quarta-feira, 28 de maio de 2014

Combate a tuberculose: Uruguaiana está entre as prioridades


Os agentes da saúde pública gaúcha mobilizam-se para debater o controle da tuberculose durante o “VII Meeting da Sociedade Latinoamericana de Tuberculose e outras Micobacteriosis (Slamtb)”. O evento será realizado de 14 a 17 de setembro, em Canela, na Serra, com apoio da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps). Com inscrições de participantes e de trabalhos científicos no endereço www.slamtb.org/simposio, o encontro vai reunir especialistas e palestrantes do Brasil, da América Latina, Estados Unidos e Europa.
A Slamtb é uma sociedade científica internacional que reúne professores, pesquisadores, clínicos, profissionais de saúde pública, gestores e estudantes com a finalidade de trocar experiências e desenvolver conhecimentos sobre tuberculose, lepra e outras importantes micobacterioses.
Juntamente com o evento internacional, serão realizados O Simpósio Nacional da Rede de Tuberculose e o Simpósio do Programa de Controle de Tuberculose do Rio Grande do Sul, Estado que conta com vários grupos de pesquisa de tuberculose. Eles desenvolvem estudos, que vão desde abordagens clínico-epidemiológicas até pesquisas das bases moleculares de resistência e virulência dos microrganismos.
No Rio Grande do Sul, o aumento na incidência foi observado a partir de 1993. Em Porto Alegre, a prevalência da coinfecção juntamente ao HIV é superior a 30%, de modo que hoje a tuberculose é a principal causa de morte dos pacientes com Aids. São municípios prioritários para as ações Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Viamão.

0 comentários: