sexta-feira, 28 de março de 2014

Painel - Ed.2271

Mobilidade Urbana I
Na última sexta-feira, 21/3, foi realizado o Seminário Regional de Mobilidade Urbana da Fronteira Oeste, no Salão Nobre da Prefeitura. O evento foi coordenado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), presidida pelo uruguaianense Érico Inda.

Mobilidade Urbana II
O objetivo central foi debater sobre um novo modelo de transporte urbano em Uruguaiana, em especial, o transporte coletivo urbano que se encontra completamente defasado e com um serviço prestado de baixa qualidade à população.

Mobilidade Urbana III
Durante a abertura do Seminário, o prefeito Luiz Augusto Schneider destacou que o município tem o máximo interesse em reverter a atual situação do transporte público local e considera fundamentais a realização de encontros técnicos para que se alcance à comunidade um serviço de qualidade

Iluminação
O projeto de iluminação nos arredores do Porto Seco Internacional passou por uma reformulação, com destaque para a ampliação da rede que se estenderá até o Trevo de Acesso a Cidade (via BR 290). O custo total está orçado em R$ 273 mil. A arquiteta Vanessa Pepe é a responsável pelo projeto, coordenado pela Prefeitura e que teve apoio financeiro de entidades ligadas ao transporte, como Sindimercosul e a empresa Elog.

Defesa Civil
Na segunda-feira, 24/03, o secretário de Planejamento, Diego Xavier Roque, realizou reunião com os 17 delegados regionais que participarão da Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, no salão de atos do Centro Administrativo II (antigo Fórum). Atualmente, Uruguaiana conta com 11 delegados; Barra do Quarai tem três e Itaqui conta com outros três. 

Paulo Ferreira I
Durante a passagem por Uruguaiana, o deputado federal Paulo Ferreira se reuniu com o prefeito Luiz Augusto Schneider, e com o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, José Clemente Corrêa, no Gabinete do Prefeito. A pauta foi a elaboração de projetos culturais viabilizados por meio de recursos do Ministério da Cultura.

Paulo Ferreira II
No sábado, Schneider apresentou ao deputado petista, o projeto arquitetônico de construção da Avenida Beira Rio. O Prefeito aproveitou a ocasião para solicitar apoio de Ferreira para a viabilização do projeto.

Saúde
Na sexta-feira, dia 21/02, o prefeito Schneider recebeu, em seu gabinete, a secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, e o deputado estadual, Adão Villaverde. Na ocasião foi debatida a ampliação de recursos oriundos do Governo do Estado para aplicação na rede municipal de saúde.

Conferência dos Esportes I
Acontece nesta quinta-feira e sexta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura a V Conferência Municipal de Esportes, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). A cerimônia de abertura ocorre às 19h de hoje, 27/3, com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Esporte. 

Conferência dos Esportes II
O secretário Ricardo Petersen será representado por Geraldo Pereira de Mattos Filho e o conhecido atleta do Grêmio nos anos 80, goleiro Mazzaropi. Às 14h de amanhã, 28/03, acontece a reunião dos Gestores Esportivos da Fronteira Oeste, que analisarão a proposta de criação dos Jogos Olímpicos da Fronteira Oeste. Haverão palestras sobre temas variados. A participação é gratuita.

Encontro das Cidades I
Acontece nesta sexta-feira, 28/3, o 1º. Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira da Microrregional Uruguaiana , no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa a partir das 10h30min. A mesa de abertura terá o prefeito Luiz Augusto Schneider, e o prefeito de Bagé e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Assuntos de Cidades das Regiões Fronteiriças, Dudu Colombo, que farão a recepção e contextualização do evento. 

Encontro das Cidades II
Das 10h às 11h, o enfoque é nos acordos internacionais vigentes e legislação para facilitar a integração na faixa de fronteira; das 11h às 12h30min, serão abordadas ações de cooperação fronteiriça para assuntos de saúde. Das 14h às 15h, serão apresentadas outras experiências bem sucedidas de integração fronteiriça da microrregional de Uruguaiana; e das 16h30min às 17h30min, haverá debate entre os prefeitos e acolhimento pela FNP dos pleitos apresentados no encontro, que tem prevista a participação de prefeitos de 55 cidades gaúchas.

0 comentários: