segunda-feira, 26 de maio de 2014

Finalmente: Delegacia da Mulher será inaugurada em 21 de junho


É em clima de mutirão que os preparativos para o recebimento da Delegacia da Mulher estão sendo realizados. A inauguração está confirmada para o próximo dia 21/6, mas muito ainda falta para ser feito.
A implantação, conforme a delegada Caroline Huber, que chefiará o órgão, não é mérito somente da Polícia Civil. A Prefeitura Municipal cedeu a mão de obra; a tinta foi doada, também pela Prefeitura e pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que está doando também o material básico para o funcionamento.
Ainda faltam aparelhos de ar-condicionado e a brinquedoteca não começou a ser montada ainda. Ela é necessária, por orientação da secretaria de Segurança Pública, pois as crianças não devem acompanhar as mães durante o registro das ocorrências e demais procedimentos.
A Delegaciaserá instalada no terceiro piso do prédio da Polícia Civil, ao lado da sala do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Uma das salas estava destinada à Brigada Militar, mas era utilizada para depósito, e foi esvaziada e cedida à PC; o espaço irá abrigar dois cartórios e a sala para registro das ocorrências.

Funcionamento
A partir da implantação da Delegacia da Mulher, o registro de ocorrências de Maria da Penha, em horário de expediente, passará a ser feito na especializada, que contará com quatro policiais. Já de início, cerca de três mil procedimentos estarão em andamento. “Os inquéritos de Maria da Penha, que hoje estão distribuídos entre a 1ª e a 2ª Delegacia, serão remanejados para a Delegacia da Mulher, que já vai entrar em atividade com uma grande demanda”, diz a Delegada. Segundo ela, a média de ocorrências registradas diariamente é de quatro a seis.

0 comentários: