segunda-feira, 26 de maio de 2014

Painel Ed. 2296

Em foco

Integrando as comemorações dos 168 anos de Emancipação Política de Uruguaiana, estão havendo apresentações da peça infantil “As fantásticas aventuras do menino que lia”, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. O prefeito Luiz Augusto Schneider e a vice-prefeita, Neraí dos Santos Kaufmann prestigiaram uma das apresentações.

Conselho
No próximo dia 3/6, o Conselho da Comunidade na Execução Penal explanará sobre suas ações, na Câmara de Vereadores, a convite do vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB). Um dos principais assuntos deverá ser o projeto que utiliza bicicletas apreendidas para construção de cadeiras de roda.

Processo seletivo I
Estão abertas as inscrições para dois processos seletivos simplificados da Prefeitura Municipal. O primeiro deles visa o preenchimento de vagas para agentes de combate à endemias e supervisores, e o outro busca médicos de várias especialidades.

Processo seletivo II
As informações e respectivas fichas de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.uruguaiana.rs.gov.br). As inscrições encerram na segunda-feira, 26/5.

Cejuscon I
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal de Uruguaiana realizou, na quarta-feira, 21/5, mais um mutirão de conciliação. As ações em pauta tratavam de matéria previdenciária.

Cejuscon II
Dos 54 casos levados à mesa de negociação, 50 resultaram em acordo, o equivalente a 92,5% do total. Os valores negociados atingiram R$ 557.724,14. Os demais, serão devolvidos às respectivas Varas para seguirem o andamento normal.

Show I
No domingo, 1/6, às 19h, o Sistema Fecomércio-RS e a Prefeitura promovem um show com a dupla César Oliveira e Rogério Melo, no Parque Dom Pedro II, em comemoração aos 168 anos de Emancipação Política de Uruguaiana.

Show II
Em caso de chuva, o show será realizado no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Piso
O Senado aprovou projeto de lei que regulamenta piso salarial e plano de carreira dos agentes de saúde e de endemias. A proposta determina uma jornada de 40 horas semanais e fixa o piso em R$ 1.014, além de estabelecer a forma de reajuste anual. O projeto segue para sanção presidencial.

Menos Impostos
A CDL foi às ruas mostrar a alta carga tributária. Mostrar o lucro, nem pensar. Vender sem lucro, como fizeram alguns empresários em Porto Alegre, muito menos.

Interrupção de trânsito
Das 9h às 12h deste sábado, 24/5, o trânsito estará interrompido sobre a ponte do Rio Ibicuí, que liga Uruguaiana e Itaqui. O Dnit estará trabalhando na manutenção do pavimento. Em caso de chuva, a medida não ocorrerá.

Sanchuri
Acontece até amanhã, 25/5, o Festival da Sanchuri, com o Canto e Pesca à Palometa, o 7º Festival Internacional da Palometa e o 3º Festival do Canto e Pesca da Canção Nativa.

Sumidão
Numa cidade do interior, um cidadão apontado como próspero empresário desfilava por eventos e rádios, acompanhado de sua equipe de mídia: rádio, jornais e tv. Meses depois, sumiu do mapa e nem era visto na cidadela, onde o povo repetia uma pergunta: Onde estará o JC?

Emoção
Longo discurso do secretário Jorge Prestes Lopes, em recente encontro na ACIU, emocionou os presentes pelos repetidos elogios ao prefeito Schneider.

Posse
Colmar Pereira Duarte, que escolheu o nome “Califórnia” da Canção Nativa, será empossado na Academia Rio-Grandense de Letras, em sessão solene às 18h de terça-feira, 27/5. Colmar ocupará a Cadeira 40, cujo patrono é o poeta uruguaianense Alceu Wamosy.

Saravá
A candidata encomendou um trabalho para uma macumbeira. Pagou a metade e deu calote na outra. Resultado: ficou de suplente.

Detran I
Saiu a primeira leva de 29 condenação pelo esquema Detran, por crimes de dispensa indevida de licitação; corrupção ativa e passiva; peculato; concussão; extorsão; falsidade ideológica; supressão de documento e formação de quadrilha.

Detran II
Importante destacar que nosso deputado Frederico Antunes, e pré candidato à reeleição,não é réu nessa ação, mas em outra, junto com Yeda Crusius, José Otávio Germano, João Luiz Bargas, Luiz Fernando Zachia e Delson Martini.

Senado I
Até a semana passada eram pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul: Beto Albuquerque (PSB), Emília Fernandes (PC do B) e Lasier Martins (PDT). O senador Pedro Simon (PMDB) desistiu de tentar o que seria o seu quinto mandato. Está há quase 32 anos no Senado.

Senado II
Nesta semana foi levantado o nome do ex-governador Olívio Dutra, em substituição a Emília Fernandes.

Recordando
Algumas pessoas têm memória curta, mas vamos relembrar. Em 2010, antes da conclusão da apuração do pleito, o ex-prefeito Sanchotene Felice foi até a Rádio Charrua e começou a se exibir e dizer que agora Uruguaiana teria um “deputado para lutar pela terra”, numa crítica direta ao progressista Frederico Antunes (PP). Minutos depois, Elisabete Felice, sua esposa, ficou na suplência. Fiasco e castigo.

Saúde
No próximo sábado, 31/5, das 9h às 17h a Unidade Móvel da secretaria da Saúde estará instalada na Praça Barão do Rio Branco, realizando exame preventivos ao câncer bucal. A ação é alusiva ao Dia Estadual de luta contra o Câncer Bucal

Orquestra
Neste domingo, 25/5, a Orquestra Folklorica de Corrientes se apresenta no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. A apresentação ocorre às 21h e a entrada é franca. O evento integra a programação da Semana de Uruguaiana.

Bocha
A segunda fase do Campeonato de Bocha acontece nesta segunda-feira, 26/5, e as semifinais e final estão previstas para os dias 29 e 30. A competição é organizada pela Liga Uruguaianense de Bocha e pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

0 comentários: