quarta-feira, 28 de maio de 2014

Acusados de matar apenado e ferir moto taxi são absolvidos

Dois homens foram a júri popular nesta segunda-feira, 26/5, acusados de homicídio qualificado. Taunay Guimarães Moraes e Selmar Garcia foram acusados de ter matado a tiros Ivo Pedro da Silva Lamaison e tentado matar Luiz Eduardo da Silva dos Santos.
O crime ocorreu na noite de 16 de agosto de 2012, por volta de 18h45min, na Rua Gregório Beheregaray Filho. Lamaison, que tinha saído da Penitenciária Modulada poucos dias antes e cumpria pena em regime semi-aberto, no Instituto Penal, retornava para a casa prisionalem uma moto taxi, conduzida por Luiz Eduardo. Eles passaram a ser perseguidos por outra moto, guiada por Taunay e com Selmar na carona. Em seguida, Selmar passou a efetuar disparos contra as vítimas.Os dois foram socorridos. Luiz ficou ferido em dos braços e nas costas e Ivo foi levado à cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu naquela madrugada.
Conforme o Ministério Público, pouco mais de um mês depois da morte de Ivo, no dia 3/9/12, Taunay, juntamente com um adolescente, ateou fogo na casa da companheira da vítima,Déborah Moreira Conte, localizada na Rua General Hipólito.
O Ministério Público sustentou que o crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas e por motivo torpe. Os dois planejaram matar Ivo em razão de ameaças feitas por ele, em represália a agressão que Taunay teria cometido contra sua companheira.
Selmar foi representado pela Defensoria Pública, enquanto a defesa de Taunay ficou a cargo do advogado Marco Aurélio Costa.Os dois negaram as acusações e os jurados acolheram suas teses de defesa, no referente ao crime de homicídio qualificado. Taunay Guimarães Moraes, no entanto, foi condenado pela acusação de incêndio. O juiz Ricardo Petry Andrade, que presidiu a sessão fixou a pena em cinco anos e quatro meses de reclusão em regime semiaberto. O Magistrado não concedeu ao acusado o direito de recorrer em liberdade. Logo após o julgamento, o juiz também expediu o alvará de soltura para Selmar, que respondeu preso ao processo.
A decisão ainda poderá ser reformada.

0 comentários: