sexta-feira, 27 de junho de 2014

Prefeitura dá destinação ambiental a quatro mil lâmpadas inservíveis


A secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) realizou na manhã de terça-feira, o primeiro carregamento para destino final correto de lâmpadas de vapor sódio e lâmpadas fluorescentes. Foram transportadas cerca de quatro mil lâmpadas anteriormente utilizadas pela Prefeitura nas secretarias e vias públicas do município e que estavam estocadas há vários anos no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Cabo Luiz Quevedo. 
Além das lâmpadas, foram levados reatores de energia elétrica. O transporte foi feito pela empresa Ambyservice, da cidade de Sombrio (SC), que deve providenciar a retirada do mercúrio e demais componentes nocivos ao meio ambiente e encaminhar o restante para destino final correto, eliminando a possibilidade de contaminações ambientais e intoxicações. 
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Francisco Robalo, esta é uma de várias ações determinadas pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, em busca da melhora do meio ambiente em que vivemos através de atitudes simples e com baixo custo ao município. 
O que fazer com lâmpadas usadas? 
Quem possui lâmpadas usadas deve procurar o local onde as comprou para que esta se encarregue da destinação final correta. É a chamada logística reversa, que foi determinada pela Lei 12.305/2010. De acordo com o secretário Robalo, há a possibilidade de o município firmar convênios para ajudar no recolhimento destes materiais após o uso pela população. No entanto, ainda não há nada definido.

0 comentários: