segunda-feira, 16 de junho de 2014

Instituto Farroupilha: Campus Avançado de Uruguaiana é oficializado


Uma comitiva formada pela reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, diretores e professores que atuam em Uruguaiana e no Campus São Borja estiveram reunidos com o prefeito Luiz Augusto Schneider para oficializar a implantação da instituição de ensino em Uruguaiana. Até o momento, o Instituto funciona no prédio da antiga Faculdade de Filosofia, mas já no início de agosto deve mudar-se para sua sede, o prédio construído inicialmente para abrigar a Universidade Federal do Pampa. O local foi doado ao IFF pela Prefeitura, e está sendo reformado.
Durante a reunião, a Reitora entregou ao Prefeito a Portaria 505 do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que oficializa a implantação do Campus Avançado de Uruguaiana como parte do Instituto Federal Farroupilha. “Isso significa que vamos passar a estender nossa área de atuação, que até então se limitava a Alegrete e São Borja”, destaca ela. Carla Jardim também ressalta a perspectiva de atender um número maior de alunos e a possibilidade de atendimento binacional. “Nosso projeto pedagógico prevê a oferta de cursos binacionais. Para isso nossa equipe aqui em Uruguaiana irá buscar parceiros na Argentina”, explica, lembrando ainda a grande participação da Prefeitura na implantação do Campus.
O encontro, ocorrido no Salão Nobre da Prefeitura serviu ainda para uma apresentação, a cargo dos professores e diretores Carlos Eugênio Balsemão, de Uruguaiana, e Alexander Machado, do Campus São Borja. Trata-se do procedimento de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFF. Conforme a Reitora, o plano engloba todas as questões referentes ao Instituto, como oferta de cursos, projeto pedagógico, atividades de extensão e infraestrutura. Ela explica que a equipe vem colhendo informações ao longo dos meses, sobre questões como necessidade e perspectivas das regiões, a fim de elaborar o PDI, que deve ser concluído na primeira semana de agosto e tem a validade de cinco anos.
Os secretários Delmar Kaufmann, de Educação, Jorge Prestes Lopes, de indústria e Comércio e Fernando Alves, de Governo, também participaram da reunião.

0 comentários: