quarta-feira, 28 de maio de 2014

Gripe: Vacinas esgotam no primeiro dia de liberação


A secretaria de Saúde do Município liberou ontem ao público em geral, a vacina contra a Gripe. A campanha nacional de combate a gripe encerrou na sexta-feira, mas o Ministério da Saúde determinou aos estados e conseguentemente aos municípios que mantivessem o serviço até o término do estoque. 
A fila no posto de saúde central chegou se manteve com mais de 50 pessoas ao longo do dia. Pelo menos 500 doses foram colocadas a disposição da comunidade. Crianças e adultos dividiram espaço e garantiram a prevenção. Á tarde, por volta das 17h, o estoque terminou. 
Foi confirmada ontem mais uma morte pela gripe H1N1 em Mato Grosso. De acordo com um balanço do Ministério da Saúde, chega a três o número de vítimas fatais da doença este ano no estado. Ao total, foram registrados 28 casos da gripe causada pelo vírus influenza ‘A’ em 2014.
Mesmo o RS não tendo registrado casos em 2014, a Secretaria de Saúde reforça as orientações solicitando a higienização frequente das mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; e antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendado evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
As pessoas com suspeita de estar com a gripe ‘A’ não deverão sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas). Aglomerações e ambientes fechados também devem ser evitados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. 
Aconselha-se ainda a ingestão abundante de líquidos.

0 comentários: