sexta-feira, 28 de março de 2014

Marchezan fala sobre briga de Felice e Schneider

O Carnaval Fora de Época é também uma oportunidade para a visita de lideranças políticas nacionais e encontro destes com nossos representantes. Um dos jovens políticos que passou pela cidade durante os dias de festa foi o deputado federal Nelson Marchezan Jr (PSDB/RS), que concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal CIDADE, e falou, entre outros assuntos, sobre o rompimento entre o prefeito Luiz Augusto Schneider e seu antecessor e mentor, José Francisco Sanchotene Felice, e as conseqüências dessa briga para o Partido.
A vinda à Uruguaiana, segundo Marchezan Jr, foi uma oportunidade de unir o útil ao agradável. “Aproveitamos para encontrar lideranças do setor público, prefeito, vereadores e deputados da região; encontrar lideranças do setor empresarial, do setor orizícola, do transporte, industrial e do comércio; e de sair um pouco daquela ilha da fantasia, que é Brasília e botar o pé na realidade da vida das pessoas. E num momento muito bonito, que Carnaval de Uruguaiana, já conhecido nacionalmente.”, destaca. Durante as reuniões e encontros realizados durante sua breve estada na cidade, Marchezan destaca que vários assuntos foram tratados, um dos principais foi as eleições deste ano, que ocorrem em cinco de outubro e as diferenças entre os projetos que se apresentam até agora. 
O Brasil é o número 65
O Tucano destaca ainda a desanimadora notícia de que o Brasil caiu 20 posições no ranking referente à infraestrutura nos países. “Essa semana saiu um relatório apontando que, nos últimos dois anos o Brasil caiu do número 45 no mundo em infraestrutura, para o número 65. Se 44 países já trabalhavam melhor a infraestrutura que o Brasil, nos últimos dois anos outros 20 países começaram a trabalhar melhor, ou seja, 64 países trabalham melhor do que a 8ª economia do mundo, que é o Brasil.” A questão, segundo ele, atinge diretamente o Rio Grande do Sul, e municípios como Uruguaiana. “Isso afeta todo o Brasil, mas principalmente os estados e municípios, como é o caso do Rio Grande do Sul e de Uruguaiana, que ficam mais longe dos centros consumidores. Aquilo que é produzido e industrializado aqui fica bem mais caro para chegar lá. Esse é um problema do atual governo, pegar esse volume gigantesco de recursos que tira de cada cidadão e devolver em serviços, saúde, segurança, educação e infraestrutura”, afirma Marchezan. Para Ele, a saída é a transparência. “É preciso combater privilégios no setor público, combater a corrupção, que consome a cada ano R$ 100 milhões e combater a incompetência. Para mim, a única ferramenta que faz isso é a transparência. E isso vai depender da sociedade. O setor público do Brasil quer ser cada vez mais uma caixa preta, porque aí tu manténs os incompetentes, tu manténs os corruptos, tu manténs os privilégios. Todos eles arraigados dentro do setor público brasileiro em todos os níveis. Então o que acaba com isso é a transparência, e só ocorrerá com a participação da sociedade”, comenta.
Eleições 2014
Sobre o próximo pleito, Marchezan Jr destaca a coerência mantida pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) antes e depois das campanhas políticas. “A gente consegue manter essa coerência. O que o PSDB é durante a campanha, e durante todas as campanhas, o PSDB é depois das eleições. Continuamos com o mesmo discurso, com a mesma forma de pensar”. Ele está otimista quanto ao próximo pleito e destaca o resultado de uma recente pesquisa, apontando um significativo percentual da população, que é que se diz insatisfeita com o atual governo. “A pesar desse volume gigantesco destinado a uma propaganda falaciosa do governo, 63% da população diz que quer mudança e que quer mudar a presidência da Republica. Espero que a gente consiga levar isso ate as eleições e mudar os caminhos do Brasil.
A briga
O Deputado acredita ter uma boa relação com as principais lideranças tucanas no município e, questionado sobre a briga entre o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice e o atual chefe do Executivo, Luiz Augusto Schneider, diz acreditar que a situação será superada. “A gente percebe e, acho que toda a sociedade percebeu aqui, a grande divergência nos últimos meses, entre os dois. Eu particularmente acho que o Sanchotene foi um grande prefeito, um grande deputado e que o Schneider é um grande prefeito atualmente. Felice será candidato a deputado estadual e eu espero que se eleja porque fará bem para o PSDB do RS e de Uruguaiana, e apoio Schneider para que continue superando as imensas dificuldades e fazendo uma grande gestão, de forma muito honrada e honesta”, diz.
Quanto às conseqüências do rompimento ao Partido, Marchezan diz que é inevitável, mas que os membros do PSDB buscam superar as divergências dos dois políticos. “Sempre que há uma divisão entre duas grandes lideranças dentro de um partido, especialmente quando ela é muito pública e transparente como é aqui, acontece um enfraquecimento. Agora, o que vejo, é um embate pessoal entre o ex-prefeito Sanchotene e o atual prefeito Schneider. Eu não vejo que os integrantes do PSDB estejam divididos; estão todos imbuídos em um grande projeto, que é fazer uma grande gestão em Uruguaiana. Conversei com nossos vereadores aqui, e este é interesse, fazer com que Uruguaiana supere, com que o PSDB supere. A população está acima desses interesses”, concluiu.

0 comentários: