentados no TSE até as 22h da quinta-feira imediatamente anterior.

Câmara faz explanação sobre inclusão social


O trabalho da Câmara Municipal para garantir melhorias na acessibilidade e inclusão social de pessoas portadoras de deficiência física foi descrito na sessão ordinária de terça-feira, 26/8, durante apresentação integrando as atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e relatadas pelo vereador Irani Fernandes (PP), que vem atuando fortemente em prol da questão.
Estudantes do Instituto Estadual Romaguera Corrêa assistiram as manifestações em Plenário.
Entre o destacado, esteve o pleito junto ao Poder Executivo para investimentos na acessibilidade, como padronização de rampas, pracinhas com brinquedos adaptados e melhoramento da sede da Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR). Ainda o projeto de criação do Conselho Municipal voltado ao assunto e o apoio para manutenção do funcionamento das escolas especiais.
Os vereadores frisaram as limitações legais quanto a atuação do Legislativo, como o impedimento de gerar despesas ao Executivo para realizar as idéias propostas. “É uma satisfação podermos afirmar que esta é a Legislatura que mais trabalha pela inclusão”, considera a vereador Irani Fernandes. Uma solicitação do Vereadores foi recentemente aceita pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, que criou o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Na última semana, a presidente da Associação, Tânia Costa, declarou que, com a atual administração municipal, a Aadur vem recebendo, pela primeira vez, todo o apoio necessário.

Tradicionalismo: Semic faz reunião com entidades e promete fiscalização intensa

A secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic) esteve reunida com representantes dos centros e piquetes de tradição gaúcha nesta semana, a fim de discutir a liberação dos alvarás de funcionamento, expedidos tanto pela Secretaria, quanto pelas secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, através da Vigilância Sanitária.
Conforme o secretário Jorge Prestes Lopes (Semic), o objetivo foi orientar os representantes sobre os passos que devem tomar, e avisou que a fiscalização será mais rigorosa neste ano. “O Ministério Público vem sendo cada vez mais firme nesta questão e, responsabiliza o município que concede o alvará, ou que não não concede, mas não fiscaliza”, explicou ele.
Prestes ressaltou que, em 2013, houve correria, já que muitas entidades tradicionalistas deixaram para fazer o encaminhamento de última hora. “Precisamos evitar que tal situação ocorre novamente, pois gera transtorno para ambos os lados”, frisou.
A reunião ocorreu no salão de atos do Centro Administrativo II e teve a presença do diretor da Semic, Vilmar Carabajal, do chefe de fiscalização, Eugenio Fernandes, da farmacêutica Raqueli Bittencourt (Vigilância Sanitária) e do biólogo Luiz Bortoluzzi, técnico da secretaria de Meio Ambiente, além do presidente do Movimento Tradicionalista, Ricardo Lima, e de aproximadamente 25 entidades.
Além dos alvarás expedidos pelo município, os CTGs e piquetes também precisam do alvará do Corpo de Bombeiros, concedido após a apresentação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).

Prefeitura segue entregando casas aos flagelados


A Prefeitura segue entregando casas volantes para famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Uruguai e que camprovadamente perderam suas residências em razão da enchente. Mais duas famílias foram contempladas,
No bairro Cabo Luiz Quevedo, Anderson Costa Dalcanal, que vive com a mulher e dois filhos pequenos, recebeu uma das casas. A entrega foi feita pelo prefeito Luiz Augusto Schneider e pelo secretário da Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, acompanhados por servidores da secretaria de Obras e de representantes do Conselho Municipal de Habitação.
No final da tarde, a senhora Gleide Cristina Cardoso Davila, moradora da Rua Vasco Alves, foi beneficiada. O secretário de Meio Ambiente, Rogério de Moraes, também participou desta entrega.
A expectativa é de que sejam entregues quatro casas por semana. Até o momento, foram compradas 57 unidades, com recursos próprios do município. As casas medem 2,5 x 5 metros e são de madeira pinus machimbrado.

Câmara aprova Apoteose como laranja do Carnaval 2015

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que autoriza a celebração de Termo de Convênio entre o município e a Sociedade Recreativa e Cultural Apoteose do Samba. O projeto foi apreciado na sessão ordinária de terça-feira, 26/8, e apreciado em regime de urgência urgentíssima. 
O projeto aprovado autoriza que a escola Apoteose – única ficha limpa no Carnaval de Uruguaiana – a comercializar os ingressos e bares da avenida, o direito de arena (patrocínios) e atividades correlatas, bem como a comercialização do uso de imagem, receber patrocínios e doações para custear despesas do evento, ou seja, realizar o trabalho antes feito pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) que não quis continuar com o convenio depois de ter sido acionada judicialmente por uma funcionaria da Comissão de Carnaval, que ninguém contratou, e ter tido seu nome ‘jogado na lama’.
O Executivo disse ter havido consentimento das demais agremiações carnavalescas quanto a nova conveniada. É de responsabilidade da entidade adotar as providências para dar continuidade a comercialização de ingressos e bares da avenida para, com expressa autorização da Comissão de Carnaval e seu Conselho Consultivo, providenciar os repasses de recursos financeiros às escolas de samba credenciadas para o Carnaval de Uruguaiana.

Projeto da AES Sul realiza seminário em Uruguaiana

O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar reunirá educadores de sete municípios no Ginásio do Sest Senat, a fim de engajá-los a sua proposta educativa que busca despertar a consciência e boas práticas ambientais
Foi com o objetivo de educar para transformar que a AES Sul idealizou para o Rio Grande do Sul o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar. Um projeto educativo voltado à sustentabilidade, destinado às comunidades da sua área de concessão, em especial estudantes e professores da rede pública de ensino. Neste segundo ciclo, de maio de 2014 a junho de 2015, serão desenvolvidas 332 ações sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana em 70 municípios gaúchos. Uruguaiana irá sediar o quarto Seminário Regional de Educação, desta segunda etapa, preparado especialmente para professores de sete cidades da região. O encontro acontece na próxima terça-feira (02), no Ginásio do Sest Senat (Rua Perimetral Oeste, S/N – Cidade Nova), das 8h30min às 17h. 
Neste dia, durante a manhã, os docentes terão a oportunidade de conhecer a proposta educativa e, vivenciar e interagir nos experimentos científicos que abordam o uso eficiente e seguro da energia elétrica, o uso consciente da água, o descarte correto dos resíduos e a mobilidade urbana. Nos territórios científicos o público participa realizando um circuito, que é intercalado com os esquetes teatrais, os quais abordam os temas de forma lúdica e dinâmica. Durante a tarde, na Unopar (Rua Duque de Caxias, 3148), participam de uma oficina multidisciplinar relacionada aos eixos temáticos, entre as sete disponíveis Desta forma, o AES Sul na Comunidade busca tocar a consciência a partir das ações vivenciadas. Despertar em cada participante e nos grupos a vontade e a atitude de fazer a sua parte, de contribuir para uma vida melhor, com qualidade. 
Em Uruguaiana, os estudantes das escolas públicas municipais e estaduais terão 10 dias de ações. No dia 03 de setembro, o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar estará na EMEI Vasco Prado (Rua Setembrino de Carvalho, 162 – Bairro Vila Júlia), à disposição da rede municipal de ensino. Nos períodos de 20 a 24 de outubro e, 08 a 11 de dezembro, a iniciativa voltará a Uruguaiana para atender, durante nove dias, alunos e professores de toda rede pública escolar. E, pensando em colaborar com o desenvolvimento de um ensino transformador, que instigue e desperte a curiosidade no descobrir, todos os participantes recebem materiais pedagógicos.

Alunos de Uruguaiana são premiados em Feira

Desenvolver projetos inovadores, aliando conhecimentos teóricos e práticos, é uma das premissas do Senac-RS. Para oportunizar a apresentação destes novos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, o Senac-RS realizou, de 20 a 22 de agosto, a 5ª Feira de Projetos, que este ano teve como tema “Construindo Soluções”.
Entre os trabalhos apresentados na Feira estava “Utilização dos Recursos Hídricos Desperdiçados para os Fins Não Potáveis”, realizado pelos alunos Alisson Barbosa Thomaz, Andressa Tellechea Rodrigues e Taís Rios Brum, do Senac Uruguaiana. 
O projeto foi premiado com o 3º lugar na categoria Curso Técnico.
O evento aconteceu no Centro de Eventos da Sogipa, em Porto Alegre, reunindo 102 trabalhos de 32 Unidades do Senac de todo o Estado.

Aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV começa segunda-feira

Começa dia primeiro de setembro a aplicação da segunda dose da vacina contra o vírus do Papiloma Vírus Humano (HPV), para a prevenção do câncer do colo do útero. Todas as garotas entre 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose da vacinam devem procurar a Unidade de Saúde para tomar a segunda dose.
Após as duas doses, a menina somente tomará a terceira dose após cinco anos. A vacinação terá como meta prevenir contra o câncer de colo de útero de 80% das 5,2 milhões de meninas que formam o público-alvo da campanha.
O HPV ou Papiloma Vírus humano (Human papillomavirus) é um vírus de transmissão sexual, considerado uma doença sexualmente transmissível (DST) e pode provocar lesões de pele ou mucosa uterina.
Essa vacina protege contra quatro tipos de HPV. O câncer mata hoje quatro mil e oitocentas mulheres por ano e os seus efeitos são a longo prazo. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.
A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.
Hepatite A
O Programa Nacional de Imunização está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação em 2014, com a introdução da vacina contra a Hepatite A.
A implantação desta vacina aconteceu agora no mês de agosto e já está disponível na Clínica de Saúde da Família do nosso município. O esquema vacinal é de dose única de 0,5 ml para crianças de 12 meses a menores de 02 anos de idade.
Caso a criança já tenha recebido uma dose da vacina na rede privada, não receberá uma segunda dose na rede pública uma vez que ela será considerada imunizada.

Padaria é assaltada mais uma vez

A padaria Etcheverria foi mais uma vez assaltada na tarde de ontem. Nos últimos anos, a padaria já foi alvo dos assaltantes pelo menos cinco vezes. 
Segundo a Brigada Militar, os bandidos desta vez estavam numa motocicleta e armados de revólveres. Ao entrarem na padaria, eles renderam os atendentes e exigiram que o dinheiro existente em caixa fosse entregue. 
Depois, fugiram em direção ao Morro do Piolho. 
A Brigada Militar fez buscas, mas até o fechamento desta edição, os bandidos não haviam sido localizados. 
Agora, a Polícia Civil assumiu o caso.

PC apreende roupas roubadas que estavam sendo trazidas para Uruguaiana


Ação da Polícia Civil de Itaqui, coordenada pela Delegada Elisandra Mattoso Batista, com apoio da Defrec de Uruguaiana, resultou na apreensão de mais de duzentas e cinquenta peças de roupas e uma pedra de crack. Na madrugada de terça-feira, foi abordado um veículo que vinha da cidade de São Borja, sendo que no interior deste foram encontradas diversas sacolas contendo peças de roupas. O veículo era tripulado por três indivíduos, sendo C. M. R., de 28 anos de idade, sua companheira L. da R. da S., vulgo “INDIA”, de 31 anos de idade, e J. F. O. de A., vulgo “Veterano”, com 35 anos de idade.
Os ocupantes do veículo relataram que as roupas eram procedentes do Paraguai, e que estavam sendo transportados para Uruguaiana, onde seriam comercializadas.
Ainda está sob investigação a procedência dos objetos apreendidos, sendo que existe a suspeita de que seja produto de Furto ocorrido na cidade de São Borja.

Traficante é preso ao levar drogas a Itaqui


A Polícia Civil de Itaqui prendeu em um ônibus que vinha da cidade de Uruguaiana, o indivíduo E. V. F. A., vulgo “BEBÊ”, de 19 anos de idade, por Tráfico de Entorpecentes. Ele é de Uruguaiana e levava drogas para revender naquela cidade. Agentes da Polícia Civil de Itaqui, sob determinação da Delegada Elisandra Mattoso Batista, foram verificar denuncia dando conta de indivíduos que vinham da cidade de Uruguaiana, em ônibus, com droga que seria comercializada nesta cidade. O ônibus foi abordado sendo os passageiros revistados, onde na mochila de “BEBÊ”, foi encontrada a droga apreendida, mais de quatrocentos gramas de maconha. “BEBÊ” foi conduzido a esta Delegacia, para confecção do Auto de Prisão em Flagrante.

Polícia está a caça de foragido


A Polícia Civil está a caça de um homem acusado de vários crimes, entre eles, vários assaltos. Michael Jonatan Silveira Rodrigues teve o seu mandado de prisão expedido nesta semana, sendo que após os últimos crimes cometidos ele desapareceu. As investigações que resultaram no mandado de prisão foram desencadeadas pelos agentes da Defrec. Quem tiver informações quanto ao paradeiro deste sujeito deve fazer contato com a Polícia Civil, através dos telefones 3413-5049, 3413-1951 ou 3412-1127.

Homem morre em acidente na Setembrino


Carlos Roberto Vieira, de 49 anos, foi vítima fatal de um acidente ocorrido na noite de terça-feira, em Uruguaiana, na Setembrino de Carvalho. Segundo a Brigada, ele estava a cavalo quando foi atropelado por um veículo Kadet. O fato ocorreu por volta das 21h e falta de iluminação no local, teria prejudicado a visibilidade do motorista. Além da pouca iluminação, a fluxo de animais em pista preocupa os moradores das imediações. 
Carlos Roberto foi sepultado na tarde de ontem.

Uruguaianense perde a vida em acidente no Paraná

Um homem morreu e três pessoas ficaram feridas em um acidente na BR 153, na conhecida Serra do Leão (PR), por volta das 16h30 dessa segunda-feira, 25. A colisão que aconteceu na manhã de segunda-feira, envolveu uma carreta com placas de Dois Vizinhos (PR) e um Kia V6 com placas de Uruguaiana. A ocorrência foi atendida pelas equipes do Corpo de Bombeiros de Porto União e União da Vitória. Os feridos que estavam no veículo Kia foram conduzidos para o Hospital São Camilo.
O uruguaianense Rodrigo Sbicigo, condutor do automóvel, morreu no local. O motorista da carreta nada sofreu. Rodrigo voltava de São Paulo, onde havia participado do Festival de Barretos.

Ugeirm lança campanha pela modificação da escala de plantão

Conforme a Ugeirm Sindicato anunciou uma nova campanha deve movimentar a Polícia Civil. Os plantonistas das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) querem o fim da escala de 24 por 72 horas, que sobrecarrega o cotidiano dos servidores. A exemplo do que foi feito em outras cidades do Interior, mudar para escala de 12 horas daria mais agilidade e reduziria a sobrecarga dos policiais, uma vez que o plantão da DPPA está exaustivo.
Todas as delegacias que ainda tenham escala de 24 por 72 horas, entrem em contato com a Ugeirm para agendar uma visita e conversar sobre a viabilidade da alteração para o plantão de 12h.
As novas leis como a Lei Maria da Penha, os novos Códigos de Trânsito e de Armas tornaram o trabalho do plantão mais complexo e muito mais moroso. Isto acarreta um enorme acúmulo de serviço. Para amenizar a situação, é necessário, pelo menos, dobrar o número de policias plantonistas.
O Secretário de Segurança também considera a escala de plantão 24 por 72 horas um absurdo “Não é eficiente para ninguém esses plantões de 24 horas, ninguém ganha com isso”, afirmou Airton Michels aos diretores da Ugeirm, no dia 7 de julho. A Ugeirm já encaminhou a pauta à SSP/RS. O PL 217/05 alterou dispositivos da lei 8.178/86 e possibilita a redução dos plantões policiais para 12 horas por opção do chefe imediato. 
Os agentes estão sujeitos a excessos de trabalho e até dificuldade em se ausentar da delegacia para almoçar e jantar. O desgaste causa problemas de saúde, devido ao longo tempo de estresse e tensão que os policiais são submetidos. A falta de efetivo nas delegacias também aumenta o problema. Melhorar as condições de trabalho dos policiais para um plantão mais humano permite atendimento com mais qualidade à população. 
A Ugeirm defende que a PC deve priorizar o serviço de plantão disponibilizando mais servidores para preencher a deficiência de pessoal desse setor e adotar a escala de 12 horas. É desumano obrigar um trabalhador permanecer 24 horas ininterruptas trabalhando. Perde o servidor, a PC e a sociedade.

Painel Ed.2337

Em foco: Pegando fogo

Mais uma vez o Lixão de Uruguaiana pega fogo. São vários pequenos focos espalhados desde a entrada até o centro do local, que segue recebendo lixo mesmo com a determinação, por lei, de que fosse inutilizado, já que o município não tem condições financeiras para fazer o transbordo.

Infraero
A Infraero fez a entrega de 1,4 mil camisetas, com sua logomarca, o brasão do município e o nome da escola Moacyr Ramos Martins, à direção do educandário. A iniciativa integra um projeto social da Infraero e as camisetas serão usadas no desfile em homenagem a Semana da Pátria.

Reutilização I
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) recebeu mais de 840 materiais utilizados no Estádio Beira-Rio, provenientes do legado das estruturas complementares da Copa 2014. Entre os materiais estão carros coletores de lixo, mesas, cavaletes e cones de sinalização, extintores, portas de madeira, cooler, luminárias, pedestais e material hidráulico diverso.

Reutilização II
O Vida Centro Humanístico é um espaço de cidadania da FGTAS. Inaugurado em 1990 e situado em uma área de 120 mil m², atende usuários de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Engloba as atividades do Programa de Atendimento à Terceira Idade (Pati), que promove ações culturais, artísticas, esportivas, educativas e de lazer; e o Serviço de Atendimento Socioeducativo (Sase), que desenvolve ações lúdico-pedagógicas, recreativas e socioculturais para crianças e adolescentes, com idades entre seis e 11 anos, no turno inverso ao da escola. Dispõe ainda de biblioteca, telecentro e espaço para eventos.

Prêmio I
Os acadêmicos do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram do 1º Congresso Panamericano de Ciências Fisiológicas (Panam). O congresso aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, do dia 2 a 6 de agosto. A participação dos acadêmicos ocorreu com apoio financeiro que o grupo GPFis recebeu de editais externos para execução de projetos de pesquisa e extensão, como o PROEXT/MEC 2014 e o edital Novos Talentos da CAPES.

Prêmio II
Palestras, apresentações de trabalhos, workshop entre outras atividades estavam previstas na programação. A professora e líder do GPFis Pâmela ministrou um workshop, acompanhada das professoras Barbekka Hurtt (EUA) e Chaya Gopalan (EUA), sobre o uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino da fisiologia.

Nota Fiscal Gaúcha
Será realizado, na tarde de quinta-feira (28), na Secretaria Estadual da Fazenda, o 18º sorteio da Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Serão distribuídos 1.706 prêmios para cidadãos do Rio Grande do Sul, sendo o prêmio maior de R$ 500 mil. Também serão sorteados cinco prêmios em dinheiro no valor de R$ 20 mil, 200 prêmios de R$ 1 mil e 1,5 mil de R$ 200.

Nota Fiscal Gaúcha II
Além de prêmios em dinheiro, o cidadão também colabora com entidades sociais de sua escolha, que receberão recursos do Estado a partir da pontuação gerada pelas compras do consumidor. Desde o início da NFG, o Estado repassou R$ 31,7 milhões para 1.803 entidades sociais das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde. O programa já tem mais de 1 milhão de cadastrados. Para mais informações, acesse o site daNota Fiscal Gaúcha e a fanpage.

Nota Fiscal Gaúcha III
Os municípios gaúchos também podem organizar sorteios próprios, com o objetivo de incentivar a emissão de documentos fiscais nas suas localidades, e utilizar a plataforma da NFG. Para contar com essa facilidade, o município deve estar conveniado através do Programa de Integração Tributária (PIT) e formalizar a solicitação por meio de Termo de Adesão.

Cinema I
O longa Faroeste Caboclo se consagrou no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na noite dessa terça-feira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O filme de Rene Sampaio levou sete troféus, incluindo o de melhor filme. Flores Raras foi o segundo mais premiado, com quatro, e Serra Pelada o terceiro, com três.

Cinema II
O prêmio é realizado desde 2002 pela Academia Brasileira de Cinema e é considerado o Oscar Brasileiro. Segundo o Estadão, as escolhas foram feitas por 200 sócios, industriais e críticos. O público votou para escolher melhor filme nacional – Cine Holliúdy -, estrangeiro – Django - e documentário – Elena.

Estado Maior
Virou hábito por aqui dizer que advogado não pode ficar preso porque não há sala de Estado Maior. A Justiça discorda e, em recente julgamento, os desembargadores disseram que não há constrangimento ilegal na prisão de um advogado em cela especial individual — com instalações e comodidades condignas — pois o local cumpre a mesma função da sala de Estado Maior.

Rock
Acontece neste final de semana (30 e 31) a I Mostra Uruguaianense de Rock, na Concha Acústica César Passarinho, Parque Dom Pedro II. O evento é promovido pela secretaria de Cultura e acontece das 19h30min às 21h30min, com entrada franca.

Felipão
No próximo dia 12/9 acontece um Sarau Musical Especial, no Teatro Rosalina Paldolfo Lisboa, sob coordenação do músico Cléber Soares e realização do Boteco do Felipão. O evento acontece às 19h e será realizado em benefício do advogado Luiz Felipe da Silveira Oliveira.

4ª Vara
Será instalada nesta quinta-feira, 28/8, a 4ª Vara Cível da comarca de Uruguaiana. Ela ficará no sexto andar do Fórum Estadual e atenderá especialmente questões de família e sucessões.

Escondido I
Dilma e sua turma foram multadas em R$ 5 mil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela exibição de propaganda eleitoral gratuita, na forma de inserção na TV, com o nome do candidato a vice-presidente, Michel Temer, em tamanho bem inferior ao limite mínimo de redução do nome do vice em relação ao da Presidente. A representação foi da coligação de Aécio Neves.

Escondido II
As regras da propaganda a cargos majoritários estabelecem que os nomes de candidatos a vice-presidente ou a suplente de senador sejam divulgados de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 10% do nome do candidato a presidente ou a senador.

Fórum I
Acontece entre os dias 27 e 29 de novembro o I Fórum Internacional Dialogando com os Serviços de Saúde: um olhar para a humanização, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Fórum II
O Fórum é organizado pelo Hospital Santa Casa de Caridade, Unipampa, Prefeitura e Conselho Municipal de Saúde, com objetivo de aproximar os Serviços de Saúde favorecendo o diálogo e fortalecendo vínculos entre trabalhadores, usuários, estudantes e gestores.

Brique I
No dia 14/9 tem a segunda edição do Brique na Praça. O evento, que normalmente é realizado no primeiro domingo de cada mês teve de ser transferido para o segundo em razão do desfile alusivo a Semana Farroupilha.

Brique II
O evento acontece das 15h às 19h e reúne feira de artesanato e apresentações culturais; artistas com trabalhos de pintura, bordado, crochê entre outros.

ACIU I
Foi assinado o aditivo do contrato de convênio entre a Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) para comercialização do Carnaval. O documento concede a prorrogação do prazo à entidade, para quitar débito de R$ 114 mil com a Prefeitura.

ACIU II
O valor é referente a parte do adiantamento feito às escolas de samba no início do ano, e que não pode ser quitado com a receita do Carnaval 2014.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sicredi: Reunião de núcleo - quem é dono, participa

A Sicredi, uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, está buscando, cada vez mais, envolver e qualificar a participação de seus associados com o sistema.
Para isso, nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 19h, a Sicredi de Uruguaiana recebe associados para aprofundar assuntos relacionados ao dia-a-dia da Cooperativa. A ideia é apresentar ao quadro social o novo formato de deliberação, apresentar resultados do semestre e discutir o planejamento para o próximo ano.
O encontro, que acontece na AFMU (Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana), faz parte do Programa Pertencer, que permite ao associado participar de maneira efetiva da Cooperativa. “Para o Sicredi, os associados são os donos do negócio”, destaca o presidente do Sicredi Pampa Gaúcho, José Antônio Menezes.
Neste segundo semestre, a Cooperativa focará suas ações nas reuniões de núcleos, envolvendo todo seu quadro social, já projetando os assuntos a serem deliberados na Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa, marcada para abril de 2015.
As reuniões de núcleo reúnem associados organizados por endereços e que debaterão assuntos diversos. Os mais de 50 mil associados da Sicredi Pampa Gaúcho estão divididos em 70 núcleos.
Em Uruguaiana, os associados integram 10 núcleos. Além do encontro desse dia 28, outros dois acontecerão nos dias 25 de setembro e 26 de novembro.

Ed. 2337

  1. A imprensa é inimiga da perfeição. Ainda bem
  2. Infraero
  3. Reutilização I
  4. Reutilização II
  5. Prêmio I
  6. Prêmio II
  7. Nota Fiscal Gaúcha I
  8. Nota Fiscal Gaúcha II
  9. Nota Fiscal Gaúcha III
  10. Em foco: Pegando fogo
  11. Fórum I
  12. Fórum II
  13. Brique I
  14. Brique II
  15. Cinema I
  16. Cinema II
  17. ACIU I
  18. ACIU II
  19. Estado Maior
  20. Rock
  21. Felipão
  22. 4ª Vara
  23. Escondido I
  24. Escondido II
  25. Câmara aprova Apoteose como laranja do Carnaval 2015
  26. Semic faz reunião com entidades e promete fiscalização intensa
  27. TSE modifica normas para propaganda em rádio
  28. Câmara faz explanação sobre inclusão social
  29. Prefeitura segue entregando casas aos flagelados
  30. Aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV começa segunda-feira
  31. Alunos de Uruguaiana são premiados em Feira
  32. Projeto da AES Sul realiza seminário em Uruguaiana
  33. Ugeirm lança campanha pela modificação da escala de plantão
  34. Homem morre em acidente na Setembrino
  35. Traficante é preso ao levar drogas a Itaqui
  36. PC apreende roupas roubadas que estavam sendo trazidas para Uruguaiana
  37. Polícia está a caça de foragido
  38. Uruguaianense perde a vida em acidente no Paraná
  39. Padaria é assaltada mais uma vez
  40. Vagas remanescentes serão preenchidas com base na ordem de inscrição dos candidatos
  41. Estado garante concurso para servidor de escola
  42. Seduc realizou encontro de formação com Centrais de Matrículas
  43. Medida provisória garante R$ 5,4 bilhões para o Fies
  44. Senado desmente boatos sobre mudança na língua portuguesa
  45. Casos de aids no RS crescem 21% em nove anos, aponta ONU
  46. Aparelho que ‘turbina’ cérebro com choques preocupa médicos
  47. OMS recomenda proibição de cigarros eletrônicos para menores
  48. Erva Mate será fiscalizada
  49. Receitas caseiras para combater pragas e doenças do jardim
  50. Pedro Bial é flagrado aos beijos com morena no Rio
  51. Paula Fernandes cantará com Julio Iglesias no Brasil
  52. Final de semana tem 30 Horas de Esporte
  53. Assis critica vazamento: “Fácil colocar culpa no representante do atleta”
  54. Grêmio prepara lista de dispensas e estuda devolver atletas
  55. Torcida do Fla é a maior do Brasil

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Coligação apresenta registro de candidatura a presidente de Marina Silva

Coligação apresenta pedido de registro de Marina Silva a presidente da República
A Coligação Unidos pelo Brasil protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedidos de registro das candidaturas de Marina Silva e Beto Albuquerque, ambos do PSB, a presidente e vice-presidente da República. Os requerimentos foram protocolados pelo presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral. O ministro João Otávio de Noronha é o relator dos pedidos.
A Unidos pelo Brasil apresentou as candidaturas em substituição às de Eduardo Campos, candidato a presidente pela coligação falecido em acidente aéreo em Santos (SP) no dia 13 de agosto, e da própria Marina Silva, candidata a vice-presidente na chapa. Além dos requerimentos, a coligação entrou também com pedido de renúncia do registro de Marina como vice-presidente na chapa original e comunicou oficialmente ao TSE o falecimento do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.
Marina Silva era vista como substituta de Eduardo Campos desde o dia da morte dele. O nome para vice na nova chapa é que permaneceu um mistério até a última terça-feira, quando o deputado federal e então candidato ao Senado, Beto Albuquerque, que é gaúcho, foi confirmado para o posto. Ele era o mais cotado, mas outros nomes também estavam em pauta, como a viúva de Eduardo, Renata Campos.

Carnaval: Prefeitura empossa nova Comissão e apresenta projeto 2015


O prefeito Luiz Augusto Schneider nomeou nesta segunda-feira, 25/8, a nova Comissão Organizadora do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. A apresentação ocorreu no Salão Nobre, durante a tarde, e reuniu representantes das escolas de samba e representantes de entidades ligadas ao Carnaval, como Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU).
Conforme já anunciado, o presidente é o despachante aduaneiro Osíris Figueiredo, um dos fundadores da Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana (Liesu) e que foi também secretário municipal de Planejamento em três governos. Também integram a Comissão o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, o secretário de Cultura, Rubens Montardo Junior, José Vanderlei Benvegnu, Diego Moreira de Moraes, Nei Dry Henriques, João Luis Boeira Serres e Arlindo Cunha Brasil. O Conselho Consultivo é formado por um representante da diretoria eleita de cada uma das escolas de samba.
Projeto
Também foi apresentado Projeto do Carnaval 2015 (avenida). Neste ano, o Camarote Gold e o Camarote do Patrocinador foram trocados de local, para em seu lugar sejam instalados camarotes para comercialização. De acordo com o autor do projeto, tal medida deve aumentar em cerca de R$ 90 mil a receita do evento. Serão 290 camarotes, 146 frisas de valores variados, 16 camarotes vips, o camarote oficial, camarote da imprensa, camarote Gold e camarote do patrocinador, alem de dez bares, que serão disponibilizados para venda, inclusive parcelada.

Surge mais um rombo milionário deixado por Felice


Companhia cobra R$ 70 milhões pelas edificações, estações de tratamento e rede de encanamento tomadas “na mão grande” por Felice.
O surgimento de um rombo atrás do outro só confirma a má gestão de Sanchotene Felice a frente do Executivo Municipal. Após constituir uma dívida trabalhista milionária, desviar mais de R$ 50 milhões do MDE/Fundeb, deixar explodir a dívida com a AES Sul, contratar, e pagar adiantado, um escritório de advocacia campeão em golpes contra municípios brasileiros, Uruguaiana recebe agora uma cobrança judicial de R$ 70.121.409,66 da Corsan.
Na ação, a Companhia, que administrou os serviços de coleta, tratamento e distribuição de água e de esgotos desde 13 de setembro de 1968 até o dia 24 de junho de 2011, buscar ressarcimento pelos investimentos em edificações, estações de tratamento de água e toda a rede de encanamento utilizada até hoje realizados na rede e que não foram indenizados quando da privatização dos serviços no Governo Felice.
Sustenta a Corsanque a tarifa cobrada, por impedimento legal, não traz em sua composição a amortização dos investimentos realizados no município, e de outra banda, há previsão contratual específicade indenizar integralmente esses investimentos, situação já reconhecidapelo desembargador Francisco José Moeschem agravos de instrumento em ações que suspenderam o contrato entre a Companhia e o Município, como forma de “evitar que a nova concessionária dos serviços venha a usufruir de toda a infraestrutura sem que o Município nada desembolse à Companhia” (Corsan).
A Corsancontratou a Empresa Brasileira de Engenharia Econômica Ltda. (Engebê) para avaliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e imóveis construídos no município. Em 28 de agosto de 2009, o levantamento apontou o investimento de R$ 71,6 milhões, já considerando as depreciações ao longo de todo o contrato de concessão, do qual o município, mesmo acompanhando a elaboração do levantamento sem qualquer manifestação, evidentemente, discordou. A Corsan, através de ação cautelar de produção antecipada de provas, aceitou nova avaliação de R$ 70,1 milhões, avaliação esta ainda aguarda a discordância, veja bem, discordância, do município.
A Município, que foi beneficiado por vultuosos investimentos que, todavia, quando da retomada do serviço de abastecimento de água, não foram indenizados, tem agora prazo até o dia 20 de outubro de 2014 para contestar a ação.

Cancelada audiência sobre camelódromo

A audiência pública programada para discutir a situação do camelódromo de Uruguaiana foi cancelada. O evento que seria realizado na quarta-feira, dia 27, por proposição do vereador Rafael Alves, ainda não tem nova data. Os camelôs serão consultados sobre o cumprimento das ações definidas pelo Executivo para atender as necessidades dos profissionais e o Legislativo acompanhará seu cumprimento.
Na semana passada, os vendedores estiveram reunidos com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, onde expuseram as dificuldades da categoria.

Trabalhadores vítimas da cheia podem sacar o FGTS




As pessoas vitimadas pela cheia do Rio Uruguai já podem sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para tanto, é necessário comprovar o emprego e o endereço, uma vez que somente as pessoas atingidas pela enchente podem efetuar o saque. Nos casos em que a residência não estiver no nome do trabalhador, mas dos pais ou cônjuge, também é necessária a comprovação do vinculo, como nome dos pais na carteira de identidade ou certidão de casamento ou união estável.
O serviço foi disponibilizado logo no início da manhã e é possível fazer a solicitação tanto na agencia da Caixa Econômica Federal quanto na Prefeitura Municipal, uma vez que alguns guichês foram instalados junto ao posto de atendimento bancário, localizado no pátio do Palácio Rio Branco.
Durante a manhã, o prefeito Luiz Augusto Schneider e o gerente geral da Caixa, Marcelo Erasmo Temp estiveram no local e acompanharam o início das atividades.

Médico é agredido e Pronto Socorro fica sem atendimento


A Área Amarela do Pronto Socorro da Santa Casa de Uruguaiana não terá médico atendendo de hoje até sábado, no período das 8h às 14h, em virtude de problemas de saúde enfrentados pelo profissional do setor.
Segundo a administração da Santa Casa, o médico plantonista, Mozart não poderá exercer sua atividade profissional em decorrência de uma agressão física sofrida na manhã de ontem, segunda-feira (25), quando uma criança de aproximadamente dois anos foi apresentada ao PS, por volta das 8h, com quadro de saúde grave. “Mesmo com o atendimento rápido e dentro das normas de rotina, a criança veio a óbito por apresentar quadro de saúde debilitado em decorrência de problemas neurológicos apresentados desde o seu nascimento”, disse a administração em nota.
A partir da informação do falecimento da criança, um dos familiares do paciente agrediu com um soco no rosto o médico que prestava o atendimento. Com grave lesão na face que resultou em um dente quebrado, o médico não poderá cumprir com a sua agenda diária no Pronto Socorro nos próximos dias, no horário das 8h às 14h.
“Mesmo com um grande esforço da direção do setor responsável em buscar um profissional para a substituição, não se conseguiu êxito no objetivo. Por isso, a Direção do Pronto Socorro informa à população que, a partir desta terça-feira (26), durante esta semana, pelo menos, no horário mencionado, a área ambulatorial do setor não funcionará em virtude do ocorrido e da lesão física e psicológica sofrida pelo profissional da saúde.”

Portadores de deficiência física têm novas oportunidades de emprego

Há 1,3 mil vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD) em 62 Agências FGTAS/SINE. As cidades com maior número de vagas são Porto Alegre (805), Passo Fundo (147), Santa Maria (41), Canoas (32), Pelotas (26), Novo Hamburgo (24), Farroupilha (17), Cachoeirinha (16), Rio Grande (15), Viamão (14) e São Leopoldo (10). Para se inscrever nas vagas, os trabalhadores devem se dirigir às agências, onde são incluídos no cadastro de profissionais e, assim, também podem concorrer às atuais e futuras seleções de emprego, além de matricular-se nos cursos gratuitos do Pronatec. Os profissionais devem apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As funções com mais vagas disponíveis são faxineiro (89), auxiliar de escritório (88), técnico de enfermagem (68), recepcionista (50), alimentador de linha de produção (44), enfermeiro (39), vendedor de comércio varejista (32), assistente administrativo (29), dietista (28), trabalhador de manutenção de edificações (26), auxiliar nos serviços de alimentação (25), almoxarife (24), atendente de farmácia ? balconista (24), médico clínico (21), operador de caixa (17), embalador a mão (16), técnico de apoio ao usuário de informática (15), atendente de enfermagem (15), analista de desenvolvimento de sistemas (14), repositor de mercadorias (14), vigilante (14), técnico em radiologia e imagenologia (13) e de auxiliar de lavanderia (12).
As vagas estão distribuídas nas Agências FGTAS/SINE de Alegrete, Alvorada, Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Erechim, Esteio, Farroupilha, Feliz, Garibaldi, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Igrejinha, Ijuí, Imbé, Lagoa Vermelha, Lajeado, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Piratini, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tapes, Taquara, Torres, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
Os endereços e horários de funcionamento das agências estão disponíveis no site da FGTAS (www.fgtas.rs.gov.br).

Estado terá força-tarefa para ampliar orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural


O Governo do Estado publicará nos próximos dias decreto que criará uma força-tarefa para garantir mais celeridade no processo de orientação aos proprietários rurais do Rio Grande do Sul que, como em todo o país, estão obrigados a fazer seus registros no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Uma das medidas de resultado imediato alocará, por tempo determinado, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), 12 engenheiros agrônomos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.
Dessa forma, a Sema reforça o trabalho que vem realizando desde o ano passado para facilitar o cadastramento e, em seguida, a análise dos dados incluídos pelos proprietários. Essa segunda etapa somente será possível a partir da disponibilização pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do módulo necessário para esse trabalho no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) - o que deve ocorrer ao longo de outubro.
Além disso, na semana passada, o titular da Sema, Neio Lúcio Fraga Pereira, esteve em Brasília para firmar outras frentes com o objetivo de incrementar as ações já em andamento no Estado. “Nossa maior preocupação é em garantir auxílio aos pequenos proprietários rurais com qualificação de técnicos para executarem as inscrições de maneira correta”, explica o secretário.

Pagamento do funcionalismo estadual começa na quarta

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informa que a folha dos servidores do Executivo, referente ao mês de agosto, começará a ser paga na quarta-feira, 27, conforme o cronograma abaixo
- 27/08 (quarta-feira): Magistério e quadro de escola, quadro geral, inativos ferroviários e do Fundo Estadual de Previdência do Parlamentar (Feppa);
- 28/08 (quinta-feira): Cargos de nível médio da Segurança Pública e da Saúde e cargos em comissão vinculados ao quadro geral;
- 29/08 (sexta-feira): demais servidores do Executivo;
- 02/09 (terça-feira): inativos e pensionistas com pendência superior a 60 dias no recadastramento (demais inativos e pensionistas recebem normalmente).

Levantamento mostra que 44% das cassações de registro de médico são por assédio sexual

O assédio sexual contra pacientes foi responsável por 44% das cassações de registros profissionais de médicos ocorridas no país desde 2009, conforme dados inéditos do Conselho Federal de Medicina (CFM) obtidos pelo jornal Estado de São Paulo. De 2009 até julho deste ano, 61 médicos brasileiros perderam em definitivo o direito de trabalhar após serem julgados culpados pelo conselho por algum tipo de delito ético. Em 27 dos casos, mostram os dados, o motivo da cassação foi assédio sexual.
O recorde de cassações por este motivo aconteceu em 2011, mesmo ano em que Roger Abdelmassih perdeu o registro após ter sido considerado culpado pelo CFM nas investigações de violência sexual contra pacientes de sua clínica de reprodução assistida. Além de ser impedido de exercer a medicina, ele foi condenado pela Justiça a 278 anos de prisão por 48 estupros contra 37 pacientes.
Naquele ano, das 13 cassações referendadas pelo CFM, dez estavam relacionadas com denúncias de assédio sexual, o que representa 77% do total.
Nos outros anos, os casos de abuso foram responsáveis por, no máximo, 58% das cassações. No ano anterior ao recorde, 2010, apenas quatro médicos tiveram seu registro cassado, nenhum por assédio. 
Segundo Roberto Luiz d’Avila, presidente do CFM, embora não haja um estudo que comprove a relação do caso Abdelmassih com o aumento de denúncias, a ampla divulgação da história pode ter estimulado vítimas de outros médicos a procurar os conselhos de classe para denunciar o delito. Ao verem a possibilidade de justiça (com a punição de Abdelmassih), as pessoas que vivenciaram essas situações e não viam, até aquele momento, perspectiva de buscar a punição dos culpados podem ter tomado coragem para ir até a polícia, ao Conselho de Medicina ou até dividir seu trauma com um amigo, que, por sua vez, dá o apoio para que ela rompa seu silêncio — afirma.

Governo atrasa pagamentos de obras do PAC


A dificuldade do governo federal para fechar as contas sem comprometer a meta de superávit primário já bateu no caixa de algumas empreiteiras, segundo as próprias empresas. O presidente da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Luciano Amadio, diz que tem recebido, de forma recorrente, reclamações pelo atraso no pagamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo ele, o problema começou a ficar mais evidente a partir de abril. Entre os 110 associados da Apeop, cerca de 20% atuam em projetos do PAC. — Os relatos apontam para atrasos de 120 a 130 dias nos repasses feitos pela Caixa. Mais da metade dessas empresas estão com atraso nos recebimentos — diz. No Rio, a Aeerj, associação equivalente à Apeop de São Paulo que tem mais de 200 associados, também confirmou o problema. Segundo o presidente da entidade, Luiz Fernando Santos Reis, algumas empresas reclamam de atrasos de até seis meses. As maiores queixas, diz, estão relacionadas a obras de saneamento e habitação, incluindo o programa 
Minha Casa Minha Vida. — Uma das explicações para os atrasos é que os repasses estão sendo adiados por atraso do Tesouro — afirma o presidente da Apeop.
As reclamações surgem num momento em que o governo da presidente Dilma Rousseff é acusado de atrasar uma série de repasses à Caixa para pagamento até mesmo de benefícios sociais, como o Bolsa Família. Tudo isso para simular uma economia de gastos públicos no primeiro semestre emelhorar o superávit primário — a economia para pagamentos dos juros da dívida federal.
Procurado, o governo federal negou haver atrasos nas faturas de obras do PAC, como já fez nos demais casos. Segundo o Ministério da Fazenda, os pagamentos do PAC do Ministério das Cidades, que inclui os setores de saneamento, habitação, mobilidade urbana, prevenção de riscos e o Minha Casa Minha Vida, somaram R$ 13,56 bilhões entre janeiro e 21 de agosto. No mesmo período de 2013, diz o ministério, foram pagos R$ 11,66 bilhões.
O Ministério das Cidades também afirmou que há normalidade nos pagamentos. Destacou ainda que os recursos são liberados na medida em que as obras executadas são atestadas pelas instituições financeiras e o Boletim de Medição/Solicitação de Pagamento é encaminhado ao ministério.
A Caixa seguiu o mesmo tom e disse que o fluxo de recursos está normal. “Arotina permanece sendo a de liberação na medida em que as obras evoluem. As medições são entregues pelos executores para processamento na Caixa e liberação pelos ministérios. — Ao contrário das negativas do governo, as empresas estão, sim, sofrendo com os atrasos. 
Os prazos menores são os do Minha Casa Minha Vida, com 45 dias. Os demais segmentos estão acima de 120 dias — garante Luciano Amadio. — O governo não tem o dinheiro que diz que tem. Por isso, os atrasos estão ocorrendo — completa Luiz Fernando Santos Reis.
Previsão de desembolsos é maior
O secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco, afirma quea previsão de desembolsos para obras este ano é até maior que no passado, um fenômeno típico de anos eleitorais. Além disso, o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu a transferência de ordens de pagamentos de 2013 para 2014 como uma forma de ajudar a alcançar a meta de superávit primário. Só em relação aos investimentos do PAC, o total de restos a pagar para este ano era de R$ 69 bilhões — R$ 16 bilhões a mais que o de 2013. Esse fator, por si só, já implicaria um volume maior de pagamentos, o que não significa, no entanto, que as contas estejam em dia.
Castello Branco destaca que algumas manobras têm sido adotadas para postergar os pagamentos. — O governo continua a emitir as ordens bancárias de maior valor nos últimos dias do mês para que as empreiteiras só saquem no mês seguinte, já que as ordens só afetam o resultado fiscal quando sacadas.

Brigada “mete” pressão na bandidagem


Na tarde de sexta-feira, na rua Pinheiro Machado, foi realizada a Operação Moto-Taxi. No local foi preso o elemento M. M. D. P., vulgo “Mosca”. O mesmo tinha mandado de prisão expedido pela Justiça Federal em seu desfavor. No local também foram realizadas algumas autuações. 
No domingo, a Brigada apreendeu um sujeito menor de idade, no Loteamento João Paulo II. O sujeito estava em via publica, quando foi flagrado pela Brigada Militar em poder de um pequeno tijolo de maconha. O tijolo pensava 40 gramas.
Já na tarde de ontem, no bairro Tarrago, foi preso o elemento E. P. G., vulgo Burro. O mesmo estava evadido do Albergue.

Jovem é baleada em assalto

Na noite de sábado, a Brigada Militar prendeu em flagrante, Igor Alberto Gordilho de Moura, 18 anos, vulgo “Kiko”, ou “Lula”. Ele foi preso em razão de roubo a três pedestres e uma tentativa de homicídio. Na oportunidade, Igor estava acompanhado de um segundo criminoso, o qual fugiu do local. A vítima baleada durante o assalto é uma menina de 16 anos e foi socorrida pela Brigada Militar o Samu. A bala atingiu a testa da jovem.
Os criminosos, que estavam em bicicletas, deixaram o local e levaram um aparelho de telefone celular. Durante as buscas, a Brigada Militar localizou Igor, que foi prontamente reconhecido por testemunhas como um dos autores do crime, sendo que o segundo criminoso não foi localizado. 
O autor do crime já havia sido preso em julho deste ano, quando portava um revólver de fabricação argentina, apresenta ainda histórico de crimes quando adolescente infrator por envolvimento em roubo a pedestre disparo de arma de fogo, furtos e posse de entorpecentes.
A vítima encontra-se internada na Santa Casa de Caridade.