terça-feira, 22 de julho de 2014

Uruguaiana tem primeiro caso de Gripe H1N1 em 2014

Foi confirmado ontem pela Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, o primeiro caso da Gripe H1N1 em 2014. Trata-se de um rapaz de 17 anos, hospitalizado no início da semana e que não fazia parte do grupo de risco, tampouco, vivia em situação vulnerável a doença. 
Segundo os médicos, a situação do jovem é delicada. 
O médico da Santa Casa e chefe do Pronto Socorro, Jorge Ribeiro, chama a atenção da comunidade quanto á prevenção. Ele ressalta a importância de manter os hábitos de prevenção adotados em outras oportunidades, quando Uruguaiana foi atacada pelo vírus. 
“As pessoas esqueceram a prevenção e procuram o médico em último caso. Tenho vários pacientes tomando Tamiflu, pois se o vírus for combatido no princípio, ele pode ser eliminado”, disse o médico. 
A Secretaria Estadual da Saúde registrou nesta semana, os dois primeiros casos de morte por gripe A no Rio Grande do Sul em 2014. De acordo com o boletim divulgado pela pasta, as vítimas são duas mulheres, de Porto Alegre e Canoas, com 57 e 58 anos, respectivamente, e que precisaram ser hospitalizadas por agravamentos causados pelo vírus da Influenza A (H1N1).
As duas mortes ocorreram no dia 28 de junho, mas só foram confirmadas agora. 
Prevenção: 
Para se prevenir da gripe A e de outras doenças respiratórias tão comuns no inverno fique atento a alguns cuidados que dificultam a transmissão dos agentes causadores dessas enfermidades.
• Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;
• Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
• Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;
• Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;
• Aglomerados de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno;
• Mantenha os ambientes arejados.
Os sintomas da gripe A são bastante parecidos com os da comum: febre alta, falta de apetite, dores musculares, indisposição e tosse. Algumas pessoas também relataram dor de garganta, náusea, vômito e diarréia.

0 comentários: