segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Pescadores querem criação de um escritório regional do Ministério da Pesca e Aquicultura

Com o objetivo de discutir melhorias para o setor pesqueiro, 75 pescadores artesanais do Baixo Rio Uruguai participaram, no sábado (25/01), do 14º Seminário Regional da Pesca. O evento aconteceu no CTG Porteira do Rio Grande, em Barra do Quaraí. Organizado pela Associação de Pescadores Profissionais Artesanais de Barra do Quaraí, com apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Barra do Quaraí, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, o Seminário reuniu representantes dos municípios de Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana e Uruguaiana.
A bacia hidrográfica do Rio Uruguai compreende cerca de dois mil pescadores artesanais que afirmam estarem sendo prejudicados com a atual legislação, já que se trata da mesma destinada à pesca industrial, realizada no mar. Por este motivo, as Associações de Pescadores Profissionais Artesanais do Baixo Rio Uruguai uniram-se no Seminário para elaborar um documento com algumas reivindicações do setor, destinado aos órgãos competentes da atividade pesqueira como Ministério da Pesca e Aquicultura, Marinha, entre outros.
A criação de um escritório regional do Ministério da Pesca e Aquicultura, fiscalização territorial que impeça a pesca por pescadores de municípios vizinhos e legislação específica para a pesca na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai foram algumas das reivindicações dos pescadores presentes no 14º Seminário Regional da Pesca. Além destas, os pescadores de Barra do Quaraí reivindicam a liberação da pesca artesanal de rede no Rio Quaraí, jurisdição de Uruguaiana, e a liberação da captura do peixe dourado.
O prefeito de Barra do Quaraí, Iad Choli, o vereador de Barra do Quaraí, Carlos Alberto da Rosa Filho, os secretários de Meio Ambiente e Turismo e de Assistência Social de Barra do Quaraí, respectivamente, Luciano Ramos e Richard de Souza, a presidente da Associação de Pescadores e secretária do Meio Ambiente de Itaqui, Ilca Figueiredo, o secretário do Meio Ambiente de Uruguaiana, Luiz Bortoluzzi, presidentes das Associações de Pescadores de Barra do Quaraí, Manoel Viana e Uruguaiana, representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Barra do Quaraí e do Pelotão Ambiental de Uruguaiana prestigiaram o evento.

0 comentários: